Vinil: maior coleção do mundo está à venda - mas ninguém quer

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Nacho Belgrande, Fonte: Playa Del Nacho, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Quer ser o dono da maior coleção de discos do mundo, um impressionante arquivo histórico que inclui mais de 3 milhões de discos de vinil? Bem, você vai ser o primeiro.

1237 acessosLOVE: o aparelho que pretende revolucionar o ato de ouvir LP5000 acessosMichael Kiske: "nunca fui chamado para o Iron Maiden"

“É um triste sinal dos tempos”, diz Paul Mawhinney, residente da cidade de Pittsburgh, proprietário da gigantesca coleção de discos e ex-dono da Record Rama. Que tem tentado vender sua coleção sem par faz mais de uma década.

Claro, dinheiro, preservação e armazenagem podem ser empecilhos para potenciais compradores, mas ele diz que o maior obstáculo tem sido fazer com que as pessoas se importem: ‘Basicamente, ninguém está nem aí. ‘

A enorme coleção de Mawhinney, que inclui raridades únicas como uma compilação nunca lançada dos Rolling Stones e um disco achatado de 1881, foi avaliada em torno de 50 milhões de dólares, mas mesmo pela bagatela relativa de 3 milhões [praticamente um dólar por disco], ele não tem conseguido achar ninguém interessado em comprá-la, conforme diz o site Gizmodo.

Mawhinney construiu ‘O Arquivo’, como ele chama amorosamente, pela maior parte de sua vida, principalmente enquanto administrava sua própria loja de discos, a Record Rama, onde ele nunca vendia a última cópia de um álbum ou single, e, ao invés disso, destinava-a a sua coleção. Mas agora, devido a sua idade, sua condição de legalmente cedo, e problemas de saúde como diabetes, ele quer achar uma casa para sua coleção. Contudo, como um deprimente sinal dos tempos, onde o valor monetário da música foi severamente depreciado aos olhos e ouvidos de um público proficiente no digital que pode acessar música de qualquer lugar, a um custo de mínimo a zero, os 3 milhões de discos de Mawhinney são indesejados; tal como documentado pelo cineasta Sean Dunne.

The Archive from Sean Dunne on Vimeo.

O morador de Pittsburgh tentou a rota moderna tradicional – vender o arquivo no EBAY em 2008, mas isso levou a um fracasso frustrante. Um comprador irlandês fez um depósito de caução de 300 mil dólares após vencer um leilão com um lance de US$ 3.002.150, até que foi revelado que se tratava de um golpe feito através de uma fraude de identidade, como o jornal inglês The Guardian denunciou.

Outras ofertas para o Arquivo deram com os burros n’água, incluindo um comprador onlline que ofereceu US$ 28.5 milhões, e até mesmo a Biblioteca do Congresso dos EUA, mas restrições orçamentárias a forçaram a dar pra trás. “Eles me partiram o coração. Eles quebraram meu espírito. E eu disse a eles para que nunca mais me ligassem”, diz Mawhinney.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

1237 acessosLOVE: o aparelho que pretende revolucionar o ato de ouvir LP0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Indústria Musical"

Heavy MetalHeavy Metal
Documentário aborda preconceito contra negras

Compact DiscCompact Disc
Como e por qual motivo nasceu o formato

Indústria MusicalIndústria Musical
O que significa o nº de seguidores no Facebook

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 30 de maio de 2014
Post de 31 de maio de 2014
Post de 31 de maio de 2014
Post de 03 de junho de 2014

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Indústria Musical"

Michael KiskeMichael Kiske
"Eu nunca fui chamado para o Iron Maiden!"

NirvanaNirvana
"Teoria é um desperdício de tempo", dizia Kurt

PanteraPantera
Histórias de horror na América do Sul

5000 acessosAngra: show no Rock In Rio 2011 é "Triste de lembrar"5000 acessosOs 10 mandamentos do guitarrista5000 acessosIron Maiden: a tragédia pessoal do baterista Clive Burr5000 acessosIron Maiden: a música "Wasting Love" é um Plágio?5000 acessosGaleria - Tatuagens em homenagem ao Guns N' Roses5000 acessosIvete Sangalo: "Ouço muito SOAD, Linkin Park, Slipknot e Rush"

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online