Jimi Hendrix: o quão inédito será o álbum que sairá em março?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Silvia F., Fonte: Ultimate Classic Rock, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 31/12/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

1620 acessosMarty Friedman: por que ele prefere comer vidro que ouvir Hendrix?5000 acessosAxl Rose: "Sobe na porra do palco ou você vai morrer!"

Um dos lançamentos mais aguardados para 2013 é o álbum de JIMI HENDRIX intitulado “People, Hell & Angels”, que está sendo anunciado pela Experience Hendrix como uma coleção de 12 faixas inéditas. No entanto, de acordo com o pessoal da Antiquiet.com, tal informação não está inteiramente correta.

Apesar de HENDRIX ter lançado apenas três álbuns de estúdio durante sua vida, posteriormente surgiram inúmeras coleções de seus trabalhos — as quais incluem demos, materiais de estúdio inacabados ou gravações feitas ao vivo e de baixa qualidade.

Seria um grande desafio reunir uma dúzia de músicas totalmente inéditas e, de fato, uma análise mais detalhada das faixas contidas em “People, Hell & Angels” revela que enquanto este novo projeto inclui faixas diferenciadas — e que certamente oferecerão melhor qualidade de gravação do que as coleções anteriores — a maior parte deste material já foi ouvida de alguma forma.

“Earth Blues” faz parte do lançamento póstumo “First Rays of the New Rising Sun – Jimi Hendrix”, de 1997, o qual a Experience Hendrix divulgou como sendo uma tentativa de reproduzir um quarto álbum “finalizado” de HENDRIX. “Izabella” também aparece neste mesmo disco, assim como “Hey Gypsy Boy” — que já havia sido lançada anteriormente em uma outra coleção chamada “Midnight Lightning – Jimi Hendrix”, aparecendo em ambas sob o título de “Hey Baby (New Rising Sun)” e com um arranjo mais sofisticado.

“Somewhere” apareceu pela primeira vez em 2000 na coleção “The Jimi Hendrix Experience”, apesar de que em ‘People, Hell & Angels - Jimi Hendrix’ ela supostamente esteja “bastante diferente”. Múltiplas versões de “Hear My Tain A Comin” já foram lançadas, então resta saber se a nova versão também será diferente. Ao mesmo tempo, uma versão editada e com 4 minutos de duração de “Easy Blues” está disponível desde 1981 em “Nine to the Universe – Jimi Hendrix”. O próximo lançamento promete uma versão não editada e com quase o dobro de duração.

“Bleeding Heart” também faz parte do álbum “Valleys of Neptune – Jimi Hendrix”, que a Experience Hendrix lançou há poucos anos. “Crash Landing” foi a canção-título de um lançamento póstumo que reunia gravações de vários músicos, portanto espera-se que essa versão seja a original. “Mojo Man” foi lançada recentemente como um single pela banda GHETTO FIGHTERS — liderada por alguns velhos amigos de HENDRIX e os quais ele ajudou a criar esta faixa, embora tecnicamente esta seja a primeira vez que ela será lançada vinculada ao nome de JIMI HENDRIX. E é claro, “Villanova Junction Blues” apareceu em 2006, na compilação “Burning Desire – Jimi Hendrix”.

Do material que realmente pode ser considerado inédito, “Inside Out” é uma versão de estúdio mais antiga da faixa “Ezy Ryder” de “The Cry of Love – Jimi Hendrix”, então é muito provável que seja diferente. E “Baby Let Me Move You” parece ser uma faixa verdadeiramente inédita, apresentando HENDRIX e o saxofonista LONNIE YOUNGBLOOD, os quais se reuniram num estúdio em 1969. Se essa faixa apresenta uma música memorável ou não só saberemos no dia 5 de Março, data prevista para o lançamento do álbum.

Então é isso — das 12 faixas “novas e inéditas” que compõem "People, Hell & Angels – Jimi Hendrix", apenas uma ou duas parecem se enquadrar nessa classificação, pelo menos até onde sabemos. Mesmo assim, a chance de termos contato com músicas de tamanho valor como as de JIMI HENDRIX será bem mais gratificante e preferível do que a maioria dos lançamentos "mainstream" esperados para 2013.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Liam GallagherLiam Gallagher
Ele não gosta de Queen e odeia o som de Brian May

1620 acessosMarty Friedman: por que ele prefere comer vidro que ouvir Hendrix?1425 acessosGrunge: "Seattle falha em honrar os seus ícones da música"0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Jimi Hendrix"

Solos de guitarraSolos de guitarra
Lista dos 50 melhores segundo a NME

Ultimate Classic RockUltimate Classic Rock
Os 100 maiores clássicos do rock

Dave LombardoDave Lombardo
Dez álbuns que marcaram a vida do baterista

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Jimi Hendrix"


Axl RoseAxl Rose
"Sobe na porra do palco ou você vai morrer!"

Eddie Van HalenEddie Van Halen
Falando sobre o solo de "Beat It"

Meet & GreetMeet & Greet
Como os roqueiros de verdade se comportam

5000 acessosNo alto do castelo há uma linda princesa...5000 acessosO lado escuro do rock: você acredita em magia negra?5000 acessosButcher Babies: Conheça o Porn Metal de ex-coelhinhas da Playboy5000 acessosDef Leppard: não foi acidente que fez show no Rock In Rio 1985 ser cancelado5000 acessosSepultura: banda assiste ao tetra do Brasil em 19945000 acessosMetallica: os riffs reaproveitados do Exodus

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 31 de dezembro de 2012


Sobre Silvia F.

Queria ser cientista, mas descobriu nas artes a sua verdadeira vocação. Amante de várias vertentes do metal, principalmente sinfônico, power e melódico.

Mais matérias de Silvia F. no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online