Yardbirds: "Little Games" relançado em vinil e CD

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Lester Benga, Fonte: Os Armênios
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 24/01/11. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?


O selo Sundazed relançou no último mês “Little Games” (1967), dos YARDBIRDS. O álbum (capa ao lado) foi disponibilizado em CD e vinil de 180 gramas, com alta fidelidade de som. Essa edição utilizou como fonte as masters originais inglesas em mono. A capa e todas as artes reproduzem fielmente o disco original de época.
3424 acessosAses das seis cordas: Guitarristas e suas assinaturas5000 acessosMetal/Hard: Alguns dos maiores e melhores vocalistas atuais

Completando o pacote, foram incluídas duas faixas bônus (inclusive no LP): “Puzzles”, originalmente lado B do compacto da faixas título; e “I Remember The Night”, uma gravação que permaneceu inédita até 1985, quando “Little Games” foi relançado na Inglaterra.

O disco custa aproximadamente R$ 25 em CD e R$ 35 em LP, mais as despesas de postagem e a (abusiva) taxa de importação.

“Little Games” é o último álbum dos YARDBIRDS, antes do fim do grupo. Lançado em 1967, era um álbum de forte teor psicodélico — como todos os discos daquele ano — e o único em que Jimmy Page figura como líder da banda e seu principal guitarrista.

Na época, os integrantes do grupo andavam interessados em folk inglês e música psicodélica (Page inclusive passou um tempo na Índia). A dosagem do hard blues típico da banda acabou sendo reduzida em Little Games, que investiu numa outra sonoridade. Como consequência, os seguidores do grupo — fãs convictos do ex-guitarrista Jeff Beck e insatisfeitos com sua saída — não aprovaram o disco. Assim, o álbum acabou injustiçado e relegado a um segundo plano na obra da banda.

Mas a verdade é que Little Games é um trabalho primoroso. Sua sonoridade é típica do ano considerado como “a melhor safra do rock”. Canções como “Tinker Tailor Soldier Sailor”, a faixa título e “No Excess Baggage” (com seu baixo capaz de botar a casa abaixo) ainda hoje funcionariam como hit. A psicodelia pesada de “Glimpses” traz pela primeira vez Page tocando guitarra com arco em um disco. A impagável despretensão de “Stealing Stealing” garante um dos momentos mais divertidos do disco. O blues rock pesado tradicional do grupo continua lá em “Smile On Me” e “Drinking Muddy Waters”. “White Summer” iria dar origem a “Black Mountain Side” e ecoar em uma série de outras faixas do Led Zeppelin. E há ainda “Only The Black Rose” e “Little Soldier Boy”, alicerçadas no folk inglês. E como se não bastasse, ainda estão ali em Nicky Hopkins nos pianos e teclados e John Paul Jones fazendo arranjos e tocando baixo e cello em algumas faixas. A produção é de Mickie Most, que trabalhou também com os Animals, Jeff Beck Group e Donovan.

Nesse mesmo período, a banda lançou alguns singles que não entraram nesse álbum, mas são originários de suas sessões de gravação e possuem uma sonoridade semelhante. “Little Games” também resultou numa série de outtakes significativos, como a pesada “Think About It”, que já esboçava o solo de “Dazed and Confused”. Essas sobras vieram à tona em lançamentos expandidos posteriores, como o CD duplo “Little Games Sessions & More”.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Seis cordasSeis cordas
Guitarristas e suas assinaturas

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Yardbirds"

CinemaCinema
As 10 melhores aparições de bandas em filmes

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Yardbirds"

Metal/HardMetal/Hard
Alguns dos maiores e melhores vocalistas atuais

Rodolfo AbrantesRodolfo Abrantes
"Raimundos como banda não me interessa"

FamaFama
5 bandas que são grandes no exterior e nem tanto no Brasil

5000 acessosTony Iommi: opiniões sobre Dio, Rhoads e Halford5000 acessosMayhem: banda levou restos humanos para o palco em 20115000 acessosAlice In Chains: seria essa a última foto de Staley com vida?5000 acessosGrammy Award: 15 bandas que incrivelmente nunca ganharam o prêmio5000 acessosMúsica clássica: Bach, Beethoven e Vivaldi em versão Metal5000 acessosBlender: as letras mais repulsivas do Heavy Metal

Sobre Lester Benga

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online