Mott The Hoople: leia história da banda no Imprensa Rocker
Por Gabriel Gonçalves
Fonte: Imprensa Rocker
Postado em 24 de fevereiro de 2011
Cá estamos com a segunda edição da mais nova coluna fixa do IMPRENSA ROCKER, na qual trará toda semana um artista que, apesar da qualidade necessária para ser um gigante, acabou não recebendo o crédito merecido. Ceio que os escolhidos esta semana sejam ainda mais "obscuros" que a banda da primeira edição, mas isto não quer dizer que sejam piores. Um dos grandes representantes do Glam Rock, entre o fim dos anos 60 até meados dos anos 70, o Mott The Hoople gravou canções maravilhosa, fez show fenomenais, mas até hoje permanece como uma "banda de segunda classe".
Formado em 1969, o Mott The Hoople foi a junção de duas bandas britânicas: The Soulents, de onde saíram o guitarrista Pete Watts e o baterista Dale Griffin; e The Buddies, que contava com Mick Ralphs na guitarra e Stan Tippins no vocal. A princípio, a banda se chamava Silence (Watts trocou a guitarra pelo baixo e o tecladista Verden Allen entrou no grupo), mas mudou de nome após chamar a atenção de Guy Stevens, um ex-presidiário que enquanto cumpria pena descobriu o romance "Mott The Hoople" do autor Willard Manus, e procurava a banda certa para este nome.
Stevens gostou da banda, mas não do vocalista, então foram colocados anúncios que diziam: "Procura-se vocalista. Tem que ter noção de imagem e estar faminto". Ian Hunter apareceu e preencheu a vaga, ficando Tippins com o cargo de gerente de turnê.
Ainda em 1969, o debut homônimo da banda foi lançado e se tornou um sucesso Cult. O sucessor "Mad Shadows", lançado em 1970, foi muito mal nas vendas, apesar da qualidade de canções como "Walkin’ With a Mountain". No ano seguinte, mais um álbum foi posto no mercado: "Wild Life" trazia um som um pouco diferente, com canções mais acústicas, e conseguiu ser ainda pior nas vendas do que seu antecessor. Apesar de estarem construindo uma boa base de fãs, as vendas não melhoravam, e o quarto álbum, "Brain Caper, lançado em 1971, mantendo as vendas em baixa. O fundo do poço chegou após um show numa estação de gás desativada na Suíça, quando a banda decidiu se separar.
Confira a matéria completa no www.imprensarocker.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Brasileira conta como está sendo o primeiro ano como vocalista do Battle Beast
A reação de Dirk Verbeuren ao anúncio do fim do Megadeth
Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
James Hetfield revela sua maior influência como guitarrista de metal: "É o mestre dos riffs"
Morphine anuncia álbum inédito 26 anos após seu fim
Rock in Rio quer o nome do rock, mas não seu compromisso
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Lars Ulrich revela ter perdido a virgindade com ajuda de Dave Mustaine
Gar Samuelson é o ex-baterista do Megadeth mais difícil de "imitar", de acordo dom Dirk Verbeuren
O álbum em que Geddy Lee acredita que o Rush finalmente encontrou seu equilíbrio
Curitiba ganha "Cidade do Rock" e recebe festival com gigantes do rock nacional anos 1980
Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
Jeff Scott Soto não ligava muito para o Iron Maiden até ouvir "The Number of the Beast"
Como "Leave Home", dos Ramones, mudou a vida do guitarrista Marty Friedman
Os 10 maiores álbuns da história do grunge, em lista do Brave Words
O dia que Humberto Gessinger explicou a Charles Gavin significado de álbum dos Engenheiros
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire

Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
Bruce Dickinson se junta a Billie Joe Armstrong para cantar "All the Young Dudes"
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"



