Ecad: Rádio online se associa e gera receita para bandas autorais
Por Fernando Moraes
Postado em 17 de janeiro de 2017
Sabe aquele esquema "tenha um empresário, pague o jabá e toque na rádio"?. Esqueça isso! A música brasileira agora tem um canal que valoriza o artista independente, basta que tenha qualidade.
Ativa desde 2012, a web rádio Planet Music Brasil atingiu expressivos 72 mil ouvintes em dezembro. Mas essa é somente parte da notícia: a plataforma, que já lançou músicas de bandas consagradas no passado e toca frequentemente bandas independentes, agora está associada ao Ecad e poderá remunerar artistas que produzem músicas autorais.
"A gente valoriza muito a música, o cenário independente. A gente queria contribuir mais, remunerando os músicos. Só que o Ecad é muito caro. Então, a gente achou um formato que barateou um pouco. Continua sendo caro, mas acessível, mas agora dá pra apoiar mais as bandas", revelou Altevir Júnior, responsável pela Planet Music Brasil.
Altevir conta que, acima de tudo, a rádio leva em conta uma filosofia de valorizar a música independente, obviamente aquela com qualidade. E, por questões filosóficas, não admite jabás. "Aqui, banda independente não paga nada, não. Nós é que estamos aqui para apoiá-los", explica.
Do mundo para o Brasil
A Rádio Planet Music nasceu rolando sucessos do mundo todo, de todos os tempos. Porém, cada vez mais têm aberto espaço para bandas nacionais. Recentemente, a banda Uns e Outros, que foi sucesso na década de 80, fez o lançamento nacional exclusivo de uma música pela rádio.
No programa Especial Nacional, produzido de segunda a sexta-feira, das 12h às 13h, sempre há lançamento de músicas novas, de artistas independentes, em grande parte.
De acordo com os diretores da rádio, a audiência está localizada principalmente no Brasil, sendo que a maior parte dos ouvintes está na cidade de São Paulo e na Grande São Paulo. Entretanto, segundo dados do Google Analytics, eles registraram o crescimento de ouvintes em vários países, o que demonstra que a qualidade da rádio tem agradado a vários públicos e localidades.
Serviço
Rádio Planet Music Brasil
planetmusicbrasil.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
A resposta de Rafael Bittencourt sobre se haverá novo álbum do Angra com Alírio Netto
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A resposta que James LaBrie gostaria de dar para quem critica sua voz
A lenda do Rock que apavorou Chris Cornell com uma performance vocal impossível de atingir
Punk Rock: Os 25 maiores discos de todos os tempos segundo o Loudwire
Paulo Sergio: Alguém explica o nome desta banda polonesa?


A banda lendária que Keith Richards odeia: "Faz jus ao próprio nome, nunca decolou"
Iron Maiden: o vocal que quase substituiu Bruce Dickinson em 93
A ordem expressa que motorista de Raul Seixas não podia descumprir de jeito nenhum
Mas afinal... o que é rock progressivo?
Regis Tadeu revela o truque maroto que o Iron usa, mas o Metallica não precisa
Stairway to Heaven: o maior hit do Led Zeppelin



