Carbônica: lançado álbum homônimo
Por Nathália Pandeló Corrêa
Fonte: Build Up Media
Postado em 15 de março de 2019
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Incendiar o debate político e social por meio do rock ‘n roll é um dos objetivos do power trio Carbônica. Com mais de 10 anos de estrada, a banda celebra sua jornada com um álbum que analisa os últimos anos da realidade brasileira e foca no futuro através de riffs poderosos e letras provocadoras. "Carbônica" já está disponível nas plataformas de música digital.
Fundado em 2007 na cidade de Guarulhos, o trio é formado atualmente por Will (guitarra e vocal), Vini (baixo e sampler) e Alex (bateria) e, desde o início da sua trajetória, assumiu o compromisso com uma cena independente ativa e acessível, mantendo um olhar para a realidade urbana e periférica que reflete nas letras do disco.
Luta antifacista, problemas de manutenção das barragens de mineradoras, respeito a minorias e busca por uma cidade mais acessível se tornaram bandeiras da banda e se mostram mais atuais do que nunca no álbum de estreia, que reúne faixas dos EPs lançados nos últimos anos e cinco músicas inéditas. Tudo isso embalado por uma roupagem que vai do disco-punk ao drum and bass, do blues ao garage.
"Nós acabamos de completar 10 anos de estrada e as 10 músicas desse álbum são o retrato dessa trajetória, que é fazer rock com tesão, se divertir e expor nossas verdades através do nosso trabalho artístico", conta o guitarrista e vocalista Will.
Ao lado de outras bandas de Guarulhos, o Carbônica fundou o Projeto CLAM, que agora atua também como produtora e selo musical. A partir de 2009, passaram a realizar intervenções culturais em espaços urbanos, conhecidas como CLAMdestino. A apropriação artística e coletiva já passou por vários locais de São Paulo, sempre levando música, fomentando e difundindo com atitude a cultura rock.
Essas apresentações foram o combustível para o primeiro EP da banda, "Rock Puro e Sem Gelo" (2012). O trabalho trazia no título a filosofia do Carbônica e, na produção, a assinatura do californiano Brendan Duffey. Dois anos depois, o trio tinha conquistado uma base de fãs e experiência suficiente para garantir a produção de seu segundo EP, "Inflamável". Após uma bem sucedida campanha de financiamento coletivo, foram arrecadados 114% da verba necessária. O compacto conta com quatro músicas gravadas e mixadas pelo próprio baterista da banda no Estúdio Casa CLAM e masterizadas por Brendan Duffey.
"Tivemos experiências bem bacanas nesse processo de gravações em vários estúdios e com vários artistas. No Norcal Studios tivemos a oportunidade de gravar com um californiano que já trabalhou com gente de peso da gringa e com quem aprendemos muito. E na Casa CLAM foi a hora de colocar na prática as coisas que acreditamos. Por lá, montamos um estúdio e criamos nosso selo CLAM Discos, onde também começamos a produzir e lançar outros artistas", conta Will.
O segundo EP abriu as portas uma turnê pelo nordeste em 2015. Na passagem por Natal (RN), o som do Carbônica chamou atenção de Anderson Foca, fundador do renomado Festival DoSol e músico das bandas Camarones Orquestra Guitarrística, Orquestra Greiosa e Fetuttines, que convidou o trio a gravar o sucessor de "Inflamável" no estúdio DoSol com Yves Fernandes, que também é baterista da Camarones. "TR3S" foi lançado pelo selo DoSol e já demonstrava a evolução sonora da banda.
Assista ao clipe "Inflamável" em 360º:
Mantendo seu ativismo cultural, o Carbônica criou em 2016 a festa Noites Inflamáveis, em que convidava artistas de todo o país a dividirem o palco. Além de colocar Guarulhos cada vez mais no circuito de grandes shows, o evento ajudou a estreitar os laços entre bandas e público.
Assista ao clipe "Até no Caos":
Em uma década de história, já são mais de 300 apresentações pelo Brasil, sendo a atração principal ou dividindo o palco com artistas como Molho Negro, Gabriel Thomaz Trio, Camarones Orquestra Guitarrística, Nevilton e Ego Kill Talent. Carbônica vem se apresentando, sempre de forma envolvente, pelo circuito da Grande São Paulo e em outras cidades do país, com passagens por Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Paraíba e Minas Gerais.
Agora, o grupo celebra a sua já rica trajetória sem deixar de olhar para o futuro. "Carbônica" é um retrato das mudanças e traumas vividos no Brasil nos últimos 10 anos, com letras que parecem proféticas e funcionam como alertas para o futuro. O álbum está disponível em todas as plataformas de música digital.
Ouça "Carbônica":
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
O cantor de prog metal que foi cotado para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden em 1993
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
Os dois clássicos do Judas Priest que Ripper Owens não queria cantar no Masters of Voices
O que torna o Slayer diferente, na opinião de Dave Mustaine
O show em que o Iron Maiden tocou Van Halen, de acordo com Adrian Smith
A grande omissão do Rock and Roll Hall of Fame segundo Steve Stevens
A música do Anthrax que Andreas Kisser considera "quase prog"
Shane Embury (Napalm Death) fala abertamente sobre luta contra o alcoolismo
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
O maior erro da carreira de Ronnie James Dio, segundo baixista que tocou com o vocalista
O dia que Raul Seixas ironizou Kid Abelha e geração influenciada pela new wave
O disco do Mutantes cheio de coisas obscenas na capa que a censura não percebeu


Rob Halford: Uma resposta educada a comentários de Dickinson
O motivo pelo qual Renato Russo tinha vergonha do clássico "Tempo Perdido"
O significado de "cercas embandeiradas que separam quintais" em "Ouro de Tolo" de Raul Seixas
Boatos no rock: Alguns dos maiores mitos do Rock n' Roll
A música nostálgica dos anos 2000 que passou 1 bilhão no Spotify e salvou banda do fracasso
Rock Brasileiro da Década de 70



