Bandas Iniciantes: o que fazer - e NUNCA fazer - em suas turnês
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 06 de junho de 2014
Baseado em texto de SEAN MCCAULEY
Faça:
Planeje muitas turnês locais pela sua área, numa ponta do país, na ponta oposta do país, no meio – onde ser que você esteja. Pode ser difícil para que todos os membros da banda tenham uma semana inteira disponível, mas você consegue fazer muita coisa em dois ou três dias se você tiver um ou dois shows marcados para cada sexta-feira, sábado e domingo.
Evite:
Fazer shows que não foram divulgados na área. Ligue com antecedência e peça que as lojas de discos coloquem panfletos em seus quadros de avisos e paredes de pôsteres. Se você tiver alguns fãs naquela área, peça que alguns deles promovam seu show em troca de ingressos ou o que for. Os fãs são os maiores aliados de uma banda.
Faça:
Leve um isopor lotado com comida da sua casa, ou você gastará muito dinheiro com restaurantes e desperdiçará muito tempo. Sempre há carrinhos de lanche, mas isso é nojento.
Evite:
Não deixe de prestar atenção ao relógio em nenhum momento. Toda banda em turnê – mesmo em uma turnê curta – acaba correndo feito louca atrás de uma loja de instrumentos porque o fulo ficou sem encordamento. Isso é estupidez. Fique de olho no relógio. Se você está atrasado para o começo do show, isso se espalha e você pode começar a ter dificuldades em ser contratado para shows na sua região.
Faça:
Peça que os contratos de cada show sejam enviados por fax ou email para você caso você esteja embarcando em uma turnê mais prolongada. O contrato deve incluir pagamento garantido caso o show seja cancelado de modo que você não fique preso no meio do nada sem grana pra gasolina.
Evite:
Não saia de casa em dinheiro suficiente para todo o itinerário,se você o puder. A maioria das bandas recebe de show em show, mas isso é mais estressante do que se pode imaginar e na maior parte das vezes causa problemas. Ainda assim, NÃO deixe que isso te impeça de ir,se for o único jeito!
Faça:
Tenha um seguro automotivo com assistência móvel 24 horas. Você pode até achar que isso é óbvio de se contratar, mas muitos artistas ficam presos no acostamento da estrada o tempo todo – o tempo TODO.
Evite:
Não tenha medo de se aproximar e pedir favores a fãs se eles foram amigáveis com você. Você pode economizar muito dinheiro dormindo no chão da casa de outras pessoas ao invés de se espremer em um único quarto de motel. Em várias das ocasiões, eles até cozinharão para a banda.
Faça:
Torne-se você mesmo – assim como os outros da banda – um divulgador amador de shows. Fazer dois shows em um dia é duro, a menos que sempre haja festivais vespertinos rolando. Um festival com 5-10 bandas tocando em um estacionamento é muito mais fácil de armar do que as pessoas pensam, e eles juntam muita gente. Quando você ficar bom nisso, você pode até administrar o caixa da banda desse jeito. E por quê não, certo?
Evite:
Não se esqueça de tirar muitas fotos. Sair em turnê é uma das melhores coisas que pode acontecer a uma pessoa, e você se lembrará disso para sempre. Aquelas fotos provavelmente serão mais importantes para você um dia do que seu anuário da escola ou fotos de formatura.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps