Imagery: o resgate da essência do progressivo
Por Eliton Tomasi
Fonte: Som do Darma
Postado em 04 de fevereiro de 2011
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Quando bandas de heavy metal passaram a incorporar elementos do rock progressivo em suas músicas, uma grande confusão se criou. Parte do público e também da crítica passou a classificar como "progressiva" qualquer banda que fizesse um som técnico e de muitas notas.
De certa forma, essa confusão descaracterizou os gêneros "rock progressivo" e "metal progressivo" que sempre significaram muito mais do que apenas técnica e excesso de notas.
Sem margens para erros, a proposta musical da banda londrinense IMAGERY é justamente resgatar a essência do rock progressivo feito nos anos 70. "Esse resgate é apenas por uma questão de preferência musical, não queremos provar nada a ninguém", esclarece o guitarrista e vocalista Joceir Bertoni. "Somos fãs de bandas de metal como Megadeth e Pantera, gostamos da atitude do heavy metal. Também somos fãs de Emerson Lake & Palmer e Gentle Giant. Mas no rock progressivo o que mais nos fascina não é a habilidade técnica dos músicos, mas sim os métodos de composição, a forma como as músicas se desenvolvem, sua sutileza e poesia."
Rock progressivo também não é apenas sinônimo de músicas longas e de várias mudanças de compassos, características consideradas pouco comerciais.
Algumas pessoas se esquecem, mas ao contrário de hoje, o rock progressivo foi um gênero muito popular nos anos 70. Bandas como Emerson, Lake & Palmer, Yes e Genesis tocavam para estádios lotados! "O rock contemporâneo supervalorizou a imagem", acrescenta Joceir. "Somos inspirados por esses grandes mestres do passado que faziam rock com conteúdo. Espero que possamos inspirar as pessoas a ouvir música feita com alma e coração novamente, assim como nos anos 70. Há de chegar o dia em que as pessoas se cansarão da 'música de guarda roupa'".
O IMAGERY continua trabalhando na pré-produção de seu álbum de estréia. A previsão é que o disco seja lançado no segundo semestre.
Mais Informações:
www.myspace.com/imageryprog
www.twitter.com/imageryprog
www.youtube.com/imageryprog
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=37004372
http://palcomp3.com/imageryprog
http://www.4shared.com/file/CN_dn9vn/Imagery_Last.html
(Download gratuito do Single Last)
http://www.4shared.com/file/254796425/36979125/Imagery.html
(Download gratuito da Demo Imagery)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Joe Lynn Turner opina sobre reencontro de Ritchie Blackmore com o Deep Purple
"Estou velho": Geoff Tate explica decisão de abandonar "Operation Mindcrime"
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
O baterista que Dave Lombardo, ex-Slayer, considera o "número 1"
Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
Guitarrista do Every Time I Die morre durante evento de wrestling
Guitarrista diz que novo álbum do Soundgarden terá "canções de ninar psicodélicas"
O guitarrista famoso que Angus Young considerava "chato" sem seu vocalista
A lendária banda de heavy metal que nunca decepcionou Scott Ian, do Anthrax
Michael Sweet recusa King Diamond, mas aceita tocar junto
A ácida opinião de Regis Tadeu sobre os vídeos recentes de David Coverdale e David Lee Roth
O dia que David Bowie pagou Robert Fripp para tocar guitarra como Ritchie Blackmore
Como Regis Tadeu contou ao próprio Tim "Ripper" Owens que odiou o som do KK's Priest?
O momento que Angus Young deixou de curtir Rolling Stones: "A partir daí, não há nada"
Lobão indica um disco para cada gênero: Rock, MPB, Samba, Pop e Música Clássica
As melhores músicas de John Lennon segundo Yoko Ono: "Ele era bom em fazer hinos"


Axl Rose: Um dos vocalistas com maior alcance
Rob Halford: "Ninguém escolhe ser Gay"
Quando Eric Clapton percebeu que estava sobrando e deixou Jorge Ben e Gilberto Gil sozinhos
Led Zeppelin: sexo explícito na entrega de discos de ouro em 1973
Mike Portnoy: a reação ao ouvir garoto de 8 anos tocando cover do Dream Theater
Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, continua andando de metrô



