Vinil: maior coleção do mundo está à venda - mas ninguém quer
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 30 de maio de 2014
Quer ser o dono da maior coleção de discos do mundo, um impressionante arquivo histórico que inclui mais de 3 milhões de discos de vinil? Bem, você vai ser o primeiro.
"É um triste sinal dos tempos", diz Paul Mawhinney, residente da cidade de Pittsburgh, proprietário da gigantesca coleção de discos e ex-dono da Record Rama. Que tem tentado vender sua coleção sem par faz mais de uma década.
Claro, dinheiro, preservação e armazenagem podem ser empecilhos para potenciais compradores, mas ele diz que o maior obstáculo tem sido fazer com que as pessoas se importem: ‘Basicamente, ninguém está nem aí. ‘
A enorme coleção de Mawhinney, que inclui raridades únicas como uma compilação nunca lançada dos Rolling Stones e um disco achatado de 1881, foi avaliada em torno de 50 milhões de dólares, mas mesmo pela bagatela relativa de 3 milhões [praticamente um dólar por disco], ele não tem conseguido achar ninguém interessado em comprá-la, conforme diz o site Gizmodo.
Mawhinney construiu ‘O Arquivo’, como ele chama amorosamente, pela maior parte de sua vida, principalmente enquanto administrava sua própria loja de discos, a Record Rama, onde ele nunca vendia a última cópia de um álbum ou single, e, ao invés disso, destinava-a a sua coleção. Mas agora, devido a sua idade, sua condição de legalmente cedo, e problemas de saúde como diabetes, ele quer achar uma casa para sua coleção. Contudo, como um deprimente sinal dos tempos, onde o valor monetário da música foi severamente depreciado aos olhos e ouvidos de um público proficiente no digital que pode acessar música de qualquer lugar, a um custo de mínimo a zero, os 3 milhões de discos de Mawhinney são indesejados; tal como documentado pelo cineasta Sean Dunne.
O morador de Pittsburgh tentou a rota moderna tradicional – vender o arquivo no EBAY em 2008, mas isso levou a um fracasso frustrante. Um comprador irlandês fez um depósito de caução de 300 mil dólares após vencer um leilão com um lance de US$ 3.002.150, até que foi revelado que se tratava de um golpe feito através de uma fraude de identidade, como o jornal inglês The Guardian denunciou.
Outras ofertas para o Arquivo deram com os burros n’água, incluindo um comprador onlline que ofereceu US$ 28.5 milhões, e até mesmo a Biblioteca do Congresso dos EUA, mas restrições orçamentárias a forçaram a dar pra trás. "Eles me partiram o coração. Eles quebraram meu espírito. E eu disse a eles para que nunca mais me ligassem", diz Mawhinney.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
Glenn Hughes diz adeus ao Brasil em vídeo - "Sentirei saudades!"
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
As 5 melhores músicas de Peter Townshend de todos os tempos, segundo o próprio
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
Povo compra, mas não ouve: fim da moda do vinil pode estar perto
Indústria: quanto $$$ ganham as bandas do "Time B" do Metal?


