RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Como "Primeiros Erros" entrou no "Acústico MTV" do Capital Inicial, segundo executivo

A inacreditável coincidência que une Jack White e Phil Anselmo, do Pantera

Por que Mike Portnoy e Mikael Åkerfeldt nunca colaboraram, segundo o vocalista do Opeth

5 músicas sentimentais gravadas por bandas de heavy metal

A música que integrantes do Black Sabbath gravaram chapados e pelados

Bangers Open Air confirma Black Label Society, Primal Fear e Tankard para 2026

Regis Tadeu explica se Jason Momoa é um astro roqueiro ou só mais um brucutu

"Foi aí que comecei"; Slash revela o guitarrista que o fez levar o instrumento a sério

Bill Ward odiava faixa de um dos álbuns clássicos do Black Sabbath

Cristina Scabbia posta exame médico e brinca: "Não é o que estão pensando, safadinhos"

"Last Rites", as derradeiras memórias de Ozzy Osbourne

No Dia do Rock, os 13 maiores rockstars de todos os tempos

O único artista para o qual Doro Pesch pensou em pedir autógrafo

O clássico do Floyd que Roger Waters temia que David Gilmour tivesse roubado de outra pessoa

Por que Anthrax não tocou "Sabbath Bloody Sabbath" em "Back to the Beginning"? Belladonna responde


Stamp

Vinil, CD ou arquivos: Quem vence esse embate histórico?

Por
Fonte: VOX
Postado em 28 de abril de 2014

O site VOX analisou a diferença e as peculiaridades, tanto de cds, quanto de vinis, chegando a uma contestada conclusão: O vinil é ótimo, mas não é melhor que o cd.

A volta do vinil têm sido celebrada no mundo inteiro, é um formato ótimo, nostálgico, mas no que tange à qualidade sonora, está muitos passos atrás do cd. Não há como comparar algo analógico com algo digital. O que pode-se discutir é a qualidade dos artistas de hoje, em relação à artistas do passado.

Se o Led Zeppelin gravasse o seu álbum homônimo hoje, de forma digital, ele seria ainda melhor, no que concerne à qualidade sonora. Assim como se o Justin Bieber gravasse "Believe" no passado, de forma analógica, ele seria ainda pior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Além do vinil e o do cd, outros formatos de distribuição de músicas também estão em voga, como é o caso do MP3.

Vantagens e desvantagens do vinil:

No vinil, as ondas sonoras são analógicas, assim como é a gravação do vinil. Isso quer dizer que não há muita perda entre a gravação e a reprodução. Por isso muitos alegam que o som do vinil é mais encorpado e mostra mais detalhes. Por ser um processo analógico, a equalização tem mais graves naturalmente por isso fica mais aparente.

James Sutton @ www.unsplash.com
James Sutton @ www.unsplash.com
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Entretanto, isso não quer dizer que o som tenha mais qualidade. Se o CD tem uma taxa de amostragem de 44 KHz a 16-bit, o vinil teria 16 KHz a 8-bit.

O vinil é fisicamente limitado em alguns aspectos. Primeiro, no quesito "alcance dinâmico", que no caso do vinil é extremamente limitado.

(Observação - O alcance dinâmico é a diferença entre a nota mais alta e a mais suave).

E em segundo lugar, no quesito "frequência", pois a qualidade de frequência do vinil não é universal, é variável.

A sonoridade do vinil soa melhor em músicas com notas mais baixas, pois se as notas das canções forem muito altas, a agulha têm dificuldade de seguir/reproduzir, o que contribui para que hajam distorções significativas na sonoridade das canções. Por exemplo, tente ouvir letras, cujas consoantes (s,z, etc) sejam cantadas de forma aguda, a distorção será nítida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Por possuir mais groove e graves mais claros e limpos, os vinis são os favoritos dos dj's de música.

Vantagens e desvantagens do CD:

Os cds dependem da amostragem de um sinal analógico, bem como possuem algumas limitações no que tangem o quesito "frequência". Enquanto no vinil a codificação ocorre em uma onda de áudio wave, no cd essa codificação de amostragem de áudio precisam ser captadas de várias formas e pontos diferentes, ao contrário do vinil, que consegue a captação por meio de apenas um ponto, por isso um cd jamais conseguirá apresentar o groove que o vinil apresenta, e esta uma das poucas vantagens do analógico em relação ao digital.

Zyanya BMO @ www.unsplash.com
Zyanya BMO @ www.unsplash.com
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Por outro lado, o cd apresenta um volume de amostragem suficiente para soar mais clara e definida ao ouvido humano.

A taxa de amostragem dos cds é de 44,1, o que significa que as gravações de cd podem ser capturadas em até 44.100 vezes por segundo, e podem capturar frequências de 20 KHZ.

E esta frequência é o máximo que o ouvido humano pode ouvir, o ouvido humano é claro, porque em tratando-se de cachorros, por exemplo, ainda é uma frequência baixa, pois eles possuem uma audição 4 vezes maior do que a nossa, e provavelmente ouvem até a nossa respiração com clareza.

Gravações acima de 21 kHz, só pra cachorros. Isto não significa que os 20 Khz que o cd alcança seja digno de uma frequência fora de série, não, não é isto, a frequência do cd apenas é mais nítida e clara para o ouvido humano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Além disto, em estúdio de gravação não há microfone captem mais do que 20 Khz.

