Janis Joplin no Brasil: topless, cachaça e "show" em puteiro
Por Bruce William
Fonte: UOL
Postado em 08 de julho de 2016
Matéria de Tiago Dias, publicada no UOL, relata a vinda de Janis Joplin ao Brasil em 1970, quando a lendária cantora resolveu fazer uma "rehab" mas que não deu muito certo, no fim das contas. Veja o texto completo no link a seguir. Mais abaixo estão alguns trechos.
O ano de 1970 despontou pessimista para Janis Joplin. A repercussão fraca de seu primeiro álbum solo, "I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama!", deixou a jovem cantora de voz rouca e potente sem rumo. Além disso, sofria com o uso cada vez mais frequente da heroína. A solução era a "rehab", não aquela da Amy Winehouse, algo mais solar: O Brasil.
A viagem mitológica foi crucial na vida breve de Janis e tem destaque no documentário "Janis: Little Girl Blue", que estreou nesta quinta-feira (7) nos cinemas. No olhar da diretora Amy J. Berg, o país foi responsável por lhe apresentar um novo amor (e não é o Serguei), cujas idas e vindas seriam definitivas para a recaída fatal oito meses depois. Mas o que Janis deixou em troca não está no filme. Em plena folia do Carnaval, ela foi expulsa de hotel, levou uma dura da polícia por fazer topless na areia e até cantou "Summertime" ao lado de prostitutas em um bordel em Salvador.
"Vivíamos uma situação de risco permanente", resume o carioca Ricky Ferreira. "Onde ela entrava, criava um caso. Ocilava muito o humor, mas acordava cantando. Tive o prazer de acordar com ela no chuveiro cantando".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Falece Barry Mitchell, ex-baixista do Queen
A banda que Angus Young chamou de "Led Zeppelin de pobre"
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Children of Bodom é anunciado como atração do Summer Breeze 2027
Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
Accept procurou Udo Dirkschneider para o disco de 50 anos e não obteve resposta
As cinco músicas eternas que completaram 60 anos, segundo Regis Tadeu
A diferença que existe entre Metallica e Slayer, segundo Kerry King
Slash tem seu nome eternizado em nova espécie de cobra; "honrado e emocionado"
Papangu aparece na lista de melhores discos de 2026 da Metal Hammer
Anneke van Giersbergen é a "heroína cult" de Floor Jansen
As duas faixas do "The Number of the Beast" que Bruce Dickinson e Steve Harris detestam
A banda dos anos 60 que Ritchie Blackmore colocava acima dos Beatles e de Jimi Hendrix
As 10 músicas mais rápidas do Metallica pela média de batidas por minuto



O lugar onde Janis Joplin achou "uma coisa horrível" tocar; "Ninguém agita lá!"


