Turba: banda lança "Desassossego"
Por Lester Benga
Fonte: 180 Selo Fonográfico
Postado em 09 de setembro de 2015
Desprovido de sossego. Uma alma inquieta. Se Desassossego é um título apropriado para o sentimento que emana das canções, o nome da banda — Turba — é preciso por expressar toda a revolta presente em sua arte. Revolta contra a estrutura social e a miséria, contra o abandono e relacionamentos falidos, contra o sistema neoliberal, a poluição e a exploração.
Criaturas urbanas fazendo arruaça. Talvez essa seja uma boa definição para o que o trio faz. O fato é que Desassossego tem todos os ingredientes necessários para um disco de rock de verdade! Rock de garagem, primal e barulhento, com uma pegada punk e momentos de psicodelia sombria. Um som mais para o tosco e o lo-fi do que para o limpinho e produzidinho.
A música Vigiar e Punir é inspirada no período em que o baterista Glauco Caruso passou preso injustamente. A "cidade maravilhosa" (a banda é carioca) aparece no disco em "Chove no Rio". Há muitas canções de desamor, e a única faixa em que se tenta expressar algo bonito para a pessoa amada é no primeiro single, intitulado "Mija em mim". As músicas trazem versos como Pois quando eu precisei de ajuda / Você me deu as costas / Me tratou como se eu fosse um câncer ou ainda Fique com a pretensão / De que saiu por cima / E também com a ilusão / De que marcou minha vida / Mas só um rastro de merda / Foi o que você deixou.
O trio é formado por Greco Blue (voz e baixo), J.P. Bonfá (guitarra) e Glauco Caruso (bateria e voz). Além da Turba, Greco tem um projeto solo eletrônico, Bonfá toca com o pai — Marcelo, que foi baterista da Legião Urbana — e Glauco já foi membro do De Falla e tocou no clássico A Sétima Efervescência, de Júpiter Maçã.
Desassossego não deve aparecer em indicações bunda-mole feitas por jornalistas caretas e blogueiros indie. O que esses caras entendem de rock? Mas se você quer um disco autêntico, divertido e raivoso, esse é para ouvir até furar!
Foi lançado em CD e em todas as principais plataformas digitais pelo Selo180. Navegue pelos links abaixo para conferir a barulheira da Turba.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
Nicko McBrain celebra indicação do Iron Maiden ao Rock and Roll Hall of Fame
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
O disco obscuro que Roger Waters acha que o mundo precisa ouvir; "Um álbum muito importante"
System of a Down: casamento vai abaixo com "Toxicity", vídeo viraliza e Serj divulga
A banda lendária que envelheceu mal e não acabou dignamente, segundo Noel Gallagher
John Bonham, Keith Moon ou Charlie Watts, quem era o melhor segundo Ginger Baker?



Refrãos: alguns dos mais marcantes do Rock/Metal
Jared Leto: a reação ao se ver no papel do Coringa
Hollywood Vampires: Matt Sorum saiu da banda porque não aparecia nem nas fotos
Drogas: As melhores músicas sobre o tema
O hit da Legião Urbana cuja letra fala sobre esperança de Renato em se curar da AIDS
Afinal de contas, o que é um riff?