MP3:

Tudo depende da sua taxa de compactação. O MP3, assim como a de CDs e DVDs, capta as ondas sonoras e converte em arquivos. Acontece que na gravação digital não é possível acompanhar as "curvas" das ondas sonoras, portanto são gravadas com um certo intervalo, definido pela compactação. Quanto maior a compactação, maior o intervalo, e menos nuances a gravação capta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Veja na figura acima. A linha preta é o som original, analógico. A linha azul representa uma gravação com alta compactação, a vermelha com uma menor. Note que a azul não acompanha tanto as curvas do som como a vermelha.

A compactação tira faixas dinâmicas que em tese o ouvido humano não escuta, por isso as pontas são achatadas. Ou seja, um arquivo digital sem nenhuma compactação, como é o caso do WAV, vai mostrar todas essas curvas, ou seja, a mesma qualidade do CD. Hoje há formatos como o FLAC, que possuem compactação, mas pouca. Ainda são maiores que um MP3, mas bem menores que um WAV.

Portanto, pode-se concluir que, em termos de qualidade sonora, o cd é sim melhor do que vinil e MP3.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas, o que as pessoas preferem?

Se levarmos em consideração o crescimento em vendas de cópias digitais, bem como a praticidade que isto traz, as pessoa tendem a preferirem as cópias digitais, sejam MP3 ou WAV.

Mas isto chega a ser uma comparação injusta, pois não dá colocar um cd ou vinil no ipod e sair ouvindo no meio da rua. As pessoas de hoje são mais dinâmicas, vivem em um mundo onde a correria e a praticidade caminham juntas, e neste mundo, para elas, é importante ter a música disponível no bolso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não é a toa que as pessoas escutam música, apenas ouvem. E a diferença entre ouvir e escutar é clara. Ouvir é quando ouves música fazendo outras coisas paralelamente, e escutar é dar atenção apenas ao álbum que está ouvindo.

A música está banalizada, as pessoas ouvem uma música de um determinado artista, e se não gostarem, já formulam um julgamento negativo sobre o artista, sem sequer ouvir a sua obra, tudo isso devido à pressa e a praticidade de poder ouvir tudo que quiser a qualquer hora por meio da internet.

E é exatamente por isto, que vinil e cd não conseguem competir com cópia digital, no que tange ao gosto particular da maioria das pessoas.

Os engenheiros de som Geringer e Dunnigan, apresentaram gravações feitas de forma analógica (vinil) e gravações concebidas digitalmente (cd) a um grupo de produtores de gravadoras, sem avisá-los quais gravações eram digitais e quais eram analógicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O resultado foi um massacre, pois a maioria esmagadora dos produtores preferiram a gravação digital, sem saber se estavam votando em gravações digitais ou analógicas. Ao ouvir as gravações, os produtores relataram que as gravações digitais eram de uma qualidade ímpar infinitamente superior à qualidade das gravações analógicas que haviam ouvido anteriormente.

Segundo eles, a gravação digital soava melhor em todos os aspectos, agudos, graves, qualidade sonora, frequência, etc.

Se a qualidade do CD é maior e o MP3 permite maior praticidade, porque as pessoas ainda ouvem vinil?

Porque o vinil, além de trazer um ar retrô, de nostalgia, é o único dispositivo que as pessoas, ao pararem para ouvir, realmente escutam com atenção. Além disto o vinil preserva a gravação original, ou seja, se alguém tossiu ou espirrou no meio de uma gravação, aquilo continuará na gravação, dando um ar de visceralidade ao formato, e registrando melhor o que o artista é capaz de fazer, sem recursos computadorizados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Quando você ouve uma gravação analógica, você a ouve do jeito que ela foi gravada, e este é o charme do vinil. Em contrapartida, no cd, em raríssimos casos as versões finais não ganham retoques de programas de edição de som.

Há inúmeros artistas hoje que só conseguem fama e sucesso porque gravam digitalmente. Muitos dos artistas de hoje não conseguiriam gravar analogicamente, pois não possuem talento suficiente para gravar em fita, sem que a gravação seja alterada posteriormente.

A gravação digital é mais precisa, mas este não é o único ponto que deve ser considerado.

Para concluir, é importante ressaltar que, cada formato têm os seus encantos. O MP3 oferece maior praticidade, o cd maior qualidade sonora, enquanto o vinil apresenta um groove melhor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas nada disso adianta se sua caixa de som ou fone de ouvido não forem bons o suficiente para executar quaisquer dos 3 formatos.

Comente: Na sua opinião, qual formato tem mais vantagens?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeThiago Feltes Marques | Marcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Danilo F. Nascimento

Administrador por casualidade. Músico por instinto. Escritor por devaneio. Fascinado por música, literatura e cinema. Seu primeiro contato com o mundo do rock data de meados dos anos 90, uma época de transição entre o analógico e o digital, e, principalmente, uma época onde a MTV ainda era aprazível e relevante. Idolatra e cultua o legado instituído pela maior banda de todos os tempos, o Queen.
Mais matérias de Danilo F. Nascimento.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS