Imagery: o resgate da essência do progressivo
Por Eliton Tomasi
Fonte: Som do Darma
Postado em 04 de fevereiro de 2011
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Quando bandas de heavy metal passaram a incorporar elementos do rock progressivo em suas músicas, uma grande confusão se criou. Parte do público e também da crítica passou a classificar como "progressiva" qualquer banda que fizesse um som técnico e de muitas notas.
De certa forma, essa confusão descaracterizou os gêneros "rock progressivo" e "metal progressivo" que sempre significaram muito mais do que apenas técnica e excesso de notas.
Sem margens para erros, a proposta musical da banda londrinense IMAGERY é justamente resgatar a essência do rock progressivo feito nos anos 70. "Esse resgate é apenas por uma questão de preferência musical, não queremos provar nada a ninguém", esclarece o guitarrista e vocalista Joceir Bertoni. "Somos fãs de bandas de metal como Megadeth e Pantera, gostamos da atitude do heavy metal. Também somos fãs de Emerson Lake & Palmer e Gentle Giant. Mas no rock progressivo o que mais nos fascina não é a habilidade técnica dos músicos, mas sim os métodos de composição, a forma como as músicas se desenvolvem, sua sutileza e poesia."
Rock progressivo também não é apenas sinônimo de músicas longas e de várias mudanças de compassos, características consideradas pouco comerciais.
Algumas pessoas se esquecem, mas ao contrário de hoje, o rock progressivo foi um gênero muito popular nos anos 70. Bandas como Emerson, Lake & Palmer, Yes e Genesis tocavam para estádios lotados! "O rock contemporâneo supervalorizou a imagem", acrescenta Joceir. "Somos inspirados por esses grandes mestres do passado que faziam rock com conteúdo. Espero que possamos inspirar as pessoas a ouvir música feita com alma e coração novamente, assim como nos anos 70. Há de chegar o dia em que as pessoas se cansarão da 'música de guarda roupa'".
O IMAGERY continua trabalhando na pré-produção de seu álbum de estréia. A previsão é que o disco seja lançado no segundo semestre.
Mais Informações:
www.myspace.com/imageryprog
www.twitter.com/imageryprog
www.youtube.com/imageryprog
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=37004372
http://palcomp3.com/imageryprog
http://www.4shared.com/file/CN_dn9vn/Imagery_Last.html
(Download gratuito do Single Last)
http://www.4shared.com/file/254796425/36979125/Imagery.html
(Download gratuito da Demo Imagery)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
As 5 músicas mais subestimadas do Whitesnake, segundo a Loudwire
A fase do Deep Purple que Ritchie Blackmore não suporta
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
Vozes eternas do Heavy Metal brasileiro
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
O lendário guitarrista que Keith Richards esnobou: "Não me impressiona…"
Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
O baterista que Dave Lombardo, ex-Slayer, considera o "número 1"
A música do Queen que foi rejeitada por produtor de filme mas virou um clássico da banda
Michael Sweet recusa King Diamond, mas aceita tocar junto
A música do Led Zeppelin que fez Steve Vai querer tocar guitarra: "O mundo parou"
Metallica lê as avaliações mais negativas do "Black Album" na Amazon
O guitarrista que Randy Rhoads se sentia imitando: "Faço muita coisa como ele, e isso me mata"
Roger Waters explica porque deixou o Floyd, porque regravou o DSOTM e porque ele é assim
Vida de rockstar: sexo, drogas e mau comportamento

Axl Rose: Um dos vocalistas com maior alcance
Rob Halford: "Ninguém escolhe ser Gay"
Quando Eric Clapton percebeu que estava sobrando e deixou Jorge Ben e Gilberto Gil sozinhos
Led Zeppelin: sexo explícito na entrega de discos de ouro em 1973
Mike Portnoy: a reação ao ouvir garoto de 8 anos tocando cover do Dream Theater
Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, continua andando de metrô



