RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A música triste e tocante de Bruce Dickinson que fala sobre Aleister Crowley

A música envolvente do Ghost inspirada em serial killer enigmático que nunca foi capturado

Porque os Beatles não tinham apenas músicas bacanas, de acordo com Paul McCartney

Seria "Yesterday" a música mais famosa e que mais rendeu dinheiro aos Beatles?

John 5 abre o "Knights In Satan Service Museum", em homenagem ao Kiss

Blind Guardian e Destruction são anunciados como atrações do Bangers Open Air

Iron Maiden anuncia antologia literária "Infinite Dreams - The Official Visual History"

Como bandas nacionais dos anos 1980 podiam superar as gringas, segundo Capital Inicial

O clássico dos anos 1990 inspirado em censura e consumo de carne animal

A música do Pearl Jam que aparenta ser sobre Kurt Cobain, mas Eddie Vedder nega

A música onde Mick Jagger e Dave Grohl zoam negacionistas da pandemia

Os motivos que levaram cético Lemmy Kilmister a acreditar em reencarnação

A pergunta "inocente" que gerou um dos grandes hinos dos anos 2000

A banda casca-grossa que fez um coronel da ditadura baixar a guarda e voltar atrás

As melhores canções do Black Sabbath sem Ozzy ou Dio, conforme a Metal Hammer


Bangers Open Air

Demo Clipe: a evolução natural das demos em fita e CD?

Por Afonso Ellero
Fonte: Infinite TV
Postado em 16 de junho de 2012

Há algumas décadas atrás o maior orgulho de uma banda recém formada era poder exibir uma fita cassete encapada com seu logo, ou não, contendo três ou quatro músicas autorais gravadas quase sempre em condições técnicas pouco favoráveis. Era a chamada "Demo Tape", que hoje virou artigo de colecionador saudosista.

O tempo passou, a tecnologia obrigou as bandas a aposentarem a velha fita cassete e a substituí las pela qualidade inquestionável dos CD´s.

A digitalização facilitou os processos de gravação e, apesar de ainda onerosas, a confecção do "Demo CD" tornou se a forma obrigatória de apresentação de uma nova banda ao mercado. O velho conceito de que o importante era criar seu próprio som e grava lo do jeito que desse estava definitivamente sepultado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Para chamar a atenção um "Demo CD" precisava ter qualidade sonora e visual. De preferência com apresentação impecável. A imagem era "quase tudo" no mundo do rock e "tudo" no mundo do pop.

Sua divulgação dependia quase que exclusivamente das revistas especializadas e de um ou outro programa de rádio que por motivos óbvios (falta de tempo e espaço) não dava conta da demanda de boas bandas que apareciam. A seleção de quem era notícia ou ia ao ar dependia de quem chamasse mais a atenção e é claro que uma boa capa aliada a um bom release ajudava muito nessa hora. O bom e velho "boca a boca" também ajudava, mas não colocava ninguém na mídia.

Foi quando chegou a Internet e com ela o Napster, programa de compartilhamento de arquivos que mudou o mundo da música como nunca antes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

A facilidade de acesso e o custo quase zero está praticamente enterrando as mídias físicas sete palmos abaixo da terra. Chegamos enfim a tal "Era Digital"!

Brigas na justiça, lobby de gravadoras, discussões públicas que expuseram bandas e arranharam sua reputação, "chororô" de músicos e gravadoras que vendiam milhões. Nada disso adiantou e os sites de downloads estão por aí. E mesmo que se feche um, outros dois serão abertos. O caminho é sem volta e o famoso "sistema" insiste em lutar contra.

Dentre tantas interrogações que visam prever o futuro uma me chamou a atenção porque, pelo menos em meu ponto de vista, está começando a ser respondida:

"Qual a forma mais eficiente de se promover uma banda que acabou de sair do forno?"

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Como produtor do Programa MultRock tenho notado uma tendência crescente ao escolher os clipes das novas bandas autorais que vamos ajudar a divulgar no programa: a maioria delas prefere investir seus recursos financeiros na edição de um clipe bem produzido do que na gravação de um álbum com dez ou doze músicas.

Ao longo dos meses fui entrando em contato com cada uma delas para pedir informações e autorizações de exibição e notei que em alguns casos a banda sequer havia feito um show ao vivo! Outras tinham apenas três canções gravadas!

Mas todas tinham seu próprio site e disponibilizam suas composições para download gratuito.

O detalhe mais interessante é que os clipes têm uma produção impecável e utilizam o que há de mais moderno em termos de edição. Quando a banda promove o lançamento do clipe nas redes sociais já se referem a ele como "nosso novo single" ou "nosso primeiro single". Isso me lembra muito o Compact Disc, muito popular nas décadas de 60, 70 e início da de 80.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Será que é uma volta no tempo?

Pelo que parece, e ao contrário do que se pensava, o número de downloads nos sites talvez não tenha a mesma importância que o número de visualizações no Youtube.

O que define o sucesso ou o anonimato de uma banda é o número de pessoas que visualizaram o seu som. Deu pra entender? "Visualizar o seu som"...

Não é incomum que alguns músicos possuam uma rede de amigos que diariamente tem o trabalho de dar um ou mais "plays" nos sites de hospedagem dos clipes.

Dentre as boas bandas que conheci nessas circunstâncias três delas me chamaram a atenção pela qualidade de suas músicas e de seus clipes: TRIGGERZ, DIRTY GLORY E TIER.

Essa última conseguiu até colocar a modelo e ex dançarina do latino, Andressa Urach no clipe da música "Sem Saída" que foi apresentada na 10ª edição do MultRock e que você pode conferir no link abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

Assistir vídeo no Vimeo

Diante dessa "nova ordem mundial" só me resta acreditar que o futuro das bandas iniciantes está no "Demo Clipe" e na volta da divulgação "boca a boca", ou melhor, "página a página" já que as redes sociais invadiram nossa vida e se tornaram uma importante ferramenta de divulgação. Sinais da revolução tecnológica.

E assim será por um bom tempo. Ou até que uma nova revolução nos pegue de surpresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS