The Witches Drum: barulho hipnótico, feitiçaria psicodélica
Por Aline Luz
Fonte: Bandcamp The Witches Drum
Postado em 09 de setembro de 2012
Banda underground do País de Gales, fazem parte da nova safra stoner/doom com raízes no Heavy Psych de fins dos anos 60.
THE WITCHES DRUM é um conjunto formado em 2009, na cidade de Cardiff, País de Gales e um dos mais recentes integrantes da cena Heavy Psicodélica atual.
Além do rótulo Heavy Psych, os rótulos Acid Rock e Stoner Rock também são capazes de definir o som da banda, um amálgama de BLACK SABBATH com CANNED HEAT e de KYUSS com ELECTRIC WIZARD.
Depois de uma Demo, com 3 músicas de puro barulho stoner ("Lost in the Wilderness", "Incompatible" e "Bad Vibrations"), lançam agora seu primeiro EP intitulado "Future Kings of an Empty Throne" (Futuros reis de um trono vazio).
O EP abre com a faixa ¨Watch the Freaks Loose It¨, seguida do heavy blues cadenciado da faixa ¨Filthy Closets¨. Então passamos para a viajante ¨Fishin´ for Ships¨.
Para fechar o EP vem a faixa "Climb Aboard the Bus of Devotion" (Suba no ônibus da devoção), igualmente viajada, com um clima space rock e muita distorção e peso.
THE WITCHES DRUM é uma das poucas bandas de Heavy Psych em sua cidade, o que os permite tocar junto com outras bandas dos mais variados estilos de rock e atrair um público diversificado.
Uma coisa que chama a atenção é a performance ousada de seu "frontman", o vocalista Matthew Fry, que muitos tem comparado ao lendário ARTHUR BROWN. Performance ousada é uma característica rara no rock atualmente.
Sobre o nome da banda, uma referência que pode ter servido de inspiração são os tambores xamânicos dos antigos feiticeiros do norte da Europa.
Também chamados de "Witch Drum" (tambor de bruxa), são um instrumento por meio do qual o xamã entra em transe com a finalidade de manter contato com o "submundo" dos espíritos e através disto trazer respostas para diversas dúvidas.
Referências ao paganismo, ocultismo e temas místicos em geral são a tônica do Heavy Psych, muitas vezes também chamado de hard-psych, proto-metal e proto-doom metal.
THE WITCHES DRUM recentemente marcou presença num dos festivais mais populares do País de Gales, o SŵN FESTIVAL. Segundo a Wikipedia, Sŵn é uma palavra gaulesa para Barulho. Não poderia ser mais bonito!
Esperamos que esta banda continue nos brindando com muito ruído eletrônico-primitivo-psicodélico e ajudando a fortalecer a atual cena Heavy Psych \m/
Integrantes
Matthew Fry - vocal
Mike Lancaster - guitarra
Joe Mccauley - guitarra
Owen Griffiths - baixo
Stephen Jones - bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps