Mythological Cold Towers: Entrevista com Shammash
Por André Luiz Paiz
Fonte: 80minutos.com.br
Postado em 03 de julho de 2018
Confira um trecho desta grande entrevista com Shammash, guitarrista do grupo brasileiro Mythological Cold Towers. Exclusivo para o 80 Minutos.
Autor: Tarcisio Lucas
1. Olá, Shammash! Aqui quem fala é o Tarcisio Lucas, um dos colaboradores do site 80 Minutos. Primeiramente gostaria de dizer que é uma honra muito grande para mim estar entrevistando você. As perguntas não seguem uma ordem cronológica ou algo do tipo, sendo quase que um móbile; é mais um bate papo mesmo sobre sua carreira dentro da música e junto ao Mythological Cold Towers. Então vamos lá: Como foi seu início no mundo da música? Como você se interessou pelo Heavy Metal, e como foi o início de seus estudos com um instrumento musical?
Olá, Tarcísio. Prazer imenso em responder suas perguntas, bem como agradecer pelo seu grande apoio ao Mythological Cold Towers. Minha aproximação com a música começou dentro de casa mesmo. Primeiramente, fui absorvendo o que os meus pais e parentes ouviam, por exemplo, MPB, música pop internacional, jovem e velha guarda, essas coisas que toda família brasileira nos anos 70 escutava. Já no início da década de 80, um primo me apresentou as músicas da banda KISS e acabei gostando e me identificando bastante com esta sonoridade. A partir daí, fui conhecendo outras bandas icônicas como Black Sabbath, AC/DC, Iron Maiden, Motörhead, etc. Então comecei a me aprofundar mais e acompanhar o surgimento de novas vertentes como o black, thrash, death, doom metal... Eu comprei minha primeira guitarra por volta de 1988/1989. Nunca fui um músico dedicado em termos de estudo, sempre fui mais autodidata. Comecei a tocar em bandas de death e grind. Minha primeira experiência com o Doom, foi quando eu formei uma antiga banda chamada Guehenom, em 1992, pois queria fazer algo próximo às bandas que estavam emergindo na cena underground la fora como Paradise Lost, My Dying Bride e Anathema.
2. Qual é o artista/banda/cantor que você curte e que mais se distancia da proposta do Mythological Cold Towers?
Ouço bastante coisa distinta, tipo música erudita, medieval, jazz, blues, R&B, rock progressivo, gothic rock, dark ambient, darkwave, trip hop, etc ...Trilhas sonoras de filmes épicos e de ficção também são bem-vindas.
3. Se você tivesse que escolher um único álbum do Mythological Cold Towers para apresentar para alguém que não conhece a banda, qual álbum seria, e por quê?
Questão difícil rs ... Acho que apresentaria o primeiro álbum, Sphere Of Nebaddon, por ser um disco que marcou bastante numa época em que o doom estava em seu apogeu, obtendo bastante resenha positiva e por ter sido o primeiro registro em CD desse estilo, no Brasil.
4. O Mythological Cold Towers é considerado por muitos – inclusive por mim – como o maior nome do Doom Metal de todos os tempos em nosso país. Mas qual seria a definição de "Doom Metal", em suas palavras? Seria o Doom Metal o estilo que melhor representa o mundo em que vivemos atualmente?
Difícil buscar uma definição exata, a não ser o trivial "lento, pesado e melancólico", tendo em vista que há muitas bandas e vertentes distintas dentro do próprio Doom (melodic, funeral, stoner, progressive, doom/death, etc), para todos os gostos. O próprio MCT tem uma identidade distinta, pois nós tocamos um doom/death épico, relativamente melódico, frio e monumental, proposta esta que faz parte desde os primórdios da banda.
5. Em um futuro "Mythological Cold Towers Festival", quais seriam as bandas, nacionais e internacionais, que fariam parte do line-up, se você pudesse escolher quem quisesse?
Acho que precisaria de uns 05 dias de fest kkkkk... São tantas bandas legais que poderíamos tocar juntos... entre elas: Pantheist, Solitude Aeturnus, HellLight, Dying Embrace, Abstract Spirt, Mourning Beloveth, Primordial, Jupiterian, Tenebrario, Fallen Idol, Swallow the Sun, Pentagram, Officium Triste, Paradise Lost, MDB, Lacrima Mortis, Abske Fides, ...Do Fundo...Abismo, Death By Starvation, Malefactor, The Obsessed, Thy Light...
Tem muito mais! Para conferir a entrevista na íntegra, acesse o site do 80 Minutos em:
https://80minutos.com.br/interview.php?interview=16
Aproveite para conhecer o site e avaliar os seus álbuns favoritos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps