Iron Maiden: morre de AVC a famosa 'Dama de Ferro'

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Breno Airan, Fonte: Rock na Velha
Enviar correções  |  Ver Acessos

Unindo o Punk Rock com um som mais agressivo, o IRON MAIDEN de STEVE HARRIS e PAUL DI'ANNO trilhava um caminho sem volta no final dos anos 1970.

Tragédias: 10 das piores ocorridas em shows de Rock e MetalSepultura: Pavarotti gravou uma versão de "Roots Bloody Roots"?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ao mesmo tempo, em 1979, quando do lançamento do EP independente "Soundhouse Tapes", Margaret Thatcher assumia como primeira-minisrta britânica - ela era vista como uma autoridade de pulso, daí seu apelido "Dama de Ferro".

A premiê faleceu na manhã desta segunda-feira (8), aos 87 anos, devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC), no Reino Unido.

Ela ficou no 'comando' da Inglaterra por três mandatos consecutivos, de 1979 a 1990. Segundo consta, suas medidas no poder conseguiram, de fato, reduzir a inflação, mas o desemprego só subiu. Ela, membro Partido Conservador no Parlamento de Finchley, tinha bastante rigor com sindicatos trabalhistas e era a favor da liberdade de mercado e privatizações.

A época, Thatcher tinha 54 anos, mas ainda com ideais arrojadas.

E a conexão com o Iron Maiden não parou na semelhança do apelido de Thatcher, Iron Lady ou Dama de Ferro, com o nome Iron Maiden, ou Donzela de Ferro.

Por conta de seu estilo autoritário, a banda britânica, sempre irônica, a colocou na capa do single "Sanctuary", lançado em 1980, numa posição um tanto incômoda - a imagem mostrava o mascote Eddie atacando-a com um punhal, enquanto Thatcher tentava rasgar um cartaz deles em um beco.

Segundo o jornalista Ian Christe, em seu ótimo "Heavy Metal - A História Completa", de 2010, "o governo inglês respondeu à popularidade do disco com censura oficial, exigindo que edições futuras apresentassem uma tarja preta sobre o rosto da líder atormentada. Para seu desespero, Thatcher, que cortou programas sociais, privatizou órgãos do governo e combateu sindicatos, foi posteriormente apelidada de 'a Dama de Ferro' pelo grande circuito da mídia". Ela era chamada também de "The Iron Lady".

Pegando carona na repercussão da imprensa local, sobretudo nos periódicos Daily Mirror e Daily Record, o Maiden colocou no mercado em seguida o single "Women in Uniform", trazendo novamente a premiê na capa, desta vez com uma metralhadora.

Isso alavancou ainda mais a emergente New Wave Of British Heavy Metal (NWOBHM), que já caminhava a pequenos passos firmes. Pouco depois, a primeira-ministra 'conheceu' a banda pessoalmente.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Iron Maiden"


Blaze Bayley: as 10 músicas preferidas do Maiden que ele não cantaBlaze Bayley
As 10 músicas preferidas do Maiden que ele não canta

Dio: caipiras finlandeses fazem versão de Holy DiverDio
Caipiras finlandeses fazem versão de "Holy Diver"


Tragédias: 10 das piores ocorridas em shows de Rock e MetalTragédias
10 das piores ocorridas em shows de Rock e Metal

Sepultura: Pavarotti gravou uma versão de Roots Bloody Roots?Sepultura
Pavarotti gravou uma versão de "Roots Bloody Roots"?


Sobre Breno Airan

Acima de tudo, um forte. Ser roqueiro no Nordeste é estar cercado de olhares de soslaio. Mas ele sabe ser simpático. Começou a escutar Heavy Metal ainda na barriga da mãe. A seu pai, uma verdadeira enciclopédia do estilo, deve tudo. Aos 14 anos, pediu para uma tia R$ 12 de presente de Natal, foi a uma loja de CDs usados e catou logo o "Rust in Peace", do Megadeth - em perfeito estado, inclusive. Daí por diante, a paixão só vem aumentando. É editor do blog Rock na Velha, integrante do blog Combe do Iommi e colaborador da revista alagoana Rock Meeting. Ainda tem tempo para ser jornalista e de tocar baixo em sua banda de Hard Rock, a Azul Manteiga.

Mais matérias de Breno Airan no Whiplash.Net.

adGoo336