The Doors: Morrison finalmente livre de acusações de 1969
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site da Classic Rock Magazine
Postado em 09 de dezembro de 2010
Jim Morrison será perdoado das acusações de atentado ao pudor. O icônico líder do THE DOORS foi preso depois de um show em Miami, em 1969, e estava combatendo a acusação quando morreu em Paris, dois anos depois.
Agora, o governador da Flórida Charlie Crist tem quórum suficiente para exonerar Morrison. O que de fato aconteceu no show tem sido discutido por muito tempo. O Tecladista RAY MANZAREK disse do incidente: "Ele (Morrison) estava apenas delirando – como eles diriam - viajando com a plateia e eles caíram direitinho... nunca aconteceu de fato. Foi uma hipnose em massa".
Segue abaixo a versão mais comum sobre o que teria acontecido.
Em março de 1969, no Dinner Key Audtorium em Miami, Flórida, Jim Morrison se apresentou completamente bêbado, mal conseguindo lembrar as suas letras e interrompendo as músicas pelo meio. Morrison havia perdido o voo para Los Angeles e ficara bebendo durante todo o dia, à espera de um novo voo. Frente à plateia de 30.000 pessoas, em um estádio planejado para não mais que 7.000 pessoas, ao fim do show, Morrison perguntou à plateia se queriam ver o seu pênis e se expôs por um momento, continuando o show logo a seguir.
No dia seguinte, talvez prevendo as complicações que viriam a seguir, a banda entrou em férias e saiu dos Estados Unidos. Seguiram-se uma série de processos e brigas judiciais entre a promotoria pública americana e os advogados da banda. A imprensa crucificou Morrison, que foi considerado culpado e teve sua prisão preventiva decretada por atentado violento ao pudor, exposição sexual, profanidade e embriaguez.
Em novembro de 1969, Jim compareceu à polícia e se decretou inocente, seguindo-se uma longa querela judicial, cheia de depoimentos controversos de ambas as partes. Apenas em setembro de 1970, Jim foi considerado culpado, sendo condenado por atentado ao pudor e a trabalhos forçados por seis meses, além do pagamento de multa. Os advogados de Jim recorreram da sentença e ele foi libertado após pagar uma fiança de US$ 50.000.
Jim Morrison morreu em Paris, França, em julho de 1971, antes que os problemas legais fossem resolvidos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt explica atual relação com Edu Falaschi e possibilidade de novos shows
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Sharon explica o que a fez desistir de pacto firmado com Ozzy
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda
Rafael Bittencourt explica por que Fabio Lione saiu do Angra
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Lynyrd Skynyrd fará shows em Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre
A primeira banda de rock dos anos 1960 que acertou em cheio, segundo Robert Plant
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
Brasileira Marina La Torraca é anunciada como nova vocalista do Battle Beast
O dia que Rob Halford viu Ozzy Osbourne peladão e curtindo a vida adoidado


A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
A marcante música dos Doors que começou folk, ganhou sotaque latino e virou criação coletiva
O Jim Morrison que Roger McGuinn viu de perto, longe do mito do "Rei Lagarto"
"Estúpidos de doer"; a adorada banda que, para Lou Reed, concentrava tudo que ele odiava
Os dez piores frontman da história do Rock, de acordo com a Far Out
Bandas que duraram pouco tempo, mas ficaram marcadas para sempre


