The Doors: Morrison finalmente livre de acusações de 1969
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site da Classic Rock Magazine
Postado em 09 de dezembro de 2010
Jim Morrison será perdoado das acusações de atentado ao pudor. O icônico líder do THE DOORS foi preso depois de um show em Miami, em 1969, e estava combatendo a acusação quando morreu em Paris, dois anos depois.
Agora, o governador da Flórida Charlie Crist tem quórum suficiente para exonerar Morrison. O que de fato aconteceu no show tem sido discutido por muito tempo. O Tecladista RAY MANZAREK disse do incidente: "Ele (Morrison) estava apenas delirando – como eles diriam - viajando com a plateia e eles caíram direitinho... nunca aconteceu de fato. Foi uma hipnose em massa".
Segue abaixo a versão mais comum sobre o que teria acontecido.
Em março de 1969, no Dinner Key Audtorium em Miami, Flórida, Jim Morrison se apresentou completamente bêbado, mal conseguindo lembrar as suas letras e interrompendo as músicas pelo meio. Morrison havia perdido o voo para Los Angeles e ficara bebendo durante todo o dia, à espera de um novo voo. Frente à plateia de 30.000 pessoas, em um estádio planejado para não mais que 7.000 pessoas, ao fim do show, Morrison perguntou à plateia se queriam ver o seu pênis e se expôs por um momento, continuando o show logo a seguir.
No dia seguinte, talvez prevendo as complicações que viriam a seguir, a banda entrou em férias e saiu dos Estados Unidos. Seguiram-se uma série de processos e brigas judiciais entre a promotoria pública americana e os advogados da banda. A imprensa crucificou Morrison, que foi considerado culpado e teve sua prisão preventiva decretada por atentado violento ao pudor, exposição sexual, profanidade e embriaguez.
Em novembro de 1969, Jim compareceu à polícia e se decretou inocente, seguindo-se uma longa querela judicial, cheia de depoimentos controversos de ambas as partes. Apenas em setembro de 1970, Jim foi considerado culpado, sendo condenado por atentado ao pudor e a trabalhos forçados por seis meses, além do pagamento de multa. Os advogados de Jim recorreram da sentença e ele foi libertado após pagar uma fiança de US$ 50.000.
Jim Morrison morreu em Paris, França, em julho de 1971, antes que os problemas legais fossem resolvidos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Angra - Rafael Bittencourt e Edu Falaschi selam a paz em encontro
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Edu Falaschi comenta reconciliação com Rafael Bittencourt; "Gratidão eterna"
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
A melhor música de rock e metal nacional para cada ano de 1958 a 2025
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
O álbum execrado que você não pode ouvir mexendo no celular, segundo Regis Tadeu
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
Em parceria com plataforma, Skid Row inicia procura mundial por seu novo vocalista


Hits dos Beatles, Deep Purple e The Doors com riffs "roubados" de outras músicas
O único nome realmente genial do "Clube dos 27", segundo Sérgio Martins
A banda que "nocauteou" Ray Manzarek, do The Doors; "Acho que era minha favorita"
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
Jim Morrison: ele está vivo e criando cavalos nos EUA?
Os 10 melhores discos do rock dos anos 60, segundo o RYM


