Livro: produção independente conta a cena de BH
Por Mário Pescada
Fonte: Hoje Em Dia
Postado em 04 de janeiro de 2018
Fred Catarino, baterista da veterana banda de grindcore STOMACHAL CORROSION e ex-SEM COMPROVANTE DE RENDA, MATA BORRÃO, A CASA e EL DIA DE LOS MUERTOS, lançou o livro "Mim Nas Gerais – Underground BH 2000 – 2005".
O livro formado conta suas memórias relacionadas à cena underground da capital mineira e foi lançado de forma independente, com diagramação de fanzine, recortes de jornais e várias fotos do seu acervo pessoal.
"Esse foi um período muito peculiar da história. Estavam acontecendo grandes mudanças, o digital ganhava força, os instrumentos musicais começaram a ficar mais baratos", conta. "Na primeira parte trato das mudanças na forma de produção e de consumo do underground, depois entro naquilo que chamo de olho do furacão, porque falo da minha vivência".
Fred ressalta que o trabalho dá conta dos principais acontecimentos do período. "Acho que existem três peculiaridades principais da época. Uma delas, foi o Movimento dos Sem Palco (MSP), que reuniu artistas alternativos de BH com iniciativas para conseguirem espaço para lançarem seus trabalhos. A questão das rádios alternativas e piratas também foi bem legal. Elas tinham um alcance muito grande e um conteúdo muito alternativo e o começo dos selos alternativos. Além disso, foi um período de grandes transformações como a popularização do YouTube, MySpace, entre outras", exemplifica.
Para adquirir a versão impressa, entre em contato pelo e-mail [email protected]. Já para realizar o download do e-book, acesse o link
https://www.dropbox.com/s/gngha7ffywqnkgt/Mim%20nas%20Gerais.pdf?dl=0
Abaixo uma mostra do material
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps