Circa (ex-Yes): show com entrada franca em Votorantim
Por Eliton Tomasi
Fonte: SOM DO DARMA
Postado em 28 de junho de 2012
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Localizada no interior do estado de São Paulo, a cidade de Votorantim definitivamente entrou para a rota internacional de turnês de rock progressivo. Depois do sucesso do show com o FOCUS realizado em Março na Pedreira do Icatu, agora é a vez de outro grande expoente do gênero se apresentar na cidade, o CIRCA.
O show faz parte da turnê que a banda americana realiza no Brasil em Julho e que também incluirá shows no Bourbon Street em São Paulo e no Teatro Rival no Rio de Janeiro. Essa será a primeira vez que eles se apresentarão com o CIRCA no Brasil - eles já estiveram aqui antes como músicos do YES - e o show em Votorantim será o único numa cidade do interior.
O CIRCA é formado pelos ex-integrantes do YES, o tecladista Tony Kaye e o multi-instrumentista Billy Sherwood, e sua história está diretamente conectada com a do lendário grupo inglês.
Tony Kaye é o tecladista original do YES. Ele gravou com o grupo os três primeiros e clássicos álbuns, "Yes" (1969), "Time And A Word" (1970) e "The Yes Album" (1971), além do álbum de maior sucesso comercial da banda, "90125", que saiu em 1985, mesmo ano em que se apresentou com o YES na primeira edição do Rock In Rio.
Tony Kaye ainda gravou outros dois discos com a banda, "Big Generator" de 1987 e "Talk" de 1994, época em que conheceu Billy Sherwood, que havia sido recentemente oficializado como novo guitarrista do YES.
Gustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
A primeira participação de Billy Sherwood no YES foi como músico de estúdio e compositor no disco "Union" de 1991. De 1994 a 1999, Billy foi o segundo guitarrista oficial do YES, tendo também tocado teclado em algumas ocasiões. Ele ainda produziu o disco "Keys To Ascension II" e fez parte do time de produção dos álbuns "Keys To Ascension I" e "Open Your Eyes". Neste último, lançado em 1997, Billy Sherwood teve grande participação como compositor, bem como em seu sucessor, "The Ladder", de 1999.
Paralelamente ao YES, Billy Sherwood ainda formou o Conspiracy, projeto ao lado do baixista do YES, Chris Squire, que teve dois álbuns lançados.
Tony Kaye e Billy Sherwood formaram então o CIRCA nos Estados Unidos em 2007. A primeira formação da banda ainda incluiu o lendário baterista do YES, Allan White, além do guitarrista Jimmy Haun, que também havia atuado como músico de estúdio no disco "Union" do YES.
O primeiro álbum, auto-intitulado, saiu no mesmo ano e trouxe nove músicas, duas delas compostas em 1995 numa parceria entre Billy Sherwood e Trevor Rabin, guitarrista do YES de 1983 a 1994.
A estréia do CIRCA nos palcos aconteceu em Agosto em San Juan Capistrano na Califórnia. O set ainda incluiu vários clássicos do YES. O show foi filmado e tornou-se o primeiro DVD do CIRCA, intitulado "Circa Live".
Em 2008, Allan White deixou o CIRCA para se concentrar no YES. Em seu lugar foi recrutado o baterista Jay Schellen (Hurricane, Asia). Com essa formação foi lançado em 2009 o segundo álbum da banda, "Circa HQ".
No começo de 2011, a formação passou por nova mudança: Ricky Tierney (baixo) e Scott Connor (bateria), que estavam tocando em outro projeto ao lado de Tony Kaye e Billy Sherwood, passaram a integrar o CIRCA. Em setembro do mesmo ano, a banda colocou no mercado o terceiro disco de estúdio, "And So On".
O show que o CIRCA apresentará em Votorantim no dia 13 de Julho na Praça de Eventos Lecy de Campos vai trazer músicas de toda carreira da banda além de muitos clássicos do YES como "Roundabout", "Wonderous Stories", "Cinema", "Time and a Word", entre outros.
Essa será a segunda passagem de Billy Sherwood pela região. Em 2010 o músico participou do "Concerto Rock Sinfônico" ao lado da Orquestra Sinfônica da Fundec de Sorocaba e do grupo progressivo Banda do Sol. Mais de 8 mil pessoas prestigiaram o evento no Parque Carlos Alberto de Souza no Bairro Campolim em Sorocaba/SP.
Realizado pela Secretaria de Cultura de Votorantim por intermédio dos produtores culturais Eliton Tomasi e Vinicius Tomasi, o show do CIRCA em Votorantim contará com abertura das bandas KAPPA CRUCIS - veterano e consagrado grupo de heavy rock da cidade de Apiaí/SP -, e DREAM WILD, grupo representante da cidade de Votorantim.
Os shows terão início as 19hs e a entrada será franca, sem necessidade de retirada de ingressos antecipados. O show fará parte da programação de eventos da Secretaria de Cultura de Votorantim em comemoração ao Dia Mundial Do Rock que se estenderá durante todo o mês de Julho.
Serviço:
Show CIRCA - Dia Mundial do Rock
Abertura: Kappa Crucis e Dream Wild
Data: Sexta-Feira – 13 de Julho de 2012
Horário: 19h
Local: Praça de Eventos Lecy de Campos – Centro – Votorantim/SP
Entrada Franca (Não é necessário a retirada de ingressos antecipados)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
O disco em que Ritchie Blackmore encontrou o Rainbow que queria fazer
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
O dia que James Hetfield quis saber mais sobre a guitarra do Nightwish
As 5 bandas que Slash detonou, incluindo duas onde ele mesmo tocou
Bruce Dickinson alfineta Trump durante show do Iron Maiden no Canadá
5 riffs do metal nacional que valem mais que disco gringo inteiro dos anos 1980
A banda que foi um fiasco abrindo para o Van Halen, mas Eddie achava genial
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
A queixa que Tony Iommi ouviu de Ozzy Osbourne na véspera da morte do cantor
Ex-vocalista do Slipknot revela se considera "Mate. Feed. Kill. Repeat." um disco ou demo
A melhor cantora de metal de todos os tempos, segundo Emppu Vuorinen
Policial que matou assassino de Dimebag Darrell compartilha memórias da noite
O hit que transformou Phil Collins em saco de pancadas: "Eu não merecia isso"
Baterista admite não gostar muito do último álbum de inéditas do Poison
Quando Nick Mason e Stewart Copeland escolheram juntos o melhor baterista de todos os tempos
Pink Floyd: as brincadeiras e enigmas nas capas dos álbuns
O grande problema das bandas do Rio de Janeiro, segundo funcionário do Circo Voador

Axl Rose: Um dos vocalistas com maior alcance
Rob Halford: "Ninguém escolhe ser Gay"
Black Sabbath: a polêmica capa do polêmico Born Again
VH1: os 100 melhores álbuns de rock segundo a emissora
O significado de "Dorme agora, é só o vento lá fora" de "Pais e Filhos" da Legião Urbana
Black Metal: os 11 melhores álbuns de todos os tempos
