Ano Luz e A Chave Do Sol: homenagem a falecido vocalista

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Willba Dissidente, Fonte: blog: A Chave do Sol
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 05/01/13. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

No natal de 2008 o cantor Francisco Alves, conhecido pelo nome artístico de Fran, faleceu. Ex-vocalista das pioneiras bandas A CHAVE DO SOL e ANO LUZ, a voz potente e roucamente diferente de Fran marcou os fãs de Hard Rock e Heavy Metal nacional da década de 80. À época do falecimento do vocalista não houve alarde ou pronunciamento dos grupos pelos quais ele passou. Para corrigir este fato, o blog: A CHAVE DO SOL buscou depoimentos dos amigos e parceiros como forma de homenagear o legado de Fran. Confira abaixo:

5000 acessosDrogas e Álcool: protagonistas nos piores shows de grandes astros5000 acessosCovers: quando bandas de Heavy e Power Metal prestam tributo

Fran ao vivo com o ANO LUZ em 1984
Fran ao vivo com o ANO LUZ em 1984

"Fran era um cara humilde, trabalhador e muito esforçado. Sua voz era de uma potência absurda e a rouquidão natural dava-lhe um diferencial, um autêntico 'drive' na garganta. Sua performance de palco era dramática. Tinha um gestual forte e seu olhar fulminava a platéia. Gravou o segundo trabalho da banda, em 1985, o EP sem título que os fãs apelidaram de "Anjo Rebelde", a primeira faixa da bolacha. Ficou pouco tempo na banda. Entrou no final de dezembro de 1984 e em outubro estava de saída. Curta, porém marcante participação".

(Luiz Domingues, baixista e membro fundador d' A CHAVE DO SOL)

"Ao querido amigo Fran, que esteja descansando em um bom lugar. Ter sido baixista da banda ao lado do Fran foi um privilégio. Quantas vezes o Fran, mesmo com algum problema de saúde ia para o palco e mesmo assim cantava maravilhosamente. Era um profissional acima de tudo. Saudades do amigo que se foi. R.I.P.".

Osvaldo Júnior (baixista do ANO LUZ)

"Sobre o Fran, as principais qualidades dele eram a humildade, carisma e talvez ingenuidade; no bom sentido. Era uma pessoa muito simples e muito talentosa; com um talento natural para musica. Era fácil e proveitoso conviver com ele..."

(Olavo Jafet, guitarrista do ANO LUZ)

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

"Saudades do Fran!"

(Rubens Gióia, guitarrista e membro fundador d' A CHAVE DO SOL).

"O Fran foi a verdadeira voz d' A CHAVE DO SOL".

(Beto Cruz, vocalista que substituiu o Fran n' A CHAVE DO SOL).

"...estive com o Fran algumas vezes nos anos 80, cantava muito, tinha um vozeirão, voz rouca e potente, grande cara".

Billy "The Kid" Albuquerque (vocalista da banda MAMMOTH, no orkut)

"... num show ao ar livre no Parque da Aclimação, que eu descobri o vocalista que para mim seria o ideal para A CHAVE DO SOL. Era o show de uma banda chamada "ANO LUZ" e o vocalista, dono de uma voz rouca, potente e metálica, chamava-se Fran. Após o final do show, eu fiz uma sutil abordagem, expliquei-lhe a situação e dias depois ele entrou para A CHAVE DO SOL (...) Fran, aonde você estiver, um minuto além vamos nos encontrar".

(Julio Revoredo, poeta e letrista das músicas "Ufos" e "Segredos", que foram gravadas no EP de 1985, d' A CHAVE DO SOL e na voz de Fran Alves).

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Além de ter gravados dois discos no formato E.P., um com o ANO LUZ (1984) e outro com A CHAVE DO SOL (1985), Francisco Alves deixou esposa, um filho e uma filha.

Ainda como forma de homenagem, o blog: A CHAVE DO SOL disponibilizou fotos da apresentação do ANO LUZ em 1984 no Carbono 14, uma produção da Rock Brigade, quando a famosa revista ainda era um fanzine. Confira no link abaixo:

http://www.achavedosol.blogspot.com.br/2013/01/fotos-inedita...

Os fãs e amigos de Fran estão convidados a utilizar o espaço de comentários abaixo para deixar seus recados e depoimentos ao saudoso vocalista.

Sites relacionados (em português):

ANO LUZ
http://pt-br.facebook.com/pages/Banda-Ano-Luz/15120703494700...
http://www.olavojafet.com.br/guitarrista/ano-luz.html/
http://anoluz.bravehost.com/

A CHAVE DO SOL

http://achavedosol.blogspot.com.br
http://pt-br.facebook.com/pages/A-Chave-do-Sol/2013319665618...
http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=1279098&hl

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "A Chave do Sol"

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Ano Luz"0 acessosTodas as matérias sobre "A Chave do Sol"

Drogas e ÁlcoolDrogas e Álcool
Protagonistas nos piores shows de grandes astros

CoversCovers
Quando bandas de Heavy e Power Metal prestam tributo

RammsteinRammstein
"Se alguém rir das gordinhas, eu quebro a cara dele!"

5000 acessosJames Hetfield: O equilíbrio entre Metallica e vida familiar5000 acessosLed Zeppelin: "Stairway To Heaven" vale mais de US$500 milhões?5000 acessosNamore um cara que goste de Metal5000 acessosMetallica: Em fotos, a evolução de James Hetfield5000 acessosMachine Head: frontman fala sobre depressão em blog5000 acessosMetallica: Ultimate Classic Rock elege as 10 piores músicas

Sobre Willba Dissidente

Willba Dissidente é fã das bandas de hard rock dos anos 70 e 80 e de metal oitentista dos mais variados países. Quem quiser saber mais deve acessar seu canal no youtube. Obrigado! Stay Hard (True As Steel)!

Mais matérias de Willba Dissidente no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online