Motörhead: "Não morrer é o segredo da longevidade"
Por João Renato Alves
Fonte: Blog Van do Halen
Postado em 07 de março de 2011
O Guitar International conversou em março de 2011 com a divindade Lemmy Kilmister, que falou sobre a carreira, longevidade e a relação com os integrantes da formação clássica do Motörhead.
Sua carreira no Motörhead já passa dos 35 anos. Você sempre foi fiel ao estilo musical e à integridade. Houve algum ponto em que você questionou a direção da banda e considerou se adaptar ao que acontecia com o Rock?
Não. Fizemos algumas coisas diferentes, mas sempre no contexto do Motörhead. No álbum 1916 usamos violoncelos, violinos e piano. As músicas soam assim porque é o que somos. Seria estúpido mudar, pois não queremos isso. Somos o Motörhead, tocamos ‘Motörhead music’, não outra coisa.
Com vinte discos, como fazer o setlist de um show?
Lutamos (risos). Temos que tocar "Overkill", "Ace of Spades" e "Killed by Death". Resgatamos "The Chase Is Better Than The Catch" e escolhi "We Are Motörhead" só para essa tour. Também tem duas músicas do novo CD, "Get Back in Line" e "I Know How to Die".
A que você atribui a longevidade da banda?
Não morrer é o segredo! Quando se acredita no que faz, é fácil seguir em frente. Nunca considerei a possibilidade de desistir. Até porque não sei fazer outra coisa (risos).
Há planos para um dia reunir a formação clássica, com Phil Taylor e Eddie Clarke?
Não, pois os caras que estão comigo agora já estão há mais tempo que eles. Phil Campbell e eu tocamos juntos há 26-27 anos, além de 19 com Mikkey Dee. Por que os tiraria agora para colocar dois caras que nem devem saber tocar mais? É ridículo pensar nisso. Seria um ato nostálgico, gosto de viver o hoje e pensar no futuro.
Você ainda fala com Phil e Eddie?
De vez em quando. Gosto de Phil, ele era meu melhor amigo. Eddie era um amigo também, mas vivia reclamando. Era um saco. A última vez que ele saiu, deixamos. Antes, um de nós ia atrás e o trazia de volta. Foi por causa da música que fizemos com Wendy O. Williams ("Stand By Your Man"). Ele desistiu porque Wendy teve dificuldades na gravação. Ela precisava fazer várias vezes. Não acreditei na hora que ele se mandou. Acho que ficou esperando que alguém o chamasse de volta. Phil entrou no estúdio e disse "Eddie se mandou de novo". Perguntei "agora é a vez de quem ir falar com ele?" (risos). Depois disse "dane-se, não vou fazer isso". Foi uma decisão errada da parte dele.
Você nunca fez uma falsa turnê de despedida. Isso o ajuda a ser verdadeiro com sua integridade?
Não estamos prontos para fazer isso ainda. Nem sei se faremos, pois nunca sentimos que devemos dizer adeus. É patético anunciar uma terceira ou quarta excursão de despedida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
O mito sobre Kurt Cobain que Dave Grohl hoje já não banca com tanta certeza
Astro de Hollywood, ator Javier Bardem fala sobre seu amor pelo Iron Maiden
A maior banda de hard rock dos anos 1960, segundo o ator Jack Black
O vocalista que recusou The Doors e Deep Purple, mas depois entrou em outra banda gigante
Guns N' Roses supera a marca de 50 shows no Brasil
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
Por que Ricardo Confessori foi ao Bangers e não viu o show do Angra, segundo o próprio
Fabio Lione publica mensagem emocionante de despedida do Angra: "Para sempre!"
O clássico do Sepultura que traz a mesma nota repetida inúmeras vezes
Megadeth fará, ao menos, mais uma turnê pela América Latina antes do fim
Adrian Smith revela que Bruce Dickinson voltou ao Iron Maiden antes
Europe anuncia novo álbum de estúdio, "Come This Madness"
Com Lemmy nos vocais, Headcat lançará tributo a Buddy Holly
O guitarrista que fazia Lemmy perder a paciência; "era só pra me irritar"
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
O clássico do Dead Kennedys que deve sua criação à ex-banda de Lemmy
Os roqueiros que seguiram na estrada mesmo quando o corpo pedia para parar
O dia em que Phil Campbell invadiu show do Testament montado em um cavalo
O curioso conselho que Phil Campbell recebeu de Lemmy Kilmister quando entrou no Motörhead
O dia em que guitarrista do Motörhead usou jornais para atrapalhar show do Heaven and Hell
Spin: os 40 melhores nomes de bandas de todos os tempos


