Bandas Iniciantes: o que fazer - e NUNCA fazer - em suas turnês

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Nacho Belgrande, Fonte: Playa Del Nacho
Enviar correções  |  Comentários  | 

Baseado em texto de SEAN MCCAULEY


1237 acessosLOVE: o aparelho que pretende revolucionar o ato de ouvir LP5000 acessosInspiração: 30 canções (não somente rock) para mantê-lo motivado

Faça:

Planeje muitas turnês locais pela sua área, numa ponta do país, na ponta oposta do país, no meio – onde ser que você esteja. Pode ser difícil para que todos os membros da banda tenham uma semana inteira disponível, mas você consegue fazer muita coisa em dois ou três dias se você tiver um ou dois shows marcados para cada sexta-feira, sábado e domingo.

Evite:

Fazer shows que não foram divulgados na área. Ligue com antecedência e peça que as lojas de discos coloquem panfletos em seus quadros de avisos e paredes de pôsteres. Se você tiver alguns fãs naquela área, peça que alguns deles promovam seu show em troca de ingressos ou o que for. Os fãs são os maiores aliados de uma banda.

Faça:

Leve um isopor lotado com comida da sua casa, ou você gastará muito dinheiro com restaurantes e desperdiçará muito tempo. Sempre há carrinhos de lanche, mas isso é nojento.

Evite:

Não deixe de prestar atenção ao relógio em nenhum momento. Toda banda em turnê – mesmo em uma turnê curta – acaba correndo feito louca atrás de uma loja de instrumentos porque o fulo ficou sem encordamento. Isso é estupidez. Fique de olho no relógio. Se você está atrasado para o começo do show, isso se espalha e você pode começar a ter dificuldades em ser contratado para shows na sua região.

O finado Jani Lane, frontman do Warrant
O finado Jani Lane, frontman do Warrant

Faça:

Peça que os contratos de cada show sejam enviados por fax ou email para você caso você esteja embarcando em uma turnê mais prolongada. O contrato deve incluir pagamento garantido caso o show seja cancelado de modo que você não fique preso no meio do nada sem grana pra gasolina.

Evite:

Não saia de casa em dinheiro suficiente para todo o itinerário,se você o puder. A maioria das bandas recebe de show em show, mas isso é mais estressante do que se pode imaginar e na maior parte das vezes causa problemas. Ainda assim, NÃO deixe que isso te impeça de ir,se for o único jeito!

Faça:

Tenha um seguro automotivo com assistência móvel 24 horas. Você pode até achar que isso é óbvio de se contratar, mas muitos artistas ficam presos no acostamento da estrada o tempo todo – o tempo TODO.

Evite:

Não tenha medo de se aproximar e pedir favores a fãs se eles foram amigáveis com você. Você pode economizar muito dinheiro dormindo no chão da casa de outras pessoas ao invés de se espremer em um único quarto de motel. Em várias das ocasiões, eles até cozinharão para a banda.

Faça:

Torne-se você mesmo – assim como os outros da banda – um divulgador amador de shows. Fazer dois shows em um dia é duro, a menos que sempre haja festivais vespertinos rolando. Um festival com 5-10 bandas tocando em um estacionamento é muito mais fácil de armar do que as pessoas pensam, e eles juntam muita gente. Quando você ficar bom nisso, você pode até administrar o caixa da banda desse jeito. E por quê não, certo?

Evite:

Não se esqueça de tirar muitas fotos. Sair em turnê é uma das melhores coisas que pode acontecer a uma pessoa, e você se lembrará disso para sempre. Aquelas fotos provavelmente serão mais importantes para você um dia do que seu anuário da escola ou fotos de formatura.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

1237 acessosLOVE: o aparelho que pretende revolucionar o ato de ouvir LP0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Indústria Musical"

TecnologiaTecnologia
Quanto tempo durarão os downloads?

EstúdiosEstúdios
Outros 10 que você deve conhecer antes de morrer

Lojas de DiscosLojas de Discos
As 27 que você deve conhecer antes de morrer

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 06 de junho de 2014
Post de 07 de junho de 2014

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Indústria Musical"

InspiraçãoInspiração
30 canções (não somente rock) para mantê-lo motivado

GhostGhost
O lado escuro do rock: você acredita em magia negra?

MetallicaMetallica
Ultimate Classic Rock elege as 10 piores músicas

5000 acessosDarkthrone: Fenriz fala sobre Sepultura, Sarcófago, Gal Costa e Caetano Veloso5000 acessosMayhem: banda levou restos humanos para o palco em 20115000 acessosA História do Baixo Elétrico5000 acessosSteel Panther: Axl Rose só precisava dormir, apenas isto4420 acessosStone Temple Pilots: Scott não tinha condições de ser o vocalista5000 acessosKiss: quando eles resolveram abandonar a maquiagem

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online