Jethro Tull: Ian fala sobre o Grammy que tirou do Metallica
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Powerline
Postado em 07 de julho de 2012
O METALLICA foi nomeado pela primeira vez ao Grammy de "Hard Rock/Metal Performance" em 1989, mas perdeu para o JETHRO TULL, uma banda que destaca-se principalmente pelo seu uso pesado de flauta. Os fãs (e até mesmo alguns membros da platéia) ficaram justamente indignados, quando o selo do JETHRO TULL tentou minimizar a gafe, colocando um anúncio na Billboard que dizia: "A flauta é um instrumento de heavy metal".
Com o Grammy 2012 pela frente neste domingo, a Powerline pediu ao vocalista do JETHRO TULL, Ian Anderson para contar sobre o dia histórico quando ao JETHRO TULL foi dado o prêmio de melhor artista rock/heavy metal.
"Eu provavelmente sou perguntado sobre isso muito mais quando estou falando com escritores americanos que na Inglaterra", diz Ian Anderson. "Não é realmente uma boa coisa por aqui. Foi um ano em que apareceu uma nova categoria para 'hard rock'/'metal' e essa categoria ainda existe hoje... e fomos, por alguma estranha razão, nomeados. Naquele momento, ninguém prestava atenção para o fato de que foram nomeados. Não houve um pio de ninguém. Porque eles achavam que não hávia como o JETHRO TULL ganhar. Nem IGGY POP, nem JANE'S ADDICTION. Tinha que ser o METALLICA, porque eles eram os grandes, novos enorme talentos de sucesso direto da caixa naquele ano e todo mundo tinha como certo que o METALLICA ia ganhar o Grammy, incluindo o próprio METALLICA. E quando ele foi anunciado para o JETHRO TULL, sob uma enxurrada de vaias e assobios e murmúrios de descrença, eu gostaria de pensar que não foi porque os seis mil membros votantes da Academia Nacional de Artes e Ciências votaram no JETHRO TULL como uma banda de hard rock ou uma banda de heavy metal. Eles nos deram o prêmio porque nós éramos um bando de bons rapazes que nunca ganhou um Grammy antes. E triste de se ver, mesmo depois de todos estes anos, que ainda não há uma categoria para melhor tocador de flauta que se equilibra em uma perna só. Caso contrário, eu ganharia todos os anos".
Ele continua: "E, como dissemos na época, o METALLICA era uma banda nova e excitante. E eles vão, com certeza, ganhar o Grammy no ano seguinte e eles fizeram isso mesmo. E para provar que bandas de heavy metal têm senso de humor, eles botaram um anúncio de página inteira na Billboard quando eles ganharam o Grammy, agradecendo ao seu produtor musical, sua gravadora, suas mães, seus pais, seus irmãos, o cão da família e ao JETHRO TULL por não lançar um novo álbum naquele ano".
Se Anderson já chegou a falar com o METALLICA sobre a experiência? "Não, eu realmente nunca me encontrei com eles", diz Anderson, "mas tenho certeza que eles são caras encantadores e humildes".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Sepultura anuncia último show na Europa
Fernanda Lira agradece ao Sepultura por conquista histórica da Crypta na Europa
Abandonado pela banda em posto de gasolina, músico pede dinheiro para voltar pra casa
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
O artista que Ian Anderson coroou como "a mãe da reinvenção"
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
Guitarrista Martin Barre, ex-Jethro Tull, anuncia autobiografia
Os 11 álbuns prog preferidos de Geoff Downes, tecladista do Yes e Asia


