Imagery: o resgate da essência do progressivo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Eliton Tomasi, Fonte: Som do Darma, Press-Release
Enviar correções  |  Ver Acessos

Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.

Quando bandas de heavy metal passaram a incorporar elementos do rock progressivo em suas músicas, uma grande confusão se criou. Parte do público e também da crítica passou a classificar como "progressiva" qualquer banda que fizesse um som técnico e de muitas notas.

Guns N' Roses: Perguntas e respostas e curiosidades diversasSexo: como se comportam os fãs de cada vertente de Metal?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

De certa forma, essa confusão descaracterizou os gêneros "rock progressivo" e "metal progressivo" que sempre significaram muito mais do que apenas técnica e excesso de notas.

Sem margens para erros, a proposta musical da banda londrinense IMAGERY é justamente resgatar a essência do rock progressivo feito nos anos 70. "Esse resgate é apenas por uma questão de preferência musical, não queremos provar nada a ninguém", esclarece o guitarrista e vocalista Joceir Bertoni. "Somos fãs de bandas de metal como Megadeth e Pantera, gostamos da atitude do heavy metal. Também somos fãs de Emerson Lake & Palmer e Gentle Giant. Mas no rock progressivo o que mais nos fascina não é a habilidade técnica dos músicos, mas sim os métodos de composição, a forma como as músicas se desenvolvem, sua sutileza e poesia."

Rock progressivo também não é apenas sinônimo de músicas longas e de várias mudanças de compassos, características consideradas pouco comerciais.

Algumas pessoas se esquecem, mas ao contrário de hoje, o rock progressivo foi um gênero muito popular nos anos 70. Bandas como Emerson, Lake & Palmer, Yes e Genesis tocavam para estádios lotados! "O rock contemporâneo supervalorizou a imagem", acrescenta Joceir. "Somos inspirados por esses grandes mestres do passado que faziam rock com conteúdo. Espero que possamos inspirar as pessoas a ouvir música feita com alma e coração novamente, assim como nos anos 70. Há de chegar o dia em que as pessoas se cansarão da 'música de guarda roupa'".

O IMAGERY continua trabalhando na pré-produção de seu álbum de estréia. A previsão é que o disco seja lançado no segundo semestre.

Mais Informações:
www.myspace.com/imageryprog
www.twitter.com/imageryprog
www.youtube.com/imageryprog
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=37004372
http://palcomp3.com/imageryprog
http://www.4shared.com/file/CN_dn9vn/Imagery_Last.html
(Download gratuito do Single Last)
http://www.4shared.com/file/254796425/36979125/Imagery.html
(Download gratuito da Demo Imagery)




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Imagery"


Guns N' Roses: Perguntas e respostas e curiosidades diversasGuns N' Roses
Perguntas e respostas e curiosidades diversas

Sexo: como se comportam os fãs de cada vertente de Metal?Sexo
Como se comportam os fãs de cada vertente de Metal?


Sobre Eliton Tomasi

Empresário artístico, gestor e produtor cultural, crítico musical. Foi fundador e editor-chefe da revista Valhalla (Rock Hard Brasil) - uma das mais importantes revistas especializadas em rock já existentes no Brasil - através da qual tornou-se um experiente e respeitado jornalista de rock. Há 20 anos atua como produtor de shows e eventos tendo já realizado desde pequenas gigs até produções internacionais de grande porte. Especializou-se na função de empresário e gestor de bandas e artistas nacionais e internacionais, participando da elaboração de diversos projetos culturais na área da música (rock) e realizando turnês freqüentes por todo Brasil e em mais de 15 países da Europa.

Mais matérias de Eliton Tomasi no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336