YouTube: empresário do U2 e Van Halen começa guerra contra
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 20 de novembro de 2014
O empresário de artistas como EAGLES e VAN HALEN agora começa uma cruzada conta o site de compartilhamento de vídeos YouTube.
IRVING AZOFF é responsável por empresariar uma gama impressionante de artistas, incluindo aí EAGLES, LINDSEY BUCKINGHAM, JOE WALSH, STEELY DAN e VAN HALEN, o que, em coordenação com suas empreitadas anteriores com a Ticketmaster e a LiveNation, faça com que não seja uma surpresa que o nome dele tenha sido citado como ‘a pessoa mais poderosa da indústria fonográfica’ pela revista Billbaord em 2012.
Nos últimos meses, Azoff pronunciou-se obtusamente contrário a vídeos não-licenciados no YouTube, que incluem quase 20 mil músicas gravadas pelos 42 artistas que assinaram com a recém-criada empresa dele, a Global Music Rights. No começo dessa semana, Azoff anunciou que o YouTube ‘está o desafiando’ ao recusar-se a remover tais músicas do site.
Em resposta a tal alegação, o YouTube enviou para a Billboard o seguinte comunicado, que afirma que eles acham que a atual licença deles se sobrepõe à posição da GMR: "Fizemos acordos com gravadoras, editoras, sociedades de coleta e outros para trazer a música dos artistas ao [serviço] YouTube Music Key. Para conseguir nossa meta de viabilizar as características desse serviço em toda a música presente no YouTube, continuaremos a trabalhar tanto com a comunidade musical e com os fãs de música convidados a testar nossa fase beta,"
Howard King, um membro do conselho da GMR, emitiu então uma carta dizendo que ‘se o YouTube contesta que licenciou devidamente quaisquer músicas para transmissão pública, declaração essa que julgamos inverdadeira, exigimos por meio desta que nos sejam fornecidos os documentos de tais licenças."
Desde o começo, o YouTube desenvolveu uma metodologia bem-humorada em sua arenga com a GMR, e também sobre toda a questão de remover ou não certas músicas. De acordo com Azoff, o YouTube pediu para que a GMR fornecesse o link de cada música ‘não-autorizada’ de cada uma dessas 20 mil faixas. Uma rápida olhada nos resultados pela procura pelos termos ‘Van Halen Running with The Devil’ retornou mais de 63 mil resultados. Com dezenas de milhares de links para cada uma das vinte mil músicas, a GMR tem uma árdua tarefa nas mãos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
A música que David Gilmour vetou na reunião histórica do Pink Floyd
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
A banda que Eric Clapton não compreendia, e queria tocar com eles pra ver como funcionava
Nicko McBrain diz que voltaria a tocar e gravar com Iron Maiden com condição
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
A melhor fase do Accept de todos os tempos, segundo Wolf Hoffmann
A banda holandesa dos anos 1970 que Humberto Gessinger está ouvindo sem parar
G1 põe rock e metal como grandes vencedores do Top 10 de shows do Rock in Rio
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
Oasis confirma primeiras datas da segunda turnê após reunião
O disco da "fase John Bush" que é o preferido de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
A canção do Led Zeppelin com solo atrapalhado que influenciou Van Halen e Steve Vai
Paralamas do Sucesso: a desilusão amorosa de Herbert Vianna que inspirou "Meu Erro"
O álbum brasileiro que é "a maior gravação de metal" de todos os tempos para Dave Grohl
Dez ótimas bandas de Metal que lançaram apenas um disco de estúdio

Música: 13 fatos estarrecedores sobre a atual indústria
Não culpe as gravadoras: você que é um tosco mesmo!



