Catavento: lançado novo clipe "Panca Úmida"
Por Anderson Severo
Fonte: Sub_Discos
Postado em 20 de julho de 2018
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
A Catavento lança nesta quarta-feira (18) o clipe de "Panca Úmida", primeiro single do álbum "Ansiedade na Cidade" (Natura Musical). O novo trabalho da banda chega às plataformas digitais em 3 de agosto, cuja capa também é divulgada hoje. Assim como a identidade visual do disco, a arte do single é assinada por Leo Rech, responsável pelas ilustrações e Leo Lucena, que fez a diagramação. Juntos, eles respondem pela identidade visual e direção artística deste novo projeto.
Segundo o guitarrista Leo Sandi, autor da música, "Panca Úmida" fala da relação com a cidade e como ela pode moldar nossa maneira de entender o mundo. Além disso, a letra transita pelas interações sociais, cada vez mais cercadas de ódio e desconfiança. "Olhar para sua sombra e dizer 'eu te vejo' pode ser um caminho de resolução interna e individual. Ao mesmo tempo, um caminho para começar a enxergar o outro por uma nova perspectiva", conta.
O vídeo é dirigido por Manoela Cezar e Pedro Geraldo, e foi filmado na capital paulista e na cidade industrial de Cubatão (Baixada Santista). Ele traz um olhar subjetivo sobre a rotina de uma personagem que sofre de problemas respiratórios e anda de moto pela cidade poluída. Com uma fotografia peculiar, o clipe causa aflição e transmite a sensação de ansiedade na cidade. Com o lançamento do clipe, a faixa passa a estar disponível também nas plataformas streaming.
Manoela Cezar, que também atuou na direção do clipe, conta que imaginou algumas cenas já no primeiro contato com a música. "Elas tinham, principalmente, a ver com viver na cidade, o que guarda uma certa angústia, uma sensação de sufoco. A personagem do clipe nunca está em paz, ela está sempre em movimento, inquieta. Quer ir embora, mas não consegue, a cidade não permite, o próprio clipe não permite. Mesmo em movimento, ela continua parada. Ou seja, fugir pode sempre te levar ao lugar de onde você saiu", reflete.
Quanto às referências para a direção do vídeo, Pedro conta: "Elas são, na verdade, tudo o que a gente já viu de filmes, de arte, de tudo. Não tem uma coisa específica que nós buscamos atingir. Sempre optamos por produzir algo que faça sentido para gente, que seja sincero e não se apegue ao que está na moda".
O lançamento do clipe faz parte do projeto de "Ansiedade na Cidade". Ele foi selecionado pelo Natura Musical por meio do edital 2017 em parceria com o Pró-Cultura (RS) e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. "Acreditamos na força do Natura Musical para conectar pessoas, valorizar a criatividade brasileira e revelar a diversidade de cada região do país", diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. "O programa já circulou por 18 Estados, apostando em talentos locais. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o edital ofereceu recursos para 17 projetos da música, como Dingo Bells, CCOMA, Yangos, Musa Híbrida e, agora, Catavento", complementa.
FICHA TÉCNICA:
Direção: Manoela Cezar e Pedro Geraldo
Fotografia: Pedro Geraldo e Guilherme Garofalo
Correção de cor: Guilherme Garofalo
Montagem: Manoela Cezar
Produção: Filmes do Acaso
Elenco: Tamara Klink
CATAVENTO É
Leonardo Lucena - vocal, guitarras e baixo
Leonardo Sandi - vocal, guitarra e teclado kawai
Eduardo Panozzo - baixo, guitarra e voca
Johnny Boaventura - vocal, piano elétrico e teclados
Francisco Maffei - samples, sintetizadores, guitarras e vozes
Lucas Bustince - bateria e percussões.
Jonas Bustince - percussões e bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
Gary Holt comenta sobriedade e apoio de Rob Halford: "troquei a cerveja por biscoitos"
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O cantor amado por roqueiros e cheio de Grammys que Ian Anderson achava ter uma voz ridícula
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
A atitude dos Titãs que fez Fernando Gabeira se levantar e ir embora de um show
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
Vocalista aceitaria se reunir com o Cannibal Corpse, mas sabe que ex-colegas recusariam
Chris Broderick conta como conseguiu ficar tanto tempo no Megadeth sem ser demitido
Tamanho é documento?: os Rock Stars mais altos e baixos
Quando Renato Russo invadiu o palco para dar um beijão na boca da cantora que ele amava


Dinheiro não é tudo mas ajuda: 5 Rock Stars que nasceram ricos
Velocidade: Top 10 de músicas de Metal para ser multado
Rock: discos e bandas que mais venderam em todos os tempos
Motorhead: a gafe nazista de Lemmy em Nuremberg
Frases de bandas: o que eles realmente querem dizer?
Batismo: Os nomes verdadeiros dos artistas do Rock e Metal



