Deventter: entrevista com a banda na "Tribuna Piracicabana"
Por Erick Tedesco
Fonte: A Tribuna Piracicabana
Postado em 16 de março de 2010
Matéria originalmente publicada no periódico A Tribuna Piracicabana (www.tribunatp.com.br)
"Lead... on", o segundo registro fonográfico do sexteto campineiro DEVENTTER, aborda o tema "lideranças" ao longo das 11 faixas.
Um político, um religioso e um pensador. Inseridos na sociedade enquanto indivíduos e manipuladores de opinião, são líderes de muitos. Detentores de poder, dinheiro e conhecimento, podem ser pessoas perigosas para a harmonia do mundo. "Um líder, um estranho, corrompendo sua nação, tão egoísta são seus desejos, esta história cheira mal", profere o vocalista Felipe Schäffer na música "6000", faixa de "Lead... on, do recém lançado segundo álbum da Deventter.
O registro está no mercado fonográfico desde dezembro de 2009 e é sucesso de críticas em sites e revistas de música pesada. Apontado pela própria banda como uma continuação natural do debut "The 7th dimension", "Lead... on" apresenta um rock/metal progressivo ainda mais consistente, maduro e melhor produzido. As gravações aconteceram no Norcal Studio, em São Paulo e o lançamento foi independente.
"Neste disco, mudamos de equipamentos e amadurecemos em termo de produção, porque o primeiro foi feito na correria", conta o guitarrista Danilo Pilla. Em "Lead... on" houve pré-produção, momento em que os músicos da Deventter experimentavam. Desta forma, em cada sessão eles gravavam timbre por timbre, para não perder sequer uma ideia. Afinal, os bons frutos colhidos nos primeiros anos de atividades pressionavam uma continuidade à altura.
Expectativas superadas. "Lead... on" foi mencionado em listas de melhores álbuns nacionais de 2009. A Deventter acomodou muitas estéticas neste registro, como peso, harmonias, melodias e, principalmente, técnica, sonoridade que dá ritmo à temática de lideranças existentes na sociedade. "É conceitual e composto baseado em uma história de pano de fundo que começou em ´7th dimension` e terá o desfecho lá no quarto álbum", conta o guitarrista.
Apesar do rock e metal progressivo prevalecer nas composições da Deventter, Pilla afirma que ainda buscam influências de outras vertentes musicais, como o industrial, eletrônico e grunge. "Escutamos muita coisa e temos uma boa comunicação para trazer à banda o que achamos interessante, mas a base é mesmo o progressivo", enfatiza. Dream Theater e Superior são influências perceptíveis em "Lead... on".
A estadunidense Dream Theater, ícone do metal progressivo mundial, além de referência as composição da Deventter, são apreciadores do trabalho do sexteto campineiro. "Fomos convidados pela própria banda para tocarmos no show que realizam em Belo Horizonte, em 2008", conta Pilla. Ainda naquele ano eles estiveram no mesmo evento com a Circle II Circle, também dos Estados Unidos.
Quanto aos shows em 2010, o guitarrista revela que já estão acontecendo. "Recentemente tocamos no Sebastian Bar, em Campinas, e já está agendada uma apresentação no dia 17 de abril em São Paulo". Ainda estudam shows acústicos, devido as baladas que compuseram nos dois álbuns. "E estamos negociando de abrir para a Porcupine Tree em maio. Enviamos material da Deventter ao produtor da banda inglesa e eles gostaram!".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps