The Doors: Morrison finalmente livre de acusações de 1969
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site da Classic Rock Magazine
Postado em 09 de dezembro de 2010
Jim Morrison será perdoado das acusações de atentado ao pudor. O icônico líder do THE DOORS foi preso depois de um show em Miami, em 1969, e estava combatendo a acusação quando morreu em Paris, dois anos depois.
Agora, o governador da Flórida Charlie Crist tem quórum suficiente para exonerar Morrison. O que de fato aconteceu no show tem sido discutido por muito tempo. O Tecladista RAY MANZAREK disse do incidente: "Ele (Morrison) estava apenas delirando – como eles diriam - viajando com a plateia e eles caíram direitinho... nunca aconteceu de fato. Foi uma hipnose em massa".
Segue abaixo a versão mais comum sobre o que teria acontecido.
Em março de 1969, no Dinner Key Audtorium em Miami, Flórida, Jim Morrison se apresentou completamente bêbado, mal conseguindo lembrar as suas letras e interrompendo as músicas pelo meio. Morrison havia perdido o voo para Los Angeles e ficara bebendo durante todo o dia, à espera de um novo voo. Frente à plateia de 30.000 pessoas, em um estádio planejado para não mais que 7.000 pessoas, ao fim do show, Morrison perguntou à plateia se queriam ver o seu pênis e se expôs por um momento, continuando o show logo a seguir.
No dia seguinte, talvez prevendo as complicações que viriam a seguir, a banda entrou em férias e saiu dos Estados Unidos. Seguiram-se uma série de processos e brigas judiciais entre a promotoria pública americana e os advogados da banda. A imprensa crucificou Morrison, que foi considerado culpado e teve sua prisão preventiva decretada por atentado violento ao pudor, exposição sexual, profanidade e embriaguez.
Em novembro de 1969, Jim compareceu à polícia e se decretou inocente, seguindo-se uma longa querela judicial, cheia de depoimentos controversos de ambas as partes. Apenas em setembro de 1970, Jim foi considerado culpado, sendo condenado por atentado ao pudor e a trabalhos forçados por seis meses, além do pagamento de multa. Os advogados de Jim recorreram da sentença e ele foi libertado após pagar uma fiança de US$ 50.000.
Jim Morrison morreu em Paris, França, em julho de 1971, antes que os problemas legais fossem resolvidos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Dream Theater usará IA algum dia? Mike Portnoy responde
8 bandas de thrash metal técnico severamente subestimadas, segundo a Loudwire
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
A banda responsável por metade do que você escuta hoje e que a nova geração ignora


A canção do Doors que nasceu no fim de uma relação, virou pesadelo no palco e foi pra guerra
A música do The Doors que dava sono em Paul Gilbert: "isso era chato pra mim"
O melhor álbum do The Doors de todos os tempos, segundo Alice Cooper
Bandas que duraram pouco tempo, mas ficaram marcadas para sempre


