Fabio Massari: "70 anos do nascimento de Frank Zappa"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Emanuel Seagal, Fonte: Yahoo!
Enviar Correções  

Fabio Massari, jornalista e ex-VJ da MTV Brasil, escreveu nova matéria em sua coluna no Yahoo! Confira abaixo alguns trechos.

21 de dezembro de 2010. Data estelar comemorativa, efeméride de responsa celebrada efusivamente galáxia dos bons sons afora, das reconditas quebradas brasileiras (onde a cachorrada é batizada com o sobrenome próprio do homem) àquele asteróide que leva seu nome invertido prefixo 3834.

Aniversário de Frank Zappa, 70 anos do nascimento do "american composer" (dezembro é também mês de seu passamento, assim como passa a marcar também o do camarada de juventude, parceiro cultuado Don Van Vliet, o Captain Beefheart).

publicidade

Passados quase 20 anos de sua morte, Zappa continua despertando emoções e paixões (e alguns contrários, claro, como ele provavelmente preferirira) – em tempos de hibridismos quase inclassificáveis, sua obra, ainda em movimento, continua a impressionar por seu volume assustador e impensável nos dias de hoje e, claro, por sua proposta radicalmente autoral de subversão de convenções, gêneros e sistemas. É de se imaginar o que o sublime guitarrista de Baltimore estaria fazendo hoje em dia com as traquitanas tecnológicas disponíveis…

publicidade

Para rápida celebração de sua Música, 7 peças de circulação recente no mercado:

Congress Shall Make No Law é uma compilação das atividades, digamos, políticas de Frank Zappa – ainda que tenham sido desencadeadas ocasionalmente por questões musicais. Lançamento oficial de número 88 do catálogo zappiano, trata basicamente da cruzada de um artista contra a censura – estão aqui os depoimentos de Zappa no congresso norte-americano, em 1985, na briga contra os selos de "aviso" na produção discográfica de então, mais vinhetas estranhas de temática mezzo bíblica e, no encarte, reprodução de carta de Frank ao presidente hollywoodiano Ronald Reagan.

Para ler a matéria na íntegra clique no link abaixo.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Censura: A história da Parents Music Resource Center (PMRC)Censura
A história da Parents Music Resource Center (PMRC)

Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicosOops!
10 erros eternizados em gravações de clássicos


Kerrang!: os 100 melhores álbuns de Rock em lista da revistaKerrang!
Os 100 melhores álbuns de Rock em lista da revista

Nirvana: Kurt Cobain era meio pau no cu, diz produtorNirvana
"Kurt Cobain era meio pau no cu", diz produtor


Sobre Emanuel Seagal

Descobriu o metal com clássicos como Iron Maiden e Black Sabbath. Hoje em dia, entre outros gêneros musicais, e sem se limitar a rótulos, ouve principalmente doom, viking e folk metal. Sempre que possível está em busca de novas bandas que tenham algo a transmitir alem de clichês, e mesmo em meio a tantas novidades não dispensa pérolas como o bom e velho Candlemass. Acompanha o Whiplash! desde os primórdios, tendo iniciado sua vida de internauta no mesmo ano de criação do site (1996). Há algum tempo está envolvido com metal, seja trabalhando com eventos, bandas, gravadoras ou imprensa, na tentativa de contribuir de alguma forma para o crescimento desse que é um dos segmentos mais apaixonantes da música, o metal.

Mais informações sobre Emanuel Seagal

Mais matérias de Emanuel Seagal no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin