Korn, FNM e Bad Religion: integrantes em novo projeto
Por Antonio Parreira
Fonte: Blabbermouth
Postado em 21 de setembro de 2011
FEAR AND THE NERVOUS SYSTEM, o projeto apresentando James "Munky" Shaffer (KORN) na guitarra, Billy Gould (FAITH NO MORE) no baixo, Steve Krolikowski (REPEATER) nos vocais e Brooks Wackerman (BAD RELIGION) na bateria, lançará seu primeiro álbum dia 25 de outubro. O disco foi produzido por Jim Monti e Leo Ross.
O FEAR AND THE NERVOUS SYSTEM foi uma idéia que Shaffer teve durante uma longa pausa após o lançamento do disco "sem título" do KORN. Ele teve uma idéia extremamente legal de formar um "supergrupo" com músicos do primeiro escalão que ele admira e que se tornaram seus amigos.
"Eu tenho ficado à tôa em casa durante bastante tempo," Shaffer explica. "Quando você é uma pessoa criativa, você não pode ficar quieto por muito tempo!"
Wackerman adiciona, "O início do FEAR AND THE NERVOUS SYSTEM começou com Munk. Depois que eu fiz o disco do KORN, ele perguntou se eu estaria interessado em tocar neste projeto, que não tinha nome naquele tempo. Eu tive uma grande experiência com ele no KORN, então eu estava ansioso para ver o que seria esse outro projeto."
"Zac Baird e eu trabalhamos em algumas idéias ao excursionar com o KORN," Shaffer continua. "Assim, quando nós começamos a gravar, aquelas idéias de canções começaram a sair quase pontas. Mas, 90% do álbum foi criado na hora, e em seguida gravado."
"Nós tivemos sorte de ter as pessoas que nós quisemos involvidos com o projeto."
"Durante o processo de escrever as músicas, eu quis todos contribuindo igualmente, e sintindo-se aberto para tentar cada idéia que quisessem. Então nós gravaríamos e veríamos se isso funcionaria em algumas das canções mais tarde. No estúdio, tudo começou realmente com Brooks gravando algumas trilhas surpreendentes na bateria para o resto de nós poder escrever e arranjar as canções. Isso é onde a maioria da faíscas creativas inicialmente começaram. Também, eu quis que todos se divertissem gravando."
"Não havia nenhuma gravadora (exceto eu mesmo) nos empurrando para fazer isto ou aquilo, nenhumas programação... nós todos quisemos nos divertir e escrever boa música."
Quips Wackerman, "Apesar de empregar um terapeuta de bandas, eu me recordo de tudo ir bem."
"Brincadeiras à parte, foi uma das melhores sessões que eu já tive como um músico. Eu tive muita liberdade para fazer experimentos."
"A maioria destas canções pareceram se formar no estúdio, assim nós podíamos olhar pra elas de ângulos diferentes e manter ainda assim a espontaneidade. Mais ainda, a variedade e a qualidade da musicalidade neste registro adicionaram muito ao som."
De acordo com sempre-gracioso baixista do FAITH NO MORE, Billy Gould, "Há algumas trilhas estelares neste álbum, e eu tenho que dizer que James e os caras fizeram um grande trabalho nele, e eu tentei ajudar onde eu pude."
O nome da banda, FEAR AND THE NERVOUS SYSTEM, praticamente diz tudo. A música combina com o nome: poderosa, na-sua-cara e apenas um pouco inquietante... no bom sentido.
"No momento de gravar este álbum, eu estava, digamos, 'me sentindo incomun,'" Brinca Shaffer. "Eu estava lendo muitos livros, vendo filmes e música. Eu estava ouvindo o álbum da banda PEEPING TOM, assim eu pesquisei sobre o filme de 1959 'Peeping Tom', de onde a banda tirou o seu nome. As histórias do escritor e do diretos muito me inspiraram. Depois de assistir obsessivamente o filme, eu descobri que um dos personagens (um psiquiatra) no filme tinha escrito uma série de livros chamados 'Fear And The Nervous System'. No filme, o pai do personagem conduziria experiências perturbadoras em seu filho, em seguida filmando e documentando-as."
"A primeira vez que eu ouvi o nome, eu pensei que ele representa a coisa toda," diz Brooks.
Que outro plano está nas cartas para o FEAR AND THE NERVOUS SYSTEM? "Além da dominação do mundo? Esperançosamente nós podemos levar isso ao palco quando nossas programações o permitirem," Wackerman diz. "Eu penso que os fãs amariam ver o FEAR AND THE NERVOUS SYSTEM ao vivo, e eu sei nós adoraríamos fazê-lo."
Lista de músicas:
01. Hell/Intro
02. Choking Victim
03. Chosen Ones
04. No Secrets
05. Chinatown
06. Beautiful Side
07. Triggers
08. Dissolve
09. Jaguar
10. Slow Motion
11. Last Drive
12. Ambien
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Os melhores álbuns de metal e hard rock em 2025, segundo o Consequence
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Ratos de Porão: O elogio de João Gordo aos garotos do Restart
A letra que fez Hammett e Hetfield, do Metallica, chorarem


Bruce Dickinson elege o melhor cantor de Rock da história; Não é Freddie, Dio ou Gillan
Sebastian Bach: descrevendo o horror de urinar com Phil Anselmo
O desodorante que deu origem ao título de um dos maiores hits dos anos 1990
Heavy Metal: o Diabo e personagens bíblicas nas capas
Como foi a única conversa entre Raul Seixas e Renato Russo, segundo biografia
Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicos



