Catavento: lançamento do álbum Ansiedade na Cidade
Por Anderson Severo
Fonte: Café8
Postado em 22 de agosto de 2018
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Em meio à corrida agenda de shows neste mês de agosto, a Catavento lança um mini documentário feito durante as gravações do disco Ansiedade na Cidade, lançado em 3 de agosto. O grupo chega em São Paulo para fazer dois shows: hoje, 16, no Centro Cultural São Paulo, a partir das 21h e sábado, 18, na Feira Jardim Secreto, às 15h. Antes disso, a Catavento já se apresentou em Caxias do Sul (RS), cidade natal da banda, e em Porto Alegre.
O vídeo transmite a atmosfera do que aconteceu durante os três dias intensos que Leonardo Lucena, Leonardo Sandi, Eduardo Panozzo, Johnny Boaventura, Francisco Maffei, Lucas Bustince e Jonas Bustince estiveram na capital gaúcha gravando a base instrumental do disco no estúdio Audio Porto, sob supervisão de Felipe Magrinelli. O mini documentário foi dirigido por de Diogo Alves de Severo, TV online 1Quarto.
A emissora é parceira do selo administrado pelos integrantes do grupo, Honey Bomb Records.
"Diferente das produções curtas do canal, optei por cenas maiores e com menos cortes, procurando deixar o mais orgânico possível e tendo em mente que esse não é um trabalho pro agora, mas pro futuro, pra que a galera sempre lembre de continuar fazendo as coisas com coração e com tesão, por mais que a caminhada não seja fácil, tudo flui, o universo conspira e o momento atual é prova disso", conta Diogo.
Leo Lucena lembra que cerca de seis meses antes de entrarem em estúdio, ainda não tinham quase nada definido sobre o disco. Mas algumas coisas já concordávamos todos, por exemplo, que a gravação fosse feita com qualidade, com equipamentos profissionais e instrumentos bons, regulados e em bom estado", diz.
O álbum foi pré-produzido no estúdio Porão Honey Bomb, em Caxias do Sul, onde foram gravados vozes e sopros. Ainda na cidade natal do grupo, algumas vozes também foram gravadas no estúdio Retrola. Já a base de todo instrumental foi registrada no estúdio Audio Porto, em Porto Alegre, um dos estúdios mais bem equipados da América Latina.
"Nos preparamos durante seis meses de pré-produção. Isso foi fundamental para que, na hora da gravação, com a banda toda tocando, a execução soasse tão boa quanto os equipamentos que estávamos usando. Além disso, a pré-produção foi um período de muito ensaio, convivência e dedicação de todos os integrantes, muito trabalho em equipe rolando. Era inevitável e muito emocionante lembrar desse período de incubação quando ouvíamos os melhores takes de cada faixa", diz Leo.
O disco foi selecionado pelo Natura Musical por meio do edital 2017 em parceria com o Pró-Cultura (RS) e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. "Acreditamos na força do Natura Musical para conectar pessoas, valorizar a criatividade brasileira e revelar a diversidade de cada região do país", diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. "O programa já circulou por 18 Estados, apostando em talentos locais. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o edital já ofereceu recursos para 17 projetos da música, como Dingo Bells, CCOMA, Yangos, Musa Híbrida, e, agora, Catavento", complementa.
CATAVENTO É
Leonardo Lucena - vocal, guitarras e baixo
Leonardo Sandi - vocal, guitarra e teclado kawai
Eduardo Panozzo - baixo, guitarra e voca
Johnny Boaventura - vocal, piano elétrico e teclados
Francisco Maffei - samples, sintetizadores, guitarras e vozes
Lucas Bustince - bateria e percussões.
Jonas Bustince - percussões e bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
ShamAngra celebrará 30 anos do álbum "Holy Land" com 18 shows pelo Brasil
Os melhores álbuns de rock e metal lançados nesta década, segundo o Loudwire
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
Jack Black e a banda odiada por muitos, mas que ele diz ser a maior da história do rock
As quatro bandas que fizeram a cabeça de Cronos, o vocalista do Venom
Se dependesse da vontade de Raul Seixas, talvez o Sepultura não existisse mais


Dave Mustaine: Não há solos no Nü Metal porque os guitarristas não sabem tocar
Morbid Angel: "banda satânica, eu jamais voltaria", diz Sandoval
Demissão de Joey Jordison foi a decisão mais difícil da carreira do Slipknot
O hino do Rock que Max Cavalera odiava e só foi compreender quando ficou velho
Red Hot Chili Peppers: as melhores músicas segundo o Loudwire
Como seguir Whiplash.Net por RSS?



