Reino Unido: venda de álbuns digitais supera CD e Vinil
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 31 de maio de 2012
A receita financeira obtida por meio de venda de arquivos digitais de música superou pela primeira vez a oriunda da comercialização de CDs e discos de vinil combinados pela primeira vez, de acordo com dados fornecidos pelo órgão responsável pela coleta e processamento de dados da indústria musical BPI.
Nos primeiros meses de 2012, 155.8 milhões de Libras foram gastas em música no Reino Unido, um aumento de 2.7 por cento em relação ao mesmo período de 2011. As vendas de arquivos digitais, incluindo downloads, assinaturas e serviços custeados por publicidade como o Spotify, Napster, We7 e eMusic ajudaram a acentuar as vendas de CDs – sendo responsáveis por 55.5 por cento desse total, com vendas aumentando em 23.6 por cento.
Enquanto o faturamento de formatos físicos como o CD e o vinil caiu em cerca de 15 por cento para apenas 69.3 milhões de Libras, as vendas de álbuns digitais subiram em 22.7 por cento para 35.9 milhões de Libras, superando os números obtidos pela venda de singles digitais pelo segundo trimestre seguido.
Isso é notícia boa para a indústria da música depois das vendas de álbuns no Reino Unido terem caído a seu nível mais baixo desde 1996 no começo desse mês. As vendas totais da semana que se encerrou em 20 de Maio ficaram pouco abaixo de 1.35 milhões, o que representa um decréscimo de 7.5 por cento da semana anterior e quase 250,000 menos do que o mesmo período no ano passado.
Foi o menor índice de vendas relativo a sete dias desde a semana que terminou no dia 22 de junho de 1996, quando apenas 1,277,279 álbuns foram vendidos. As vendas de singles também caíram em relação às do ano passado em quase 7 por cento, para apenas 3.15 milhões em 2012 até agora.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
A gigante do rock que irritou Chris Cornell e virou alvo constante de Kurt Cobain
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
O significado de "Highway to Hell", do AC/DC, segundo Angus Young
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
O clássico do Whitesnake que foi gravado durante um bate boca aos berros no estúdio
Bruce Dickinson escolhe qual turnê do Iron Maiden é a sua preferida
Bono manda a real sobre o motivo do rock ter perdido espaço para o hip-hop nos anos 2000
O pior álbum dos Beatles de acordo com George Harrison
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Bono explica por que U2 colocou "Vertigo" em comercial da Apple: "Você tem que lidar com o diabo"
O vocalista que Robert Plant julgava inalcançável e que idolatrava o cantor do Led Zeppelin
O clássico que é imbatível, segundo Slash e Bruce Dickinson; "não existe nada mais pesado"
Exemplos: 10 músicos com deficiências ou problemas de saúde
Cinco bandas de heavy metal que nunca trocaram de vocalista - Parte I

Seether é mais uma banda que abandonará o formato de álbuns
Por que é tão difícil combater os cambistas? Ticketmaster Brasil dá sua versão
Sorte: homem acha 2 discos de vinil em sebo e fatura R$42 mil



