Sinal dos Tempos: Ford está excluindo CD Players de carros
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 25 de julho de 2011
Da última vez que conferimos, os CDs ainda estavam vendendo centenas de milhões de cópias por ano. Mas os fabricantes de carros têm ciclos de produtos planejados para muitos anos para se preocuparem, e por isso que a Ford está oficialmente descontinuando o CD - Player do painel de seus carros – tal como o fez com o toca-fitas anteriormente. "A tecnologia de entretenimento em carros está migrando pra o digital mais rapidamente do que qualquer outro elemento das experiências veiculares," disse Sherryl Connelly, gerente de tendências globais e futuras na Ford Motor Company. "O CD player – tal como orelhões – está destinado a sumir para dar espaço a novas e melhores tecnologias."
A empresa apontou para seu modelo Focus como o primeiro modelo que não terá mais CD players, parte de uma manobra agressiva rumo à integração das plataformas dos smartphones, USB e arquivos em MP3. A Ford tem forçado a integração digital do painel de seus carros com o sistema SYNC já há algum tempo, um esquema que inclui sistemas touchscreen para aplicações como o Pandora (e, por mais assustador que isso possa soar, pro Twitter também).
Claro, nem todo modelo vai sair de fábrica sem CD players logo de cara, e alguns serão mantidos – por enquanto. "A Ford obviamente irá continuar a oferecer CD players enquanto houver demanda," diz o gerente e multimídia da Ford Ralf Brosig à revista Expert Reviews. "Entretanto, com o tempo nós esperamos que as preferências do consumidor nos levem rapidamente a uma abordagem completamente digital para o entretenimento in-car."
Isso tudo é parte de um ardil 22 para o formato CD. Para milhões, não há nada errado com esse formato, apesar de em algum ponto, empresas como a Ford precisarem cortar o cordão. Isso, aliado à ausência de varejistas de mídias físicas, alimenta a espiral cadente, apesar de coisas como aplicativos iClouds, Spotify e estações de rádio com Wi-Fi estarem simplesmente acotovelando o CD para fora do painel.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Rafael Bittencourt desabafa sobre receios e "confiança rompida" com Edu Falaschi
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth
O cantor que Axl Rose admitiu ter medo de conhecer; "escuto o tempo todo"
"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
Clown diz que Joey Jordison poderia ter voltado ao Slipknot
Os motivos que levam pessoas como Kurt Cobain a ir para as drogas, segundo Renato Russo
Rodolfo deu entrevistas e falou sobre planos do Raimundos no mesmo dia que deixou o grupo


Metallica: sobre o que fala "For Whom The Bell Tolls"
Fãs pediam que membros do Metallica transassem com suas namoradas?
Lobão: Titãs é uma "bandinha chechelenta"
A música que Angus Young, do AC/DC, tem vergonha de ter gravado
Axl Rose: Um dos vocalistas com maior alcance
Para entender: o que é AOR?



