Claustrofobia: álbum com quarteto de guitarras

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Maicon Leite, Fonte: Claustrofobia, Press-Release
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 18/05/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Acaba de sair o novo álbum “DesConstruindo” do KROMA, quarteto de guitarras cujo o guitarrista da banda CLAUSTROFOBIA Alexandre de Orio é um dos integrantes. Também é formado por Heraldo Paarmann (ex-Ultraje a Rigor), Alexandre Spiga e Igor de Bruyn.

881 acessosClaustrofobia: assista clipe com participaçao de Henrique Fogaça5000 acessosMax Cavalera: triste ver uma banda tão importante virar uma merda

O quarteto tem como intuito demonstrar através de trabalhos de pesquisas interpretativas uma nova forma estética para a guitarra elétrica. O repertório é composto por uma diversidade sonora numa releitura peculiar. Em que vários elementos do universo da guitarra são apresentados de forma tão ampla que o instrumento acaba se mostrando além de seu símbolo máximo que é o Rock and Roll.

O álbum possui 14 faixas e conta com três ilustres participações: o grande guitarrista Heraldo do Monte que gravou um solo no frevo “Sombrinha Colorida” de sua autoria e arranjada pelo Kroma; a baterista Vera Figueiredo (Altas Horas) gravou duas músicas, uma delas o frevo citado acima e a outra é um medley com quatro temas famosos, sendo um blues (Sweet Home Chicago), um ragtime (The Entertainer) e dois baião (Baião/O Ovo), mostrando uma brincadeira entre estes gêneros; e por fim Roger Moreira (Ultraje a Rigor) gravou um solo de flauta transversal em uma versão inusitada da música “Inútil” do Ultraje.

Em algumas músicas o quarteto explora uma sonoridade percussiva da guitarra, demonstrando que a guitarra além de ser um instrumento harmônico e melódico também pode ser trabalhada como um instrumento percussivo. Uma das faixas, “Nóia” foi composta por Alexandre de Orio e foi gravada no penúltimo álbum do Claustrofobia, "I See Red", porém agora arranjada para quatro guitarras e sobre a música é recitada a letra “O Pulso” de Arnaldo Antunes do Titãs. Clima musical bem propício para tal letra.

Este álbum demonstra a desconstrução da imagem da guitarra que geralmente é associada apenas ao Rock e constrói novas possibilidades sonoras do instrumento.

O álbum está à venda em grandes lojas como a Saraiva, Livraria Cultura entre outras.

Confira uma das faixas contidas no álbum:

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Contatos:
anapaulaon@hotmail.com
http://www.myspace.com/alexandredeorio
http://www.youtube.com/alexandredeorio
http://www.myspace.com/kromaquartet
http://www.quartetokroma.com

Por Ana Paula Niederauer

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

881 acessosClaustrofobia: assista clipe com participaçao de Henrique Fogaça84 acessosClaustrofobia: teaser do novo clipe "The Greatest Temptation"65 acessosClaustrofobia: banda relança "Fulminant" pela Die Hard531 acessosClaustrofobia: datas da tour e show ao lado do Sepultura0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Claustrofobia"

Death MetalDeath Metal
Mais cinco álbuns nacionais que você deve escutar

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Claustrofobia"

Max CavaleraMax Cavalera
Triste ver uma banda tão importante virar uma merda

Ultimate GuitarUltimate Guitar
As 28 canções mais sombrias de todos os tempos

David BowieDavid Bowie
A última foto pública e a última foto privada

5000 acessosRush: Um Adeus Aos Reis5000 acessosAs histórias por trás de 11 capas clássicas5000 acessosRock e metal: o outro lado das capas de discos5000 acessosDavid Lee Roth: Cocaína, putaria e mais cocaína5000 acessosSteven Adler: memórias perdidas com Lars Ulrich e John 55000 acessosAC/DC e Guns: Incontinência urinária de Slash bêbado ajudou na escolha de restaurante

Sobre Maicon Leite

Maicon Leite é assessor de imprensa na Wargods Press, colaborador na revista Roadie Crew e um dos autores do livro Tá no Sangue! - A História do Rock Pesado Gaúcho, dentre outros projetos e publicações.

Mais matérias de Maicon Leite no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online