YouTube: empresário do U2 e Van Halen começa guerra contra
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 20 de novembro de 2014
O empresário de artistas como EAGLES e VAN HALEN agora começa uma cruzada conta o site de compartilhamento de vídeos YouTube.
IRVING AZOFF é responsável por empresariar uma gama impressionante de artistas, incluindo aí EAGLES, LINDSEY BUCKINGHAM, JOE WALSH, STEELY DAN e VAN HALEN, o que, em coordenação com suas empreitadas anteriores com a Ticketmaster e a LiveNation, faça com que não seja uma surpresa que o nome dele tenha sido citado como ‘a pessoa mais poderosa da indústria fonográfica’ pela revista Billbaord em 2012.
Nos últimos meses, Azoff pronunciou-se obtusamente contrário a vídeos não-licenciados no YouTube, que incluem quase 20 mil músicas gravadas pelos 42 artistas que assinaram com a recém-criada empresa dele, a Global Music Rights. No começo dessa semana, Azoff anunciou que o YouTube ‘está o desafiando’ ao recusar-se a remover tais músicas do site.
Em resposta a tal alegação, o YouTube enviou para a Billboard o seguinte comunicado, que afirma que eles acham que a atual licença deles se sobrepõe à posição da GMR: "Fizemos acordos com gravadoras, editoras, sociedades de coleta e outros para trazer a música dos artistas ao [serviço] YouTube Music Key. Para conseguir nossa meta de viabilizar as características desse serviço em toda a música presente no YouTube, continuaremos a trabalhar tanto com a comunidade musical e com os fãs de música convidados a testar nossa fase beta,"
Howard King, um membro do conselho da GMR, emitiu então uma carta dizendo que ‘se o YouTube contesta que licenciou devidamente quaisquer músicas para transmissão pública, declaração essa que julgamos inverdadeira, exigimos por meio desta que nos sejam fornecidos os documentos de tais licenças."
Desde o começo, o YouTube desenvolveu uma metodologia bem-humorada em sua arenga com a GMR, e também sobre toda a questão de remover ou não certas músicas. De acordo com Azoff, o YouTube pediu para que a GMR fornecesse o link de cada música ‘não-autorizada’ de cada uma dessas 20 mil faixas. Uma rápida olhada nos resultados pela procura pelos termos ‘Van Halen Running with The Devil’ retornou mais de 63 mil resultados. Com dezenas de milhares de links para cada uma das vinte mil músicas, a GMR tem uma árdua tarefa nas mãos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Rafael Bittencourt sobre bandas que ficam se apoiando no "Angraverso"
AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
O veterano que contraiu tuberculose na Malásia e gerou clássico do Iron Maiden
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
Opeth anuncia show no icônico Anfiteatro da Pompeia para 2026
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A música que encerrou todos os shows que o AC/DC fez no Brasil
A clássica do rock que Sammy Hagar chamou de "uma das piores gravações de todos os tempos"
O álbum do Iron Maiden considerado por Bruce Dickinson fraco e por Steve Harris forte
Os quatro álbuns dos Beatles favoritos de John Lennon segundo ele mesmo
A poética forma como Renato Russo "contou" pra mãe de Cazuza que também tinha AIDS


Epica: o que Mark Jansen achou da desilusão de Marko Hietala com a indústria musical



