Brad Delp, frontman do Boston, comete suicídio
Por Igor Miranda
Postado em 09 de março de 2017
Brad Delp, o vocalista que guia o segundo disco de estreia mais vendido da história da música, cometeu suicídio em 9 de março de 2007, aos 55 anos. O frontman do Boston tirou a própria vida em algum momento da madrugada da data em questão.
A polícia local de Atkinson, New Hampshire, nos Estados Unidos, chegou ao local após uma ligação feita pela então noiva de Brad Delp, Pamela Sullivan. Ela viu um tubo que aspira ar conectado ao escapamento de um carro amarelo, de posse de Delp.
O corpo de Brad Delp foi encontrado no chão do banheiro da casa. Ele estava deitado, com a cabeça em um travesseiro. Duas grelhas também foram localizadas - elas que causaram a morte intencional de Brad Delp. Ele acendeu carvão e a fumaça fez com que ele morresse asfixiado.
Havia uma breve carta de despedida, escrita em uma folha de papel e presa na camiseta de Brad Delp. Nela, dizia: "Sr. Brad Delp. J'ai une âme solitaire - sou uma alma solitária". Já no escritório, havia uma legítima papelada: quatro envelopes foram encaminhados a seus filhos, sua ex-mulher Micki Delp, sua noiva e um casal cujo nome não foi revelado pelas autoridades.
Supostos motivos
A razão do suicídio de Brad Delp, até hoje, permanece incerta. Sabe-se que ele lidou com a depressão desde a adolescência, mas incidentes específicos em seus últimos anos de vida, aparentemente, o conduziram à morte intencional.
O jornal Boston Herald especula, por exemplo, que o motivo da morte intencional de Brad Delp teve a ver com o Boston, banda que ele integrava desde 1976, com apenas uma pequena ausência entre 1989 e 1994.
Sabe-se que sempre houve um certo atrito entre Delp e o guitarrista e líder criativo do Boston, Tom Scholz. Segundo o jornal Boston Herald, o rancor da saída do vocalista, em 1989, e outros sentimentos ruins oriundos da relação Delp/Scholz fizeram com que o cantor se matasse.
Além disso, Tom Scholz foi acusado de tirar vantagem financeira de Brad Delp. O músico negou as acusações, apesar de ter perdido os processos de difamação que ele moveu contra o jornal e Micki Delp.
A ação judicial
Documentos dos julgamentos mostram que Tom Scholz alegou que problemas pessoais fizeram Brad Delp se matar. Advogados do jornal Boston Herald, por outro lado, reuniram diversas testemunhas como antigos membros da banda, músicos locais da cidade de Boston, o médico de Delp e até amigos do cantor, como Meg Sullivan (irmã da noiva dele). Muitos deles disseram que Brad realmente não gostava de Tom.
O grande conflito psicológico que Brad Delp tinha, segundo as testemunhas, é que ele queria, de forma desesperadora, sair da banda. Ele se sentia atormentado pelo seu "papel" como intermediador em terríveis conflitos que Tom Scholz tinha com os antigos membros do Boston.
Apesar de todas as evidências contra Tom Scholz, a derrota do músico, já em novembro de 2015, ocorreu porque a Justiça interpretou que, na verdade, a alegação de que "sentimentos relacionados a Tom Scholz fizeram Brad Delp se matar" foram publicadas e compreendidas como opinião, não como fato. No ano passado, Scholz tentou entrar com recurso para rediscutir o caso, mas o tribunal não atendeu ao pedido.
Versão de Tom Scholz
Tom Scholz alega, por sua vez, que um incidente embaraçoso fez com que Brad Delp tivesse uma verdadeira recaída emocional e, consequentemente, cometesse suicídio.
Segundo Scholz, Brad Delp instalou uma câmera escondida no quarto de Meg Sullivan, cunhada de Brad Delp e irmã de Pamela. O dispositivo foi descoberto posteriormente por Meg, que morava na casa de Brad, junto de Pamela.
Paralelamente a isto, de acordo com Tom Scholz, Brad Delp achava que sua noiva tinha um amante. Isto o teria deixado confuso e irracional. Antes de contar sobre o incidente da câmera para Pamela, Brad acabou por se matar, ainda segundo o guitarrista.
Após o "adeus"
O último registro musical feito por Brad Delp foi lançado, de forma póstuma, por Barry Goudreau, um dos guitarristas originais do Boston. A canção, intitulada "Rockin' Away", foi gravada no verão de 2006 (inverno no Hemisfério Sul) e divulgada em 2008. É descrita como uma música autobiográfica da carreira de Delp.
O Boston, por sua vez, continuou suas atividades. O posto de Delp foi ocupado por Tommy DeCarlo em 2008. Michael Sweet, do Stryper, também integrou a banda como vocalista e guitarrista, entre 2008 e 2013.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Último show do Sepultura sofre mudança de local
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O disco do Megadeth que tem algumas das melhores músicas do metal, segundo Scott Ian
Arch Enemy nunca considerou volta de Angela Gossow, diz Michael Amott
Epica se apresentará em São Paulo em novembro de 2027
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
Novo álbum do Helloween já está "80% finalizado", revela Kai Hansen
O que a censura fez com a letra de "Marylou", do Ultraje a Rigor, segundo Roger
Demo gravada pelo Van Halen em 1974 será incluída em novo livro de Alex
A frase da Roma Antiga que acabou virando um dos maiores hinos do AC/DC
O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock

Billy Joel lamenta morte de Jon Small, parceiro do início da carreira
Guitarrista do Every Time I Die morre durante evento de wrestling
Cantora Dolly Parton morre aos 80 anos de idade
Frank Beard, baterista do ZZ Top, morre aos 77 anos de idade
Em 29/12/2001: Cássia Eller morre de parada cardiorrespiratória


