Deventter: entrevista com a banda na "Tribuna Piracicabana"
Por Erick Tedesco
Fonte: A Tribuna Piracicabana
Postado em 16 de março de 2010
Matéria originalmente publicada no periódico A Tribuna Piracicabana (www.tribunatp.com.br)
"Lead... on", o segundo registro fonográfico do sexteto campineiro DEVENTTER, aborda o tema "lideranças" ao longo das 11 faixas.
Um político, um religioso e um pensador. Inseridos na sociedade enquanto indivíduos e manipuladores de opinião, são líderes de muitos. Detentores de poder, dinheiro e conhecimento, podem ser pessoas perigosas para a harmonia do mundo. "Um líder, um estranho, corrompendo sua nação, tão egoísta são seus desejos, esta história cheira mal", profere o vocalista Felipe Schäffer na música "6000", faixa de "Lead... on, do recém lançado segundo álbum da Deventter.
O registro está no mercado fonográfico desde dezembro de 2009 e é sucesso de críticas em sites e revistas de música pesada. Apontado pela própria banda como uma continuação natural do debut "The 7th dimension", "Lead... on" apresenta um rock/metal progressivo ainda mais consistente, maduro e melhor produzido. As gravações aconteceram no Norcal Studio, em São Paulo e o lançamento foi independente.
"Neste disco, mudamos de equipamentos e amadurecemos em termo de produção, porque o primeiro foi feito na correria", conta o guitarrista Danilo Pilla. Em "Lead... on" houve pré-produção, momento em que os músicos da Deventter experimentavam. Desta forma, em cada sessão eles gravavam timbre por timbre, para não perder sequer uma ideia. Afinal, os bons frutos colhidos nos primeiros anos de atividades pressionavam uma continuidade à altura.
Expectativas superadas. "Lead... on" foi mencionado em listas de melhores álbuns nacionais de 2009. A Deventter acomodou muitas estéticas neste registro, como peso, harmonias, melodias e, principalmente, técnica, sonoridade que dá ritmo à temática de lideranças existentes na sociedade. "É conceitual e composto baseado em uma história de pano de fundo que começou em ´7th dimension` e terá o desfecho lá no quarto álbum", conta o guitarrista.
Apesar do rock e metal progressivo prevalecer nas composições da Deventter, Pilla afirma que ainda buscam influências de outras vertentes musicais, como o industrial, eletrônico e grunge. "Escutamos muita coisa e temos uma boa comunicação para trazer à banda o que achamos interessante, mas a base é mesmo o progressivo", enfatiza. Dream Theater e Superior são influências perceptíveis em "Lead... on".
A estadunidense Dream Theater, ícone do metal progressivo mundial, além de referência as composição da Deventter, são apreciadores do trabalho do sexteto campineiro. "Fomos convidados pela própria banda para tocarmos no show que realizam em Belo Horizonte, em 2008", conta Pilla. Ainda naquele ano eles estiveram no mesmo evento com a Circle II Circle, também dos Estados Unidos.
Quanto aos shows em 2010, o guitarrista revela que já estão acontecendo. "Recentemente tocamos no Sebastian Bar, em Campinas, e já está agendada uma apresentação no dia 17 de abril em São Paulo". Ainda estudam shows acústicos, devido as baladas que compuseram nos dois álbuns. "E estamos negociando de abrir para a Porcupine Tree em maio. Enviamos material da Deventter ao produtor da banda inglesa e eles gostaram!".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os acertos e os erros que o Iron Maiden levou a Curitiba na turnê de 50 anos
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
Judas Priest e Pantera farão turnê juntos na América Latina, segundo Summa Inferno
Deep Purple suspende restante da tour europeia após Ian Gillan ser hospitalizado
A melhor música do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
Nicko McBrain expõe o clima do Iron Maiden no show de adeus de Bruce Dickinson
Quem era o homem que provocou o incêndio eternizado pelo Deep Purple em "Smoke on the Water"
Por que Yngwie Malmsteen não é tão difícil quanto dizem, segundo Zakk Wylde
64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
Após anunciar turnê de despedida do Journey, tecladista muda de ideia
O surpreendente público que sustenta o mercado de bateria no Brasil, segundo executivo
O que Nicko McBrain fez para não desabar diante dos fãs no adeus ao Iron Maiden
A banda que David Gilmour gostaria de ter feito parte; "eles eram fantásticos!"
Ôôôôôeeee: Sílvio Santos aprovou montagem com Steve Harris
Vinnie Vincent, o Cusano do Kiss

Hit Parader: Os maiores vocais do Heavy Metal segundo a revista
Motley Crue: Vince Neil detonou Sharon Osbourne em biografia
Hair Metal: Os maiores cabelos da história do rock pesado
A fortuna de Axl Rose, vocal do Guns N' Roses, é a mais fácil do mundo
Full Rock: 10 músicas desgraçadas por bandas de forró
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"



