Rammstein: "Atualmente, há pouquíssimas oportunidades de sucesso para os músicos"
Por Karen Batista
Fonte: RammsteinPress
Postado em 30 de agosto de 2017
Em entrevista ao jornal russo The Paper, Till Lindemann, o vocalista do RAMMSTEIN, falou, entre outras coisas, da situação atual da indústria musical.
"Nesta era da internet, em que a música é baixada, bandas novas quase não têm oportunidades porque as gravadoras que costumavam ajudar essas bandas não ganham mais tanto dinheiro.
Antigamente, as bandas recebiam dinheiro das gravadoras, como um empréstimo, para que pudessem entrar em estúdio, gravar um álbum e, claro, logo as gravadoras recebiam seu dinheiro de volta. Em algum momento, a banda se tornava famosa o bastante para seguir seu próprio rumo.
Hoje em dia, tudo é colocado no Spotify bem rápido - é uma plataforma onde os músicos conseguem se tornar famosos sem terem muito dinheiro, e há muitas histórias dessas. Mas, ao mesmo tempo, eles não têm quase chance alguma de se tornarem bandas realmente grandes e famosas."
Ao ser perguntado se o RAMMSTEIN também teve que se adaptar às mudanças do mercado musical, Lindemann disse:
"Sim, também estamos no Spotify, mas felizmente não precisamos mais desse tipo de atenção. Contudo, para bandas novas que querem fazer sucesso, isso não dá muito certo porque a qualquer momento outras bandas podem aparecer e tirar seu espaço, e por aí vai.
Atualmente, há pouquíssimas oportunidades de sucesso para os músicos virem de baixo e chegarem ao topo, para começarem a fazer shows e conseguirem organizar turnês, porque isso também custa dinheiro.
Antigamente, tudo isso era de responsabilidade das gravadoras. E esse sistema funcionava muito bem, mas agora, existe um princípio fundamental novo: você se torna famoso rapidamente e logo desaparece em meio à multidão. Poucas pessoas ficam famosas através das novas mídias realmente criando uma carreira duradoura da qual possam viver. Hoje em dia, a 'vida útil' das bandas tende a variar entre dois a cinco anos, e depois elas caem no esquecimento."
O sexteto industrial alemão trabalha atualmente no sucessor de "Liebe Ist Für Alle Da", de 2009. Pela primeira vez em mais de 20 anos de carreira, a banda não conta com Jacob Hellner na produção, tendo-o substituído por Sky Van Hoff (que produziu álbuns do KREATOR e do CALIBAN, dentre outros). Mais informações em matérias anteriores abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps