UK: Espólio de John Wetton acusa Eddie Jobson de calote
Por Lucas Esteves
Fonte: Site oficial John Wetton
Postado em 17 de março de 2019
O espólio do falecido baixista e vocalista JOHN WETTON (UK, Asia, King Crimson) anunciou que está processando o tecladista EDDIE JOBSON (UK, Jethro Tull, Roxy Music) por um suposto calote ocorrido no ano de 2015 e que prosseguiria até os dias atuais. Os representantes de Wetton alegam que Jobson lhe deve US$ 45,5 mil, fruto de 11 apresentações do UK e também de lançamentos oficiais do grupo.
Os shows foram correspondentes à turnê de despedida do UK nos Estados Unidos, Europa e Japão naquele ano. Wetton já havia participado da reunião oficial da banda em 2012, que foi registrada inclusive em DVD. A banda foi seu último trabalho em vida. Além dele, também haveria dívidas com os bateristas Mike Mangini e Virgil Donati.
De acordo com o espólio, o baixista adiou importantes compromissos de saúde por conta da turnê, incluindo uma biópsia que posteriormente acabou detectando o câncer intestinal que tomou-lhe a vida em 2017. Entre as atividades e merchandising dos shows arrecadados e não pagos estão royalties das vendas de três box set do grupo e do lançamento de um vinil no Record Store Day do ano passado.
Além disso, os representantes da família do vocalista afirmam que todo o material lançado recentemente pelo UK foi organizado unilateralmente pelo tecladista, sem que o colega tivesse sido consultado em nenhum momento, e inclusive sequer sem acesso ao material final. "John tinha que ler o blog de Eddie para saber das novidades e qual o conteúdo dos lançamentos. Mais recentemente, toda comunicação com Eddie Jobson cessou e lançamentos continuaram a ser anunciados sem o consentimento do espólio", descreve nota oficial no site de Wetton.
Administrador da obra do falecido baixista e seu empresário durante toda a carreira, Martin Darvill explicou que Jobson chegou a admitir e se comprometer por escrito a pagar a dívida, mas passou anos "enrolando" Wetton, que enquanto administrava cirurgias e quimioterapia ainda se via às voltas com o estresse decorrente do calote do colega.
"Foi com grande pesar que a ação foi instituída, como último recurso", escreveu em nota oficial. O site adiciona ainda que todo o dinheiro, tempo e energia que Eddie Jobson investiu em advogados poderiam ter sido revertidos em um "gesto de boa fé e seus beneficiários" ao ex-companheiro de banda. "Este é um chamado para que Eddie Jobson respeite a família e a memória de John Wetton."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps