AC/DC: vendas de "Rock or Bust" não superam "Black Ice" nos EUA
Por Anderson Alves
Fonte: AC/DC Brasil
Postado em 12 de dezembro de 2014
O novo álbum do AC/DC, "Rock or Bust", vendeu aproximadamente 172.000 cópias na primeira semana de vendas nos EUA, chegando a ficar na terceira posição dos 200 álbuns mais vendidos da Billboard. As vendas marcam uma grande queda em relação ao lançamento do álbum "Black Ice" em 2008, que ficou em primeiro lugar de vendas em 29 países, incluindo os EUA, onde vendeu incrivelmente 784.288 cópias na primeira semana.
"Black Ice" registrou a venda de cerca de 270.923 cópias na segunda semana. Na soma das duas primeiras semanas, "Black Ice" vendeu cerca de 1 milhão de cópias apenas nos EUA. O álbum foi vendido exclusivamente nas redes Wal-Mart, Sam’s Club e no site ACDC.com nos EUA. "Black Ice" se tornou rapidamente o álbum de rock mais vendido de 2008.
"Rock or Bust" foi lançado mundialmente no dia 02 de dezembro – na Austrália no dia 28 de novembro.
No Brasil, a gravadora Sony Music Brasil havia declarado que o lançamento do CD também aconteceria no dia 02 de dezembro, mas houve atrasos e até o momento a gravadora não emitiu uma nota oficial explicando os motivos e anunciando uma data de lançamento. No entanto, segundo informações obtidas por nosso site com representantes da gravadora, os CDs devem chegar às lojas de todo o Brasil na próxima semana; a partir do dia 16 de dezembro.
A Sony Music distribuiu o álbum "Rock or Bust" em vários países do mundo no dia 02 de dezembro, cumprindo a data de lançamento anunciada. Mas segundo diversos relatos de fãs nos fóruns e em grupos no Facebook, que ao tentarem comprar os CDs em pontos de vendas nos EUA, Canadá, Irlanda e Reino Unido, relataram a ausência do produto em estoque e sem previsão de reposição. Segundo informações das lojas, a Sony Muysic havia distribuído uma quantidade limitada de álbuns (nesses países foram vendidos CDs e LPs).
Com isso, um dos fatores que influenciaram as vendas dos álbuns foi a indisponibilidade dos álbuns em vários países, incluindo o maior mercado consumidor, os EUA. A divulgação e promoção do álbum "Rock or Bust" em todo o mundo foi praticamente nula – se comparado com o esquema de vendas do "Black Ice" em 2008 que contocou com uma divulgação massiva meses antes do lançamento, e também foi ofertado cerca de 4 capas diferentes além de vários box de coleção.
Não restam dúvidas de que a indisponibilidade dos álbuns nas lojas e a fraca promoção foram fatores importantes pelas fracas vendas do novo álbum.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
A melhor banda ao vivo que Dave Grohl viu na vida; "nunca vi alguém fazer algo sequer próximo"
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
A banda que Slash diz nunca ter feito um álbum ruim; "Todos os discos são ótimos"
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
A banda de thrash com cantor negro que é o "mini-sepulturinha", segundo Andreas Kisser
A melhor faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Para Dave Mustaine, Megadeth começou a desandar após "Countdown to Extinction"
Paul Stanley confirma que Kiss fará show em novembro de 2026
David Ellefson nunca foi o melhor amigo de Dave Mustaine
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
O clipe de clássico do AC/DC em que a jovem Lady Gaga atuou como figurante
David Lee Roth faz aparição no Coachella e canta "Jump", do Van Halen
Dave Mustaine explica de onde vem sua capacidade de "criar músicas do nada"
Quando Axl Rose chorou de raiva ao ver em quem Slash estava se tornando
A opinião de Herbert Vianna sobre os Titãs
O hit de Cazuza que Frejat muda letra por não concordar com mensagem

O disco do AC/DC que os fãs mais fiéis costumam colocar acima dos clássicos óbvios
AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
O produtor que Rick Rubin chamou de maior de todos; "Nem gostava de rock'n'roll"
A frase profética (e triste) dita por Bon Scott após show no lendário CBGB
25 hits do rock lançados nos anos 90 que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A lenda do rock que ajudou o AC/DC a abrir caminho nos EUA, segundo Malcolm Young
AC/DC chama público argentino de "melhor do mundo", segundo Brian Johnson
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
O significado do termo "classic rock", segundo Brian Johnson do AC/DC
Hard Rock: As 100 maiores bandas do estilo segundo a VH1



