Kiss: artista explica como surgiu a capa do "Sonic Boom"
Por Felipe de Alcântara Vieira
Fonte: Blog Michael Doret
Postado em 22 de agosto de 2009
A capa de "Sonic Boom", álbum do KISS, foi criada por Michael Doret, que também desenhou a capa do clássico da banda "Rock And Roll Over".
Lembrando de como veio a idéia da ilustração, Doret escreveu no seu blog: "Quando Paul Stanley (guitarrista/vocalista do KISS) veio ao meu estudio para discutir sobre como proceder na criação do desenho da capa do mais novo CD/DVD da banda, 'Sonic Boom', eu não tinha idéia do que estava por vir. Eu não o encontrava desde que trabalhamos juntos na capa de 'Rock And Roll Over' e já nem me lembrava direito de como tinha sido."
"Toda a ansiedade que eu tinha foi embora assim que começamos a conversar. Paul é um grande cavalheiro e nós tivemos uma ótima conversa, como se todos esses anos não tivessem interferido desde quando nos falamos pela última vez".
"Depois de um papo inicial, ele explicou o que procurava na nova capa. Sua visão para a ilustração deste álbum era fazê-la tão crua e vital como havia sido em 'Rock And Roll Over'. Ele sentiu que aquele foi um dos melhores trabalhos que eles já fizeram e ele gostaria que o novo álbum recriasse aquela energia, tanto musicalmente quanto visualmente. Da mesma forma que Paul não queria que eu copiasse a capa anterior, ele gostaria que eu capturasse aquele mesmo espírito, atitude, energia e forma que eu havia colocado naquele trabalho. Além disso, me foi estipulado que eu não fizesse como em 'Rock And Roll Over', (onde criei versões gráficas abstratas dos personagens do KISS), desta vez ele queria representações fotográficas dos quatro membros do grupo maquiados."
"Quando fiz 'Rock And Roll Over', eu tinha uma tela de 12" para trabalhar. Agora, com as capas de CD's essa tela foi reduzida para menos de 40% de seu tamanho original. Desenhando num espaço de 4¾" aparecem problemas bem diferentes daqueles que eu encontrava quando trabalhava com lançamentos em vinil. De fato, o desenho das capas antigas não caberia naquele tamanho; vários elementos ficariam apertados em um pequeno local. Então, os elementos de 'Sonic Boom' tinham que ser mais destacados, maiores — e poucos. Eu decidi colocar no título o maior foco dos gráficos, movendo os outros elementos (rostos, logotipo do KISS) em papéis proeminentes — mas subordinados."
"Então eu coloquei o lápis no papel e comecei a resolver isso da forma que resolvi o outro problema de desenhos. Eu não queria ficar bitolado pensando sobre como esse desenho se pareceria com a capa de 'Rock And Roll Over'. Essa capa praticamente criou vida e se tornou um ícone da cultura pop. E criar uma capa icônica não era um de meus objetivos. Tudo o que eu era capaz de fazer era criar os melhores desenhos possíveis com os materiais e as limitações que eu tinha. Daí eu comecei com o corpo do desenho criando o que eu chamo de 'constelação de palavras' no título. Eu tentei fazer isso se comunicar visualmente não só tornando-o explosivo e angular, mas também criando uma forma que tivesse sugestivamente a idéia de vôo — ou de uma 'asa voadora'. Tendo em mente a simetria do layout de 'Rock And Roll Over', eu comecei a desenhar a nova capa partindo do meio do quadrado, com os rostos dos quatro membros do KISS saindo do centro, finalizando com minha versão do logotipo do KISS."
"Levou mais ou menos uma semana para desenvolver meu rascunho até ao ponto em que eu me sentisse confiante com o que tinha em mãos. Assim como fiz com o 'Rock And Roll Over', eu fiquei tão empolgado com essa capa que decidi não apresentar nenhuma outra opção — eu queria que essa fosse A capa."
"Esse é o rascunho [veja abaixo] que apresentei primeiramente ao Paul. Eu prendi a respiração quando ele o pegou, mas depois consegui soltá-la quando eu vi um grande sorriso aparecer em seu rosto."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
Dorsal Atlântica termina gravações do seu novo disco "Misere Nobilis" e posta vídeo reflexivo
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025

Gene Simmons diz que Kiss não teria existido sem Ace Frehley e Peter Criss
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
Gene Simmons relembra velório de Ace Frehley e diz que não conseguiu encarar o caixão
15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire
Esposa de Gene Simmons mostra "suspeito" levando presentes de Natal na porta de casa
Bruce Kulick não ficou magoado por não ser chamado de volta pelo Kiss
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
Kiss decidirá sobre músicas novas "em um ou dois anos", diz Tommy Thayer
Dee Snider defende o Kiss por ter aceitado homenagem de Donald Trump


