Mott The Hoople: leia história da banda no Imprensa Rocker
Por Gabriel Gonçalves
Fonte: Imprensa Rocker
Postado em 24 de fevereiro de 2011
Cá estamos com a segunda edição da mais nova coluna fixa do IMPRENSA ROCKER, na qual trará toda semana um artista que, apesar da qualidade necessária para ser um gigante, acabou não recebendo o crédito merecido. Ceio que os escolhidos esta semana sejam ainda mais "obscuros" que a banda da primeira edição, mas isto não quer dizer que sejam piores. Um dos grandes representantes do Glam Rock, entre o fim dos anos 60 até meados dos anos 70, o Mott The Hoople gravou canções maravilhosa, fez show fenomenais, mas até hoje permanece como uma "banda de segunda classe".
Formado em 1969, o Mott The Hoople foi a junção de duas bandas britânicas: The Soulents, de onde saíram o guitarrista Pete Watts e o baterista Dale Griffin; e The Buddies, que contava com Mick Ralphs na guitarra e Stan Tippins no vocal. A princípio, a banda se chamava Silence (Watts trocou a guitarra pelo baixo e o tecladista Verden Allen entrou no grupo), mas mudou de nome após chamar a atenção de Guy Stevens, um ex-presidiário que enquanto cumpria pena descobriu o romance "Mott The Hoople" do autor Willard Manus, e procurava a banda certa para este nome.
Stevens gostou da banda, mas não do vocalista, então foram colocados anúncios que diziam: "Procura-se vocalista. Tem que ter noção de imagem e estar faminto". Ian Hunter apareceu e preencheu a vaga, ficando Tippins com o cargo de gerente de turnê.
Ainda em 1969, o debut homônimo da banda foi lançado e se tornou um sucesso Cult. O sucessor "Mad Shadows", lançado em 1970, foi muito mal nas vendas, apesar da qualidade de canções como "Walkin’ With a Mountain". No ano seguinte, mais um álbum foi posto no mercado: "Wild Life" trazia um som um pouco diferente, com canções mais acústicas, e conseguiu ser ainda pior nas vendas do que seu antecessor. Apesar de estarem construindo uma boa base de fãs, as vendas não melhoravam, e o quarto álbum, "Brain Caper, lançado em 1971, mantendo as vendas em baixa. O fundo do poço chegou após um show numa estação de gás desativada na Suíça, quando a banda decidiu se separar.
Confira a matéria completa no www.imprensarocker.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Genesis que Phil Collins não quis mais cantar por não entender a letra
"Crucificados Pelo Sistema", disco icônico do punk nacional, é relançado com bônus
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
Mick Jagger elege seus álbuns e músicas favoritos dos Rolling Stones
A canção amaldiçoada do The Who que Roger Daltrey nunca mais vai cantar
A banda de rock que não saía dos ouvidos do escritor Gabriel García Márquez
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A polêmica capa do Bon Jovi mudada por seu vocalista porque "seria um suicídio profissional!"
A brutalidade do Grave Digger em "Return of the Reaper"
Os dois Titãs que realmente faziam a diferença, segundo o empresário Manoel Poladian
A banda que Angus Young chamou de "Led Zeppelin de pobre"
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
A primeira banda de thrash da história, na opinião de Kerry King
Robert Plant e a banda que ele se ofereceu para tocar baixo
A poderosa canção dos anos 70 que Bono considera entre as melhores letras de todos os tempos


Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
Bruce Dickinson se junta a Billie Joe Armstrong para cantar "All the Young Dudes"
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
A sequência de 9 discos clássicos do rock em 3 anos protagonizada por David Bowie



