Kiss: artista explica como surgiu a capa do "Sonic Boom"
Por Felipe de Alcântara Vieira
Fonte: Blog Michael Doret
Postado em 22 de agosto de 2009
A capa de "Sonic Boom", álbum do KISS, foi criada por Michael Doret, que também desenhou a capa do clássico da banda "Rock And Roll Over".
Lembrando de como veio a idéia da ilustração, Doret escreveu no seu blog: "Quando Paul Stanley (guitarrista/vocalista do KISS) veio ao meu estudio para discutir sobre como proceder na criação do desenho da capa do mais novo CD/DVD da banda, 'Sonic Boom', eu não tinha idéia do que estava por vir. Eu não o encontrava desde que trabalhamos juntos na capa de 'Rock And Roll Over' e já nem me lembrava direito de como tinha sido."
"Toda a ansiedade que eu tinha foi embora assim que começamos a conversar. Paul é um grande cavalheiro e nós tivemos uma ótima conversa, como se todos esses anos não tivessem interferido desde quando nos falamos pela última vez".
"Depois de um papo inicial, ele explicou o que procurava na nova capa. Sua visão para a ilustração deste álbum era fazê-la tão crua e vital como havia sido em 'Rock And Roll Over'. Ele sentiu que aquele foi um dos melhores trabalhos que eles já fizeram e ele gostaria que o novo álbum recriasse aquela energia, tanto musicalmente quanto visualmente. Da mesma forma que Paul não queria que eu copiasse a capa anterior, ele gostaria que eu capturasse aquele mesmo espírito, atitude, energia e forma que eu havia colocado naquele trabalho. Além disso, me foi estipulado que eu não fizesse como em 'Rock And Roll Over', (onde criei versões gráficas abstratas dos personagens do KISS), desta vez ele queria representações fotográficas dos quatro membros do grupo maquiados."
"Quando fiz 'Rock And Roll Over', eu tinha uma tela de 12" para trabalhar. Agora, com as capas de CD's essa tela foi reduzida para menos de 40% de seu tamanho original. Desenhando num espaço de 4¾" aparecem problemas bem diferentes daqueles que eu encontrava quando trabalhava com lançamentos em vinil. De fato, o desenho das capas antigas não caberia naquele tamanho; vários elementos ficariam apertados em um pequeno local. Então, os elementos de 'Sonic Boom' tinham que ser mais destacados, maiores — e poucos. Eu decidi colocar no título o maior foco dos gráficos, movendo os outros elementos (rostos, logotipo do KISS) em papéis proeminentes — mas subordinados."
"Então eu coloquei o lápis no papel e comecei a resolver isso da forma que resolvi o outro problema de desenhos. Eu não queria ficar bitolado pensando sobre como esse desenho se pareceria com a capa de 'Rock And Roll Over'. Essa capa praticamente criou vida e se tornou um ícone da cultura pop. E criar uma capa icônica não era um de meus objetivos. Tudo o que eu era capaz de fazer era criar os melhores desenhos possíveis com os materiais e as limitações que eu tinha. Daí eu comecei com o corpo do desenho criando o que eu chamo de 'constelação de palavras' no título. Eu tentei fazer isso se comunicar visualmente não só tornando-o explosivo e angular, mas também criando uma forma que tivesse sugestivamente a idéia de vôo — ou de uma 'asa voadora'. Tendo em mente a simetria do layout de 'Rock And Roll Over', eu comecei a desenhar a nova capa partindo do meio do quadrado, com os rostos dos quatro membros do KISS saindo do centro, finalizando com minha versão do logotipo do KISS."
"Levou mais ou menos uma semana para desenvolver meu rascunho até ao ponto em que eu me sentisse confiante com o que tinha em mãos. Assim como fiz com o 'Rock And Roll Over', eu fiquei tão empolgado com essa capa que decidi não apresentar nenhuma outra opção — eu queria que essa fosse A capa."
"Esse é o rascunho [veja abaixo] que apresentei primeiramente ao Paul. Eu prendi a respiração quando ele o pegou, mas depois consegui soltá-la quando eu vi um grande sorriso aparecer em seu rosto."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Steve Harris afirma que nunca conseguiu assistir um show dos Rolling Stones
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
5 bandas de heavy metal que seguem na ativa e lançaram o primeiro disco há mais de 40 anos
O rock ainda é gigante no Brasil? Números e dados desafiam o discurso de "crise do gênero"
A curiosa lista de itens proibidos no show do Megadeth em São Paulo
A música de Bruce Dickinson que tem um dos melhores solos de Adrian Smith
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
A condição de Ricardo Confessori pra aceitar convite de Luis Mariutti: "Se for assim, eu faria"
As músicas com as melhores letras do Shaman e do Angra, segundo Ricardo Confessori
A dificuldade de incluir K.K. Downing em documentário do Judas Priest
O dia em que Nuno Bettencourt levou um beijo na boca de Eddie Van Halen e travou
Ex-guitarrista do Turnstile pode passar o resto da vida na cadeia
O disco clássico do Soulfly que Max Cavalera considera estranho
Gene Simmons lamenta não ter feito intervenção por Ace Frehley no passado
Por que a turnê de reunião original do Kiss fracassou, segundo Gene Simmons
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
Ex-Kiss, Bruce Kulick passa por cirurgia para substituição de válvula cardíaca
O que motivou Rob Halford a aceitar abrir turnê do Kiss com o Judas Priest
Kiss fará dois shows "unmasked" em novembro de 2026
A música mais safada que Axl Rose já ouviu no rádio; "eu não conseguia acreditar"
Eric Singer imaginava voltar ao Kiss após reunião da formação original? Ele responde
10 músicas do Kiss para quem não gosta do Kiss
Gene Simmons tentou seguir os passos do The Who e fez o pior disco de sua carreira
Kiss: "Rock and roll é um trabalho para otários!"
Paul Stanley: A dor e o drama de ser talaricado por um Caça-Fantasmas


