Jimi Hendrix: o quão inédito será o álbum que sairá em março?
Por Silvia F.
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 31 de dezembro de 2012
Um dos lançamentos mais aguardados para 2013 é o álbum de JIMI HENDRIX intitulado "People, Hell & Angels", que está sendo anunciado pela Experience Hendrix como uma coleção de 12 faixas inéditas. No entanto, de acordo com o pessoal da Antiquiet.com, tal informação não está inteiramente correta.
Apesar de HENDRIX ter lançado apenas três álbuns de estúdio durante sua vida, posteriormente surgiram inúmeras coleções de seus trabalhos — as quais incluem demos, materiais de estúdio inacabados ou gravações feitas ao vivo e de baixa qualidade.
Seria um grande desafio reunir uma dúzia de músicas totalmente inéditas e, de fato, uma análise mais detalhada das faixas contidas em "People, Hell & Angels" revela que enquanto este novo projeto inclui faixas diferenciadas — e que certamente oferecerão melhor qualidade de gravação do que as coleções anteriores — a maior parte deste material já foi ouvida de alguma forma.
"Earth Blues" faz parte do lançamento póstumo "First Rays of the New Rising Sun – Jimi Hendrix", de 1997, o qual a Experience Hendrix divulgou como sendo uma tentativa de reproduzir um quarto álbum "finalizado" de HENDRIX. "Izabella" também aparece neste mesmo disco, assim como "Hey Gypsy Boy" — que já havia sido lançada anteriormente em uma outra coleção chamada "Midnight Lightning – Jimi Hendrix", aparecendo em ambas sob o título de "Hey Baby (New Rising Sun)" e com um arranjo mais sofisticado.
"Somewhere" apareceu pela primeira vez em 2000 na coleção "The Jimi Hendrix Experience", apesar de que em ‘People, Hell & Angels - Jimi Hendrix’ ela supostamente esteja "bastante diferente". Múltiplas versões de "Hear My Tain A Comin" já foram lançadas, então resta saber se a nova versão também será diferente. Ao mesmo tempo, uma versão editada e com 4 minutos de duração de "Easy Blues" está disponível desde 1981 em "Nine to the Universe – Jimi Hendrix". O próximo lançamento promete uma versão não editada e com quase o dobro de duração.
"Bleeding Heart" também faz parte do álbum "Valleys of Neptune – Jimi Hendrix", que a Experience Hendrix lançou há poucos anos. "Crash Landing" foi a canção-título de um lançamento póstumo que reunia gravações de vários músicos, portanto espera-se que essa versão seja a original. "Mojo Man" foi lançada recentemente como um single pela banda GHETTO FIGHTERS — liderada por alguns velhos amigos de HENDRIX e os quais ele ajudou a criar esta faixa, embora tecnicamente esta seja a primeira vez que ela será lançada vinculada ao nome de JIMI HENDRIX. E é claro, "Villanova Junction Blues" apareceu em 2006, na compilação "Burning Desire – Jimi Hendrix".
Do material que realmente pode ser considerado inédito, "Inside Out" é uma versão de estúdio mais antiga da faixa "Ezy Ryder" de "The Cry of Love – Jimi Hendrix", então é muito provável que seja diferente. E "Baby Let Me Move You" parece ser uma faixa verdadeiramente inédita, apresentando HENDRIX e o saxofonista LONNIE YOUNGBLOOD, os quais se reuniram num estúdio em 1969. Se essa faixa apresenta uma música memorável ou não só saberemos no dia 5 de Março, data prevista para o lançamento do álbum.
Então é isso — das 12 faixas "novas e inéditas" que compõem "People, Hell & Angels – Jimi Hendrix", apenas uma ou duas parecem se enquadrar nessa classificação, pelo menos até onde sabemos. Mesmo assim, a chance de termos contato com músicas de tamanho valor como as de JIMI HENDRIX será bem mais gratificante e preferível do que a maioria dos lançamentos "mainstream" esperados para 2013.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Grammy 2026 terá homenagem musical a Ozzy Osbourne; conheça os indicados de rock e metal
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Dave Mustaine insinua que ex-integrantes não participarão de shows da última tour do Megadeth
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
A banda brasileira que na opinião de Regis Tadeu é "o Luciano Huck do rock"
Kurt Cobain conta sobre a banda que fez com que ele sonhasse ser um rockstar
5 curiosidades que ajudam a contar a história do casamento de Nando Reis com Vânia


O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Quantas guitarras Jimi Hendrix queimou ao longo de sua carreira?
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
O único nome realmente genial do "Clube dos 27", segundo Sérgio Martins
A resposta de Prince quando chamavam ele de "novo Jimi Hendrix"
A banda que era "maior do que Jimi Hendrix" para Ritchie Blackmore, e que hoje poucos conhecem
Drogas: As melhores músicas sobre o tema
O guitarrista que Alex Lifeson do Rush elogiou e disse que nunca tocaria igual



