Roça ‘n' Roll: destaque em ações sociais no Sul de Minas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ivanei Salgado, Fonte: Artepress, Press-Release
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 28/12/10. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Em 2010, o Roça ‘n’ Roll não ficou restrito ao festival realizado em junho. Durante todo segundo semestre o projeto realizou diversas atividades culturais e sociais que beneficiaram estudantes, músicos e instituições assistenciais de Varginha.

5000 acessosBeatles: como seriam os quatro rapazes hoje em dia?5000 acessosSeparados no nascimento: Dave Mustaine e um Cocker Spaniel

Nos meses de outubro e novembro, o Roça ‘n’ Roll realizou workshops com Fábio Laguna (Hangar), Anderson Alarça (Liar Symphony), Thiago Oliveira (Seventh Seals) e Thiago Bianchi (Shaman). Os ingressos foram trocados por alimento não-perecível.

Para o organizador Bruno Maia, os workshops possibilitaram uma interação entre os músicos da região com profissionais já experientes na área. “O mais interessante que o público não foi somente os apreciadores de Rock, mas músicos de outros estilos”, destaca.

Toda arrecadação, cerca de 600 quilos, foi revertida para instituições assistenciais da cidade. Entre elas, a ONG Vida Viva que atua no apoio a pacientes com câncer no Sul de Minas e o Banco de Alimentos do município. Para atender diretamente a população, o projeto distribuiu cestas básicas para algumas famílias carentes de Varginha.

Também após a realização do festival, o organizador Bruno Maia, desenvolveu o Projeto Criação, Apreciação Musical e Performance (CAMP). A iniciativa ofereceu aulas de canto, flauta, percussão, teoria musical e oficina de construção de instrumentos aos alunos da Escola Municipal Santa Teresinha, localizada na zona rural de Varginha, próxima ao local de realização do Roça ‘n’ Roll.

O CAMP atendeu cerca de 80 crianças. De acordo com a professora Daniela Barbosa Lúcio Alves, diretora da Escola Santa Terezinha, o projeto teve um impacto muito positivo nos alunos. Segundo ela, a musicalização motivou os estudantes a participarem das atividades escolares e contribuiu para melhorar o relacionamento interpessoal facilitando trabalhos coletivos. “A música ajuda no desenvolvimento intelectual e permite uma interação do indivíduo no ambiente social”.

Conforme o idealizador do projeto, a proposta é continuar essas ações em 2011. Para Bruno Maia, o Roça ‘n’ Roll não é apenas um festival de Rock. “Queremos realmente interferir positivamente na realidade cultural, social e ambiental do Sul de Minas. Para isso, vamos expandir nossa atuação e comprovar a importância do Rock na mudança de realidades da sociedade”, finaliza.

Em 2011, o festival Roça ‘n’ Roll vai ser realizado nos dias 23, 24 e 25 de junho, no feriado de Corpus Christ. Para a 13ª expedição do festival, a organização promete atrações de destaque nacional e internacional e outras atividades especiais.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias

BeatlesBeatles
Como seriam os quatro rapazes hoje em dia?

Dave MustaineDave Mustaine
A bizarra semelhança com um Cocker Spaniel

GuitarristasGuitarristas
Os sete mais influentes de todos os tempos

5000 acessosTwisted Sister: segundo Dee, "ser pobre e famoso é uma merda"5000 acessosDio: as músicas de Heavy Metal/Rock favoritas do vocalista5000 acessosSlipknot: Joey Jordison diz que foi demitido por telegrama cantado5000 acessosLimp Bizkit: "Heavy Metal é algo chato pra caramba"5000 acessosQuem ouve Heavy Metal ouve apenas Heavy Metal?5000 acessosMax sobre Sepultura: "hoje eu faria diferente"

Sobre Ivanei Salgado

Jornalista profissional, especializado em Comunicação Empresarial e Marketing e em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais. Atua também como Produtor Cultural no Sul de Minas e presta consultoria em Comunicação e Projetos Culturais. Apaixonado por Heavy Metal desde 1984, apresenta o Programa Combate (Rádio Melodia FM), em Varginha e já editou os fanzines Lamentation Zine e Metal MusiKa. Também é colaborador da Roadie Crew.

Mais matérias de Ivanei Salgado no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online