Pink Floyd: novos remixes em som surround 5.1 encantam críticos
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 15 de abril de 2014
No dia 12 de Abril, sábado passado, JOHN ATKINSON e eu desbravamos pedágios, intermináveis no tráfego de Nova Jérsei, e um engarrafamento bastante irritante [mas hey, foi só um!] para irmos até uma audição na McAlpin Hall no Edifício Woolworth no campus da Universidade de Princeton que fazia parte de uma conferência interdisciplinar, ‘Pink Floyd: Sight, Sound and Structure’.
Lá ouvimos ao engenheiro de longa data do Floyd, JAMES GUTHRIE, tocar o mix em surround 5:1 canais do álbum ‘Amused to Death’, de ROGER WATERS,seguido pela execução no mesmo setup com falantes ATS, das mixagens em som surround previamente lançadas de ‘Dark Side Of The Moon’ e ‘Wish You Were Here’.
Abordando nada gentilmente a guerra, o capitalismo e Jeová, ‘Amused’ nunca será uma audição fácil. E o fato de que a sala não era a ideal e o volume estava inteiramente alto demais [meus ouvidos ficaram zumbindo depois] tiraram um pouco do brilho das mixagens meticulosas de Guthrie. Ainda assim, ao distinguir os grilos, a voz de um fuzileiro real e os outros samples que Waters usou em faixas como ‘Ballad of Bill Hubbard’ e ‘What God Wants [Pt. 1, 2 e 3]’ em torno e atrás da plateia, fez da audição uma experiência muito diferente da de ouvir as costumeiras mixagens em dois canais. Melhor? Essa e uma decisão que cabe aos ouvidos e sensibilidades de cada um. Certos trechos, como, por exemplo, os ruídos de dinheiro e de caixa registradora em ‘Money’, parecem transparecer particularmente melhores em surround do que os trechos apenas com instrumentos.
Tais novas mixagens serão lançadas ao longo de 2014 – a data ainda não está definida – através de downloads de alta definição no site ACOUSTIC SOUNDS de CHAD KASSEM e em um combo CD/DVD do selo Sony/Legacy.
Por ROBER BAIRD para o site STEREOPHILE
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps