Pink Floyd: novos remixes em som surround 5.1 encantam críticos
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 15 de abril de 2014
No dia 12 de Abril, sábado passado, JOHN ATKINSON e eu desbravamos pedágios, intermináveis no tráfego de Nova Jérsei, e um engarrafamento bastante irritante [mas hey, foi só um!] para irmos até uma audição na McAlpin Hall no Edifício Woolworth no campus da Universidade de Princeton que fazia parte de uma conferência interdisciplinar, ‘Pink Floyd: Sight, Sound and Structure’.
Lá ouvimos ao engenheiro de longa data do Floyd, JAMES GUTHRIE, tocar o mix em surround 5:1 canais do álbum ‘Amused to Death’, de ROGER WATERS,seguido pela execução no mesmo setup com falantes ATS, das mixagens em som surround previamente lançadas de ‘Dark Side Of The Moon’ e ‘Wish You Were Here’.
Abordando nada gentilmente a guerra, o capitalismo e Jeová, ‘Amused’ nunca será uma audição fácil. E o fato de que a sala não era a ideal e o volume estava inteiramente alto demais [meus ouvidos ficaram zumbindo depois] tiraram um pouco do brilho das mixagens meticulosas de Guthrie. Ainda assim, ao distinguir os grilos, a voz de um fuzileiro real e os outros samples que Waters usou em faixas como ‘Ballad of Bill Hubbard’ e ‘What God Wants [Pt. 1, 2 e 3]’ em torno e atrás da plateia, fez da audição uma experiência muito diferente da de ouvir as costumeiras mixagens em dois canais. Melhor? Essa e uma decisão que cabe aos ouvidos e sensibilidades de cada um. Certos trechos, como, por exemplo, os ruídos de dinheiro e de caixa registradora em ‘Money’, parecem transparecer particularmente melhores em surround do que os trechos apenas com instrumentos.

Tais novas mixagens serão lançadas ao longo de 2014 – a data ainda não está definida – através de downloads de alta definição no site ACOUSTIC SOUNDS de CHAD KASSEM e em um combo CD/DVD do selo Sony/Legacy.
Por ROBER BAIRD para o site STEREOPHILE
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
A música que selou a decisão de Nicko McBrain ao sair do Iron Maiden
O hit do Angra inspirado em Iron Maiden e Deep Purple na fase Steve Morse
A música do Metallica que o Megadeth tocou em show antes de "Ride the Lightning"
Alissa White-Gluz surpreende ao ser anunciada como nova vocalista do Dragonforce
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
A frase de Mike Portnoy que ilustra o problema das bandas, segundo Ricardo Confessori
A música do Red Hot Chili Peppers inspirada em uma das Spice Girls
O comportamento dos metaleiros que faz o metal diminuir, segundo Jimmy London
O álbum do Kiss que mudou a vida do baixista Jason Newsted
O dia em que Nuno Bettencourt levou um beijo na boca de Eddie Van Halen e travou
Jason Newsted deixou o Metallica por ter se tornado "um viciado terrível"
Quando o Genesis foi longe demais na ousadia; "Não esqueçam que a gente não era os Beatles"
11 bandas de metal progressivo cujo terceiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
O presente bizarro que Lzzy Hale recebeu de um casal; "Talvez fosse algum fetiche"
Max Cavalera revela como "selou a paz" com Tom Araya, vocalista do Slayer
Os dois erros científicos eternizados na capa do "Dark Side of the Moon" do Pink Floyd

A música que, segundo David Gilmour, apontou o caminho que o Pink Floyd deveria tomar
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
O clássico do prog que Neil Peart disse que era a trilha sonora de sua vida
Inter de Milão e Pink Floyd se juntam e lançam edição comemorativa do Pink Floyd Football Club
Roger Waters rasga o verbo e chama vocalista do Disturbed de "pequeno pedaço de m*rda"
O músico que Roger Waters não queria que subisse ao palco por não ser famoso
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
Quando Ronnie James Dio revelou sua canção favorita do Pink Floyd; "bem diferente"
Roger Waters relembra sua colaboração com David Gilmour no hit "Wish You Were Here"


