Quarto Astral: Rock progressivo direto de Jaboatão
Por Renan Soares
Fonte: Facebook oficial da banda
Postado em 23 de fevereiro de 2018
Originais do bairro de Candeias, no município de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, a banda Quarto Astral iniciou suas atividades no ano de 2010 mostrando a cena local todo o seu rock progressivo, psicodélico, e com algumas influências do jazz.
O grupo formado pelo trio Thiago Brandão (vocal e guitarra), Bruno Brandão (baixo e backing vocal) e Marcelo Rangel (bateria e backing vocal), tem como principal característica em seu som músicas com longa duração, bastante trabalhadas com longos solos de guitarras, e um tanto viajadas, criando uma espécie de transe durante seus instrumentais. Suas letras abordam abordam elementos naturais e humanos e sua interferência no universo, indo além da nossa realidade.
Tendo letras cantadas em português, e em inglês, o primeiro trabalho oficial da banda foi o DVD "Árvores" (que pode ser conferido de forma completa em seu canal oficial), lançado em 2012 de forma colaborativa e completamente independente.
Em 2014, foi lançado o primeiro álbum em estúdio da banda, intitulado "Quarto Astral na Quinta Dimensão", que rendeu ao trio vários shows em cidades nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil.
O álbum "Fenda Uni-Verso" foi lançado no ano de 2016 através da parceria com o selo brasiliense "Lombra Records", e foi disponibilizado de forma gratuita para audições no canal oficial da banda no Youtube.
Seu lançamento mais recente foi o single "Plano Etéreo", em 2017, tendo novamente a parceria com a "Lombra Records", e teve a primeira arte de capa em 360º da história.
A partir de março desse ano, a Quarto Astral entrará em mais uma turnê nacional, onde fará apresentações em estado do Sul e Sudeste do país, como Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Recentemente, a banda lançou o seu primeiro clipe oficial referente a música "Terráqueos", presente no disco "Fenda Uni-Verso", o mais recente do grupo.
Confiram:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden
As duas únicas camisas de futebol permitidas nos shows do Oasis em São Paulo
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
O cantor que Robert Plant admite que nunca conseguiu igualar
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
A banda que inspirou a reunião da formação "Rebirth" do Angra, segundo Rafael Bittencourt
Slipknot anuncia venda da maior parte de seu catálogo musical
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Veja habilidade de James Hetfield, do Metallica, com as baquetas
Lobão: Titãs é uma "bandinha chechelenta"
Metal: Mapa revela os países com mais bandas do estilo
O baterista que, sem querer, criou a sonoridade dos anos oitenta e mudou a história do Rock
As regras do Viking Metal
Afinal de contas, o que é um riff?


