Jimi Hendrix: o quão inédito será o álbum que sairá em março?
Por Silvia F.
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 31 de dezembro de 2012
Um dos lançamentos mais aguardados para 2013 é o álbum de JIMI HENDRIX intitulado "People, Hell & Angels", que está sendo anunciado pela Experience Hendrix como uma coleção de 12 faixas inéditas. No entanto, de acordo com o pessoal da Antiquiet.com, tal informação não está inteiramente correta.
Apesar de HENDRIX ter lançado apenas três álbuns de estúdio durante sua vida, posteriormente surgiram inúmeras coleções de seus trabalhos — as quais incluem demos, materiais de estúdio inacabados ou gravações feitas ao vivo e de baixa qualidade.
Seria um grande desafio reunir uma dúzia de músicas totalmente inéditas e, de fato, uma análise mais detalhada das faixas contidas em "People, Hell & Angels" revela que enquanto este novo projeto inclui faixas diferenciadas — e que certamente oferecerão melhor qualidade de gravação do que as coleções anteriores — a maior parte deste material já foi ouvida de alguma forma.
"Earth Blues" faz parte do lançamento póstumo "First Rays of the New Rising Sun – Jimi Hendrix", de 1997, o qual a Experience Hendrix divulgou como sendo uma tentativa de reproduzir um quarto álbum "finalizado" de HENDRIX. "Izabella" também aparece neste mesmo disco, assim como "Hey Gypsy Boy" — que já havia sido lançada anteriormente em uma outra coleção chamada "Midnight Lightning – Jimi Hendrix", aparecendo em ambas sob o título de "Hey Baby (New Rising Sun)" e com um arranjo mais sofisticado.
"Somewhere" apareceu pela primeira vez em 2000 na coleção "The Jimi Hendrix Experience", apesar de que em ‘People, Hell & Angels - Jimi Hendrix’ ela supostamente esteja "bastante diferente". Múltiplas versões de "Hear My Tain A Comin" já foram lançadas, então resta saber se a nova versão também será diferente. Ao mesmo tempo, uma versão editada e com 4 minutos de duração de "Easy Blues" está disponível desde 1981 em "Nine to the Universe – Jimi Hendrix". O próximo lançamento promete uma versão não editada e com quase o dobro de duração.
"Bleeding Heart" também faz parte do álbum "Valleys of Neptune – Jimi Hendrix", que a Experience Hendrix lançou há poucos anos. "Crash Landing" foi a canção-título de um lançamento póstumo que reunia gravações de vários músicos, portanto espera-se que essa versão seja a original. "Mojo Man" foi lançada recentemente como um single pela banda GHETTO FIGHTERS — liderada por alguns velhos amigos de HENDRIX e os quais ele ajudou a criar esta faixa, embora tecnicamente esta seja a primeira vez que ela será lançada vinculada ao nome de JIMI HENDRIX. E é claro, "Villanova Junction Blues" apareceu em 2006, na compilação "Burning Desire – Jimi Hendrix".
Do material que realmente pode ser considerado inédito, "Inside Out" é uma versão de estúdio mais antiga da faixa "Ezy Ryder" de "The Cry of Love – Jimi Hendrix", então é muito provável que seja diferente. E "Baby Let Me Move You" parece ser uma faixa verdadeiramente inédita, apresentando HENDRIX e o saxofonista LONNIE YOUNGBLOOD, os quais se reuniram num estúdio em 1969. Se essa faixa apresenta uma música memorável ou não só saberemos no dia 5 de Março, data prevista para o lançamento do álbum.
Então é isso — das 12 faixas "novas e inéditas" que compõem "People, Hell & Angels – Jimi Hendrix", apenas uma ou duas parecem se enquadrar nessa classificação, pelo menos até onde sabemos. Mesmo assim, a chance de termos contato com músicas de tamanho valor como as de JIMI HENDRIX será bem mais gratificante e preferível do que a maioria dos lançamentos "mainstream" esperados para 2013.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
O melhor violonista de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
Robert Plant admite que morte do filho mudou relação com o Led Zeppelin
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
Slipknot orientou Eloy Casagrande a tocar como Joey Jordison? O próprio responde
A explicação de Humberto Gessinger para recusar Engenheiros que "não cola", segundo Licks
O melhor show que Ringo Starr dos Beatles viu em todos os tempos, segundo o próprio
Delain anuncia saída de vocalista e mudança de formato para a continuidade
Morre Benito Di Paula, aos 84 anos; confira sua relação com o rock em 3 pontos
Metallica divulga performance ao vivo de "...And Justice for All"
A única característica que Dave Mustaine não suportava em Cliff Burton
Produtor que fez 31 shows de Paul Di'Anno lembra como era convívio com o vocalista
Os clássicos dos Beatles que Mick Jagger não gostava porque achava "bobinhas" demais
David Gilmour: surpreendendo ao revelar sua música favorita de todos os tempos


O conselho que Pete Townshend deu a Jimi Hendrix e depois se arrependeu amargamente
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
10 grandes discos póstumos que se tornaram parte importante da história do rock
Como Jimi Hendrix reagiria à tecnologia de show atual, segundo Toni Costa
Cinco fantásticos álbuns ao vivo que não nasceram para ser álbuns ao vivo
A diferença entre Yngwie Malmsteen e Eddie Van Halen e Jimi Hendrix, segundo Regis Tadeu
A reação de Brian May ao ser eleito pela Total Guitar melhor que Jimi Hendrix



