Metal brasileiro: Itália se rende a Edu Falaschi e Rod Rossi
Por Richard Navarro
Fonte: BMU / ASE Press Music
Postado em 04 de março de 2016
Em recente entrevista à BMU / ASE Music, o produtor do festival italiano "Metal for Kids United", Faber Troy, falou sobre o evento beneficente que foi palco do primeiro dueto entre Edu Falaschi e Fabio Lione na Europa. Além disso, comentou a respeito da paixão dos headbangers italianos ao Angra, a descoberta do talentoso brasileiro Rod Rossi, além de discorrer sobre o intercâmbio metálico entre Brasil e Itália. Confira:
Como surgiu a ideia do festival e qual o objetivo do 'Metal for Kids United'?
Faber Troy: A ideia de fazer um festival dedicado às melhores bandas de Metal da Itália é um sonho que tive há cerca de dois anos. Quando eu estava trabalhando na formação do cast, tive a ideia de transformar o festival em um evento beneficente em prol das crianças carentes. De maneira geral, seja como uma criança que cresceu sonhando com o Heavy Metal e música pesada, ou como um adulto que trabalha com produção de eventos, acho que o 'Metal For Kids United' já estava tomando forma há algum tempo. O objetivo era de levantar fundos para uma organização beneficente que apoia crianças com deficiência auditiva e de fala. Posso dizer, orgulhosamente, que a missão foi cumprida com êxito porque conseguimos levantar um bom dinheiro para apoiar a organização.
Bandas italianas como Rhapsody e Lacuna Coil são cultuadas no Brasil, e hoje o Angra, uma das maiores bandas brasileiras, conta com Fabio Lione nos vocais. Já o Almah, do ex-Angra Edu Falashi, fez sua primeira tour na Europa ao lado dos italianos do Secret Sphere. O que pode falar dessa irmandade ítalo-brasileira no Metal?
Faber Troy: Eu acredito de coração que os italianos e os brasileiros têm uma grande história em comum relacionada aos seus gostos e tradições musicais (em todos os gêneros, não somente no Heavy Metal), e o amor pelo Metal une os dois países em uma fraternidade musical muito forte. De fato, tivemos um excelente intercâmbio de bandas e músicos.
O 'Metal for Kids United' contou com a presença de dois vocalistas brasileiros, Rod Rossi e Edu Falaschi, que cantou músicas de sua fase no Angra amparados por músicos italianos, com direito a dueto com Lione. Como foi a recepção dos bangers italianos para esses músicos? Como o Metal brasileiro é visto na Itália?
Faber Troy: O Edu apresentou um mini-set com cinco músicas do Angra, e era uma das atrações principais da primeira parte do festival – dividimos em duas partes: a primeira com o material autoral dos artistas, e a segunda com os covers. Ele foi muito bem recebido porque os italianos adoram o Angra, e o Edu foi o cara que trouxe a banda novamente ao topo no novo século. Por isso, ele é muito respeitado. Ele foi acompanhado por excelentes músicos italianos e alguns astros convidados, como Aldo Lonobile do Secret Sphere (eles são amigos há muito tempo, mas nunca haviam tocado juntos), Titta Tani (ex-vocalista do DGM), assim como o virtuoso guitarrista Leonardo Porcheddu. Além destes, o mestre dos teclados Maestro Mistheria, que já gravou para Bruce Dickinson, Rob Rock e é a mente criativa por trás do Vivaldi Metal Project. O Fabio se juntou a ele no palco para cantar 'Rebirth' e 'Nova Era' e o público foi ao delírio. Esse dueto nunca aconteceu na Europa. Uma noite para ficar pra história que teve mais de duas horas de uma jam cheia de estrelas, na qual o Edu cantou alguns clássicos como 'Eagle Fly Free', 'Enter Sandman' (dividindo os vocais com o Terence Holler, da banda Eldritch), 'The Number of the Beast' e 'Burn', do Deep Purple, que acabou virando uma loucura no palco com vários músicos se juntando a ele.
- Rebirth (Edu & Lione):
- Nova Era (Edu & Lione):
Fale sobre a participação de Rod Rossi. Não era algo planejado? Como se deu essa participação e como foi a recepção diante desse promissor vocalista brasileiro?
Faber Troy: Rod não fazia parte dos planos e foi uma grata surpresa quando nós o conhecemos durante os ensaios na véspera do show. Ele só estava lá para assistir e ficou cantarolando as músicas enquanto o pessoal ia passando tudo. Ninguém ali o conhecia direito, mas logo descobrimos que ele estava preparando um álbum cheio de participações ilustres de músicos famosos. Depois de bater um papo com todos, Brian O'Connor (ex-vocalista da lendária banda de power metal americana Vicious Rumors), que é um cara muito legal e descontraído, tinha curtido tanto o Rod que o convidou pra cantar a 'Electric Eye', do Judas Priest, com ele. Rod foi uma surpresa incrível para todos os presentes naquele estúdio, porque os dois estavam fazendo uma versão devastadora do clássico do Judas Priest! Logo ficou muito claro pra mim, e para o Brian, que nós queríamos que ele estivesse no palco com a gente. Além disso, ele também cantou a 'Rising Force', do incomparável Yngwie J. Malmsteen em dueto com o vocalista da Timestorm. Nós não poderíamos deixar tanto talento fora daquele palco. Eu acho que o público adorou a performance dele e, com certeza, se surpreenderam. Foi uma grande descoberta para todos, e todos os artistas o receberam muito bem no backstage (aliás, eu estive com ele em algumas datas da sua turnê italiana, onde dividimos o palco, e posso afirmar que estou muito ansioso por esse novo álbum!)
Assim como Edu, Rod Rossi é um vocalista de Metal bastante conhecido no universo anime por dar voz a temas brasileiros do desenho Cavaleiros do Zodíaco e integrar o grupo Cavaleiros do Zodíaco: in Concert. O seu álbum de estreia, "Rec/All", foi produzido pelo conterrâneo Renato Tribuzy e leva participações especiais de guitarristas como Kiko Loureiro (Megadeth)/Angra), Roy Z (Bruce Dickinson/Halford), Edu Ardanuy (Dr. Sin), Davis Ramay (Nordheim/Tribuzy) e Marcelo Barbosa (Almah/Angra), o baixista Felipe Andreoli (Angra), os bateristas Marcelo Moreira (Circle II Circle) e Pedro Tinello (Almah), e o pianista Alessandro Del Vecchio. O álbum tem lançamento previsto para este ano.
Para conhecer mais sobre a carreira de Rod Rossi, acesse os canais oficiais do vocalista:
http://www.rodrossi.com
http://www.facebook.com/rodrigorossioficial
http://www.youtube.com/rodrossi
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
Os mitos sobre Woodstock que todos repetem no automático até hoje, segundo Barcinski
A tragédia que fez nascer um dos álbuns de rock mais subestimados dos anos 1990
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Motörhead foi o "primeiro amor" de Barney Greenway, vocal do Napalm Death

Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
Aquiles Priester celebra título da Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor
A resposta de Edu Falaschi depois que Adrian Smith rejeitou seu pedido de fã
A ressalva de Rafael Bittencourt sobre o papel de Supla na formação do Angra


