Mott The Hoople: leia história da banda no Imprensa Rocker
Por Gabriel Gonçalves
Fonte: Imprensa Rocker
Postado em 24 de fevereiro de 2011
Cá estamos com a segunda edição da mais nova coluna fixa do IMPRENSA ROCKER, na qual trará toda semana um artista que, apesar da qualidade necessária para ser um gigante, acabou não recebendo o crédito merecido. Ceio que os escolhidos esta semana sejam ainda mais "obscuros" que a banda da primeira edição, mas isto não quer dizer que sejam piores. Um dos grandes representantes do Glam Rock, entre o fim dos anos 60 até meados dos anos 70, o Mott The Hoople gravou canções maravilhosa, fez show fenomenais, mas até hoje permanece como uma "banda de segunda classe".
Formado em 1969, o Mott The Hoople foi a junção de duas bandas britânicas: The Soulents, de onde saíram o guitarrista Pete Watts e o baterista Dale Griffin; e The Buddies, que contava com Mick Ralphs na guitarra e Stan Tippins no vocal. A princípio, a banda se chamava Silence (Watts trocou a guitarra pelo baixo e o tecladista Verden Allen entrou no grupo), mas mudou de nome após chamar a atenção de Guy Stevens, um ex-presidiário que enquanto cumpria pena descobriu o romance "Mott The Hoople" do autor Willard Manus, e procurava a banda certa para este nome.
Stevens gostou da banda, mas não do vocalista, então foram colocados anúncios que diziam: "Procura-se vocalista. Tem que ter noção de imagem e estar faminto". Ian Hunter apareceu e preencheu a vaga, ficando Tippins com o cargo de gerente de turnê.
Ainda em 1969, o debut homônimo da banda foi lançado e se tornou um sucesso Cult. O sucessor "Mad Shadows", lançado em 1970, foi muito mal nas vendas, apesar da qualidade de canções como "Walkin’ With a Mountain". No ano seguinte, mais um álbum foi posto no mercado: "Wild Life" trazia um som um pouco diferente, com canções mais acústicas, e conseguiu ser ainda pior nas vendas do que seu antecessor. Apesar de estarem construindo uma boa base de fãs, as vendas não melhoravam, e o quarto álbum, "Brain Caper, lançado em 1971, mantendo as vendas em baixa. O fundo do poço chegou após um show numa estação de gás desativada na Suíça, quando a banda decidiu se separar.
Confira a matéria completa no www.imprensarocker.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Alice in Chains que Kerry King considera uma música incrível
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
O melhor cantor que surgiu após os anos 1970, segundo Jimmy Page
Rolling Stones compartilham memórias de Amy Winehouse
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
Baixista do Napalm Death ficava triste quando ouvia Alice in Chains
Masters of Voices estreia turnê sul-americana; veja setlist
O clássico dos Beatles que Paul tirou da gaveta após 62 anos para casamento da Taylor Swift
A cultuada banda de rock sulista que Eddie Van Halen detestava
A canção pesada que deixou Ozzy Osbourne e Ritchie Blackmore impressionados
Os 250 melhores álbuns americanos de todos os tempos, segundo a UCR
Accept tem instrumentos e equipamentos roubados em Barcelona
A superbanda que Geezer Butler comparou à segunda vinda de Jesus
Mick Jagger projeta shows e novas músicas para os Rolling Stones
Derrick Green abre o jogo sobre motivos para o fim do Sepultura
O hit de Eric Clapton que ele considera "quase impossível" de tocar certo ao vivo
"O futebol é como uma religião", diz Billie Joe Armstrong, vocalista do Green Day
Como Steve Harris e Bruce Dickinson, do Iron Maiden, tão diferentes, dão certo juntos

A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
2016: o ano das mortes de impacto no rock/metal



