21 de junho: Dia Nacional do Ensino da Música
Por Daniel A Neves
Fonte: Musica & Mercado
Postado em 08 de maio de 2014
Imagine um dia com aulas de música gratuitas em todo país, foi o que ocorreu em 2013, no Brasil e Inglaterra durante o Dia Nacional do Ensino da Música. Ao todo, mais de 400 horas de ensino da música, em vinte e cinco Estados Brasileiros, trouxeram aulas que iam da flauta ao piano.
Em 2014, o evento ocorrerá dia 21 de junho, tem como meta chegar ao mínimo de 500 horas de aulas grátis.
A idéia de trazer o evento ao Brasil veio ao assistir uma apresentação de Paul McManus, diretor da associação da indústria da música do Reino Unido, e criador do ‘National Play Day’ (Dia para aprender a tocar) num seminário nos EUA.
Daniel A Neves, Presidente da ANAFIMA (Associação Nacional da Indústria da Música) adaptou o modelo e o trouxe para o Brasil. "Foi um sucesso. Ver os profissionais da área de música, escolas de ensino fundamental, professores, igrejas e até o SESC incentivando o apredizado musical foi emocionante", explica Neves.
O Dia Nacional do Ensino da Música visa aproximar o crianças, adultos e terceira idade para a prática musical. "É a maior oportunidade nacional para mostrar os benefícios da música para o ser humano", explica.
Voluntários para ensino da música
A ação, como no ano passado, tem adesão de professores, músicos, musicoterapeutas, ONGs, lojistas, escolas de música, conservatórios entre outros, que oferecerão aulas de música gratuitas e voluntárias (presenciais e/ou online) em suas comunidades (Brasil e Portugal).
O Dia Nacional do Ensino da Música tem como um dos objetivos aumentar o contato das pessoas com a música. "Está provado que o ato de fazer música melhora a socialização, memória, reabilitação motora, além de ser uma excelente forma de desestressar", explica Neves. "Com esta vivência musical esperamos que haja maior valorização e consciência dos beneficios da música, bem como dos profissionais de ensino no país".
Para os professores do ensino musical ou mesmo músicos amadores que queiram ser voluntários no Dia Nacional do Ensino da Música, basta se inscreverem pelo link abaixo.
http://musicaemercado.org/dia-nacional-ensino-da-musica/
O Dia Nacional do Ensino da Música é um movimento organizado pela Música & Mercado, com apoio de Felipe Radicetti, principal lider do GAP (Grupo de Apoio Parlamentar Pró-Musica), um dos responsáveis pela organização da sociedade civil para a implementação da Lei 11.789; da ANAFIMA (Associação Nacional da Indústria da Música), III Salão Gospel, movimento Quero Educação Musical nas Escolas, Sindimúsica e da associação americana da indústria da música, NAMM.
Inscrição de professores voluntários:
http://musicaemercado.org/dia-nacional-ensino-da-musica/
Como proceder: inscreva-se no link acima, receba o modelo de poster, coloque suas informações e promova.
Data do Dia Nacional do Ensino da Música: 21 de junho de 2014
Contato: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
O motivo que levou Fabio Lione a quase sair do Angra em 2023, segundo Marcelo Barbosa
A respeitosa opinião de Dave Mustaine sobre Ritchie Blackmore
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
Blaze Bayley anuncia que não fará mais meet & greets e sessões de autógrafos gratuitas
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Os argumentos que sustentam tese de Regis Tadeu que Cazuza era melhor que Renato Russo
Pearl Jam: Eddie Vedder lista seus 13 álbuns preferidos de todos os tempos
Por que Iron Maiden não toca há 20 anos o único hit da banda que alcançou o topo?

Aquiles Priester: o que deu errado na caótica entrevista a Jô Soares em 2012
Para James Hetfield, do Metallica, algumas bandas deveriam morrer
LGBT: confira alguns músicos que não são heterossexuais
A banda brasileira que "mudou o jogo para sempre", segundo Dave Grohl do Foo Fighters
Religião: Top 10 citações sobre Deus e o Diabo
A música dos Beatles que Keith Richards considera a melhor; "Eu estava lá, e foi lindo"



