Ministry: Psalm 69 segundo Al Jourgensen
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 21 de março de 2014
Arquétipo do "junkie way of life", o cubano radicado americano AL JOURGENSEN, é um daqueles tipos que- felizmente- fazem questão de manter o cordão de isolamento do rock n´roll da hipocrisia e dos factóides do politicamente incorreto. Suas músicas junto ao MINISTRY refletem a visão ceticista quanto aos cânones humanistas, trazendo a banalização da violência do ideário gore das artes para a condição de traço intrínseco da condição humana. Aditivado há mais de trinta anos, o "Buck Satan"- um de seus muitos epítetos carinhosos- parece desconhecer a lei da mordaça que enevoa a bem policiada terra da liberdade e manda ver tanto nas letras quanto nos sugestivos títulos-paródias de seus álbuns- "Dark Side of The Spoon", "The land of rape and honey"- e por aí vai.
Como todo bom doidão, JOURGENSEN não podia deixar de prestar, assim como já haviam feito, de OZZY a RAUL SEIXAS, sua devida reverência ao signo da sandice, ALEISTER CROWLEY – se não sabe de quem se trata pare de ler aqui e redirecione para a Wikipedia. Lançado em 1992, "Psalm 69: The Way to Succeed and the Way to Suck Eggs" além de clássicos do industrial como "Jesus Built My Hotrod"( valeria só pelo título!) e "Just One Fix", o álbum – que na verdade se chama ΚΕΦΑΛΗΞΘ , termo em grego que une as palavras "cabeça "e "69" - tem, na sentença título uma daquelas histórias cabeludas que, por alguma razão desconhecida, não encontramos nos discos de sertanejo universitário.
Lançado em 1913, "The Book of The Lies" ("O livro das Mentiras") de CROWLEY é um daqueles famosos pratos cheio para ocultistas: recheado com 93(!) capítulos de uma página cada, contém fragmentos do pensamento do autor sobre vários temas como vida , morte, destino etc. Como é bem sabido - e nunca negado por seus biógrafos - CROWLEY utilizava o expediente de bruxo plantonista para justificar ações menos etéreas e mais carnais- orgias e afins, a título de "sublimação". O sugestivo capítulo 69 (que não possui nenhuma relação como Salmo bíblico, tradução de "Psalm") trata disso mesmo: subtitulado como "O caminho para o sucesso e a forma de chupar ovos (!!!)" o trecho cuida daquela que uma das mais sacanas posições do repertório popular. É, a auto ajuda já teve dias mais gloriosos...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Como o novato Chris Dovas fez o Testament soar mais pesado, segundo Chuck Billy

Al Jourgensen (Ministry) garante não ter inveja do sucesso do Nine Inch Nails
8 covers por bandas de rock e metal completamente diferentes da versão original


