Iron Maiden: morre de AVC a famosa 'Dama de Ferro'

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Breno Airan, Fonte: Rock na Velha
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 08/04/13. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?


785 acessosHeavy Metal: os 10 melhores riffs dos anos noventa5000 acessosPhotoshop: Luan Morrison, Ivete Osbourne, Axl Teló e mais

Unindo o Punk Rock com um som mais agressivo, o IRON MAIDEN de STEVE HARRIS e PAUL DI'ANNO trilhava um caminho sem volta no final dos anos 1970.

Ao mesmo tempo, em 1979, quando do lançamento do EP independente "Soundhouse Tapes", Margaret Thatcher assumia como primeira-minisrta britânica - ela era vista como uma autoridade de pulso, daí seu apelido "Dama de Ferro".

A premiê faleceu na manhã desta segunda-feira (8), aos 87 anos, devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC), no Reino Unido.

Ela ficou no 'comando' da Inglaterra por três mandatos consecutivos, de 1979 a 1990. Segundo consta, suas medidas no poder conseguiram, de fato, reduzir a inflação, mas o desemprego só subiu. Ela, membro Partido Conservador no Parlamento de Finchley, tinha bastante rigor com sindicatos trabalhistas e era a favor da liberdade de mercado e privatizações.

À época, Thatcher tinha 54 anos, mas ainda com ideais arrojadas.

E a conexão com o Iron Maiden não parou na semelhança do apelido de Thatcher, Iron Lady ou Dama de Ferro, com o nome Iron Maiden, ou Donzela de Ferro.

Por conta de seu estilo autoritário, a banda britânica, sempre irônica, a colocou na capa do single "Sanctuary", lançado em 1980, numa posição um tanto incômoda - a imagem mostrava o mascote Eddie atacando-a com um punhal, enquanto Thatcher tentava rasgar um cartaz deles em um beco.

Segundo o jornalista Ian Christe, em seu ótimo "Heavy Metal - A História Completa", de 2010, "o governo inglês respondeu à popularidade do disco com censura oficial, exigindo que edições futuras apresentassem uma tarja preta sobre o rosto da líder atormentada. Para seu desespero, Thatcher, que cortou programas sociais, privatizou órgãos do governo e combateu sindicatos, foi posteriormente apelidada de 'a Dama de Ferro' pelo grande circuito da mídia". Ela era chamada também de "The Iron Lady".

Pegando carona na repercussão da imprensa local, sobretudo nos periódicos Daily Mirror e Daily Record, o Maiden colocou no mercado em seguida o single "Women in Uniform", trazendo novamente a premiê na capa, desta vez com uma metralhadora.

Isso alavancou ainda mais a emergente New Wave Of British Heavy Metal (NWOBHM), que já caminhava a pequenos passos firmes. Pouco depois, a primeira-ministra 'conheceu' a banda pessoalmente.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 08 de abril de 2013

Iron MaidenIron Maiden
Show do Ghost é melhor, diz reportagem

785 acessosHeavy Metal: os 10 melhores riffs dos anos noventa465 acessosIron Maiden: Iron Maiden Ex Libris aborda as letras da donzela428 acessosThunderstick: ex-batera do Samson e Iron Maiden lançará novo disco0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Iron MaidenIron Maiden
Os bastidores do Eddie de "Final Frontier"

Heavy MetalHeavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados no ano de 1983

Iron MaidenIron Maiden
Doogie White fala sobre audição para a banda

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"

PhotoshopPhotoshop
Luan Morrison, Ivete Osbourne, Axl Teló e mais

Helter SkelterHelter Skelter
A música que Charles Manson "roubou" dos Beatles

Guns N RosesGuns N' Roses
O que ninguém deve fazer ao se tornar um rockstar

5000 acessosMomentos bizarros: histórias de Ozzy, Stones, Who e outros5000 acessosMetal/Hard: Alguns dos maiores e melhores vocalistas atuais5000 acessosAbout.com: site elege os 5 melhores álbuns do Slayer5000 acessosDave Grohl: "foi o melhor desastre da história da banda"5000 acessosRegis Tadeu: "Lemmy era tão poderoso que seu corpo não teve coragem de contrariá-lo"5000 acessosPaul Stanley: A dor e o drama de ser corno de um Caça-Fantasmas

Sobre Breno Airan

Acima de tudo, um forte. Ser roqueiro no Nordeste é estar cercado de olhares de soslaio. Mas ele sabe ser simpático. Começou a escutar Heavy Metal ainda na barriga da mãe. A seu pai, uma verdadeira enciclopédia do estilo, deve tudo. Aos 14 anos, pediu para uma tia R$ 12 de presente de Natal, foi a uma loja de CDs usados e catou logo o "Rust in Peace", do Megadeth - em perfeito estado, inclusive. Daí por diante, a paixão só vem aumentando. É editor do blog Rock na Velha, integrante do blog Combe do Iommi e colaborador da revista alagoana Rock Meeting. Ainda tem tempo para ser jornalista e de tocar baixo em sua banda de Hard Rock, a Azul Manteiga.

Mais matérias de Breno Airan no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online