Imagery: o resgate da essência do progressivo
Por Eliton Tomasi
Fonte: Som do Darma
Postado em 04 de fevereiro de 2011
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Quando bandas de heavy metal passaram a incorporar elementos do rock progressivo em suas músicas, uma grande confusão se criou. Parte do público e também da crítica passou a classificar como "progressiva" qualquer banda que fizesse um som técnico e de muitas notas.
De certa forma, essa confusão descaracterizou os gêneros "rock progressivo" e "metal progressivo" que sempre significaram muito mais do que apenas técnica e excesso de notas.
Sem margens para erros, a proposta musical da banda londrinense IMAGERY é justamente resgatar a essência do rock progressivo feito nos anos 70. "Esse resgate é apenas por uma questão de preferência musical, não queremos provar nada a ninguém", esclarece o guitarrista e vocalista Joceir Bertoni. "Somos fãs de bandas de metal como Megadeth e Pantera, gostamos da atitude do heavy metal. Também somos fãs de Emerson Lake & Palmer e Gentle Giant. Mas no rock progressivo o que mais nos fascina não é a habilidade técnica dos músicos, mas sim os métodos de composição, a forma como as músicas se desenvolvem, sua sutileza e poesia."
Rock progressivo também não é apenas sinônimo de músicas longas e de várias mudanças de compassos, características consideradas pouco comerciais.
Algumas pessoas se esquecem, mas ao contrário de hoje, o rock progressivo foi um gênero muito popular nos anos 70. Bandas como Emerson, Lake & Palmer, Yes e Genesis tocavam para estádios lotados! "O rock contemporâneo supervalorizou a imagem", acrescenta Joceir. "Somos inspirados por esses grandes mestres do passado que faziam rock com conteúdo. Espero que possamos inspirar as pessoas a ouvir música feita com alma e coração novamente, assim como nos anos 70. Há de chegar o dia em que as pessoas se cansarão da 'música de guarda roupa'".
O IMAGERY continua trabalhando na pré-produção de seu álbum de estréia. A previsão é que o disco seja lançado no segundo semestre.
Mais Informações:
www.myspace.com/imageryprog
www.twitter.com/imageryprog
www.youtube.com/imageryprog
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=37004372
http://palcomp3.com/imageryprog
http://www.4shared.com/file/CN_dn9vn/Imagery_Last.html
(Download gratuito do Single Last)
http://www.4shared.com/file/254796425/36979125/Imagery.html
(Download gratuito da Demo Imagery)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
Os 5 melhores álbuns dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
O astro pop que questionou as guitarras do Guns N' Roses e recebeu um conselho de Axl Rose
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Políticos britânicos se mobilizam para impedir show de Marilyn Manson em Wembley
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
As seis músicas preferidas de David Gilmour, incluindo um surpreendente clássico do Van Halen
Jorn Lande fala sobre influência de Dio em álbum com Tony Iommi
O hino não oficial da libertação do rock and roll para Tom Morello
O melhor show que Ringo Starr dos Beatles viu em todos os tempos, segundo o próprio
De Trivium a Ozzy Osbourne, 150 músicas lançadas nos anos 2020 que merecem sua atenção
Os melhores guitarristas de rock de todos os tempos, segundo o lendário B. B. King
Duff McKagan: Ele se arrepende de ter liberado a Duff Beer dos Simpsons
Há quem goste: As 10 bandas mais odiadas do universo


James Hetfield aponta suas quatro bandas de Rock favoritas
Engenheiros do Hawaii e as tretas com Titãs, Lulu Santos, Lobão e outros
Emo: gênero que todos amam odiar sem conhecer absolutamente nada
Bruce Dickinson: vocalistas que ele respeita e admira
Brian Johnson, do AC/DC, conta como fluidos comeram o seu ouvido por dentro
White Metal: 10 bandas do estilo que merecem respeito



