Sinal dos Tempos: Ford está excluindo CD Players de carros
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 25 de julho de 2011
Da última vez que conferimos, os CDs ainda estavam vendendo centenas de milhões de cópias por ano. Mas os fabricantes de carros têm ciclos de produtos planejados para muitos anos para se preocuparem, e por isso que a Ford está oficialmente descontinuando o CD - Player do painel de seus carros – tal como o fez com o toca-fitas anteriormente. "A tecnologia de entretenimento em carros está migrando pra o digital mais rapidamente do que qualquer outro elemento das experiências veiculares," disse Sherryl Connelly, gerente de tendências globais e futuras na Ford Motor Company. "O CD player – tal como orelhões – está destinado a sumir para dar espaço a novas e melhores tecnologias."
A empresa apontou para seu modelo Focus como o primeiro modelo que não terá mais CD players, parte de uma manobra agressiva rumo à integração das plataformas dos smartphones, USB e arquivos em MP3. A Ford tem forçado a integração digital do painel de seus carros com o sistema SYNC já há algum tempo, um esquema que inclui sistemas touchscreen para aplicações como o Pandora (e, por mais assustador que isso possa soar, pro Twitter também).
Claro, nem todo modelo vai sair de fábrica sem CD players logo de cara, e alguns serão mantidos – por enquanto. "A Ford obviamente irá continuar a oferecer CD players enquanto houver demanda," diz o gerente e multimídia da Ford Ralf Brosig à revista Expert Reviews. "Entretanto, com o tempo nós esperamos que as preferências do consumidor nos levem rapidamente a uma abordagem completamente digital para o entretenimento in-car."
Isso tudo é parte de um ardil 22 para o formato CD. Para milhões, não há nada errado com esse formato, apesar de em algum ponto, empresas como a Ford precisarem cortar o cordão. Isso, aliado à ausência de varejistas de mídias físicas, alimenta a espiral cadente, apesar de coisas como aplicativos iClouds, Spotify e estações de rádio com Wi-Fi estarem simplesmente acotovelando o CD para fora do painel.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
Como a morte da mãe de Bono deu origem à música que o U2 mais tocou ao vivo
Regis Tadeu cobra autoridades e influenciadores em apelo por Lito Sousa
O guitarrista que Eddie Vedder considera o maior sobrevivente da história do rock
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
McLaren batida em um muro pelo baterista do Pink Floyd é vendida por R$ 188 milhões
Soundgarden fará show do intervalo na abertura da temporada 2026/27 da NFL
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
Wolfgang Van Halen vence aposta com troll da internet e vai à forra
Cantora Dolly Parton morre aos 80 anos de idade
Mark Osegueda nega que Kerry King seja uma pessoa difícil de lidar
A melhor música do Wings de todos os tempos, segundo Paul McCartney
A lição que jovem fã ensinou ao lendário Rick Wakeman no Brasil
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
O músico que para Bob Dylan estava "anos luz à frente de seu tempo"
5 curiosidades sobre Alexandre o Grande, ícone retratado em música do Iron Maiden
Iron Maiden, Aquiles Priester e a foto de uma vida

Restart: Trecho de "Enter Sandman" do Metallica no VMB 2010
O Whiplash.Net é um site lucrativo?
Stevie Ray Vaughan: o último show e o vôo para a morte
Bob Geldof diz que se arrepende de ter feito o "The Wall", do Pink Floyd
Morte: confira 15 das melhores músicas sobre o tema
Jack Bruce: "Foda-se o Led Zeppelin, eles são um lixo!"



