Rhapsody: Fabio Lione em entrevista exclusiva ao Brasil
Por Mário Pescada
Fonte: 80 Minutos
Postado em 13 de agosto de 2019
O site brasileiro 80 Minutos conseguiu outra entrevista exclusiva para o Brasil. Dessa vez, o entrevistado foi o simpático Fabio Lione.
No bate papo, ele falou de "Zero Gravity (Rebirth And Evolution)" (2019), disco lançado mês passado pela Nuclear Blast fruto do seu novo projeto, o TURILLI/LIONE RHAPSODY. Também comentou sobre sua passagem pelo RHAPSODY OF FIRE, o ANGRA e adiantou: a banda passa por aqui em março de 2020!
A entrevista foi conduzida por André Luiz Paiz, confira trechos abaixo:
ALP: Seja bem-vindo Fabio. Então, após uma turnê de sucesso ao lado de Luca Turilli, vocês decidiram seguir adiante e formar uma nova banda. Como isso aconteceu?
FL: Bem, na verdade, nós planejamos no início fazer uma turnê de 25 a 40 shows e por um período em torno de seis meses. Mas, acabou que o resultado foi ótimo e a turnê um sucesso, tanto que acabamos por excursionar por mais de um ano. Nós não trabalhávamos juntos desde 2011, em "From Chaos To Eternity" (nota: pelo RHAPSODY OF FIRE). Nós já tínhamos esta química incrível de palco e durante a turnê nós curtimos bastante. No final, acabamos por fazer a nossa maior turnê juntos. Então, começamos a conversar sobre fazer algo juntos novamente. Algo completamente diferente, como uma ópera de rock sinfônico, algo como o QUEEN. Depois disso, promotores e gravadoras começaram a nos sugerir que continuássemos juntos como banda e que gravássemos um disco. E foi muito bom. Nós estamos muito satisfeitos com o resultado e com a turnê que fizemos, além de já estarmos ansiosos para excursionar novamente. Obviamente, a América do Sul é um grande mercado para nós, principalmente o Brasil pois, eu o considero como a minha segunda casa. Então, muito obrigado!
ALP: O álbum acaba de ser lançado e soa fantástico. Como você define "Zero Gravity (Rebirth And Evolution)"?
FL: Na minha opinião, este é um dos melhores álbuns que fiz em toda a minha carreira. O som é fantástico, a produção é excelente e nós investimos bastante dinheiro neste trabalho. Devo agradecer à Nuclear Blast e também ao resultado do projeto de crowdfunding que nós fizemos, então, obrigado também aos nossos fãs. Nós realmente queríamos entregar algo com um bom nível de produção, com convidados, diversos instrumentos e corais. Também dedicamos um bom tempo mixando as músicas para obter o melhor resultado possível. Obviamente, isso não é fácil. Nossas músicas são muito ricas, atuais e pesadas. Você pode ouvir e perceber a quantidade de elementos que inserimos. Eu descrevo este disco como um dos melhores que já fiz, ou talvez o melhor. As músicas são excelentes e a produção é muito, muito boa. E mais, nesse disco eu finalmente pude cantar de outras maneiras, como sempre quis, pois eu nunca me considerei como apenas um cantor de metal. Então, finalmente eu pude cantar com interpretações diferentes nestas canções. Você poderá ouvir vocais de power metal, mas também ópera, vocais celtas, baladas e alguns vocais mais agressivos, como você ouve no RAMMSTEIN por exemplo. É isso, nós queríamos criar algo novo e revigorado, afinal o disco se chama "Rebirth And Evolution", então, penso que muitas pessoas gostarão dele.
ALP: Você e Luca trabalharam juntos na composição deste disco? O que mais você pode nos contar das sessões de gravação?
FL: Sim! Claro que o principal compositor deste trabalho é Luca Turilli. Ele já tinha em torno de três músicas prontas para o álbum. Ele é o compositor principal das músicas e também das letras. Juntos, nós passamos um tempo ouvindo e ajustando as linhas finais, pensando no resultado como um todo. Nós podemos dizer que realmente trabalhamos juntos neste disco, mas ele é definitivamente o principal compositor, principalmente porque eu não sou tão bom como músico e em tocar instrumentos. Mas, eu tenho experiência e conheço o Luca muito bem e sabemos bem o que queremos e o que podemos fazer em termos de letras e melodias. Quando ele está compondo material, eu sei exatamente onde ele quer chegar. Então, esta vez foi a melhor de todas as vezes que estivemos juntos em estúdio, pois, após ficarmos entre 7 ou 8 anos sem trabalharmos juntos, ao nos reencontrarmos na turnê, nos vimos mais maduros. Tínhamos a vantagem de ainda nos conhecermos bem e tudo funcionou muito bem, além de que, no final, acabou por resultar no nosso melhor trabalho. Agradeço também ao Simone Mularoni, nosso engenheiro de estúdio, que é um grande cara, um grande guitarrista, é nosso fã, e o melhor de tudo: tem paciência, pois, trabalhar em estúdio com a voracidade minha e de Luca, é necessário ter bastante calma. Estamos realmente felizes. O período em estúdio foi ótimo e passamos em torno de três meses gravando e finalizando o álbum. Foi também a nossa primeira vez no Domination Studio, e Luca ficou bastante surpreso com a qualidade e com o profissionalismo de Simone Lunaroli. O que posso dizer agora é que, quando estivermos todos prontos, começaremos com o segundo capítulo.
Para ler a entrevista completa cedida ao site 80 Minutos, acesse o link abaixo.
https://80minutos.com.br/interview.php?interview=47
Interessados em adquirir o novo disco e merchandising oficial do TURILLI/LIONE RHAPSODY, consultem os itens e valores na página da Nuclear Blast.
https://www.nuclearblast.de/en/label/music/band/about/5905648.rhapsody-turilli-lione.html
Confira o vídeo clip da faixa "Zero Gravity".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
Kerry King queria que o Slayer encerrasse as atividades com a formação original
Mike Portnoy exalta performance de Anika Nilles em sua estreia no Rush
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Falso Angine de Poitrine excursiona pela Rússia enganando fãs
Ian Gillan explica o que faz de "Splat!" o álbum mais pesado do Deep Purple em anos
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
O álbum que John Lennon se arrependeu de lançar com Yoko Ono; "Quase arruinou tudo"
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Angra faz postagem em homenagem a Andre Matos, falecido há sete anos
A história de "Boulevard Of Broken Dreams", uma das músicas mais bonitas (e tristes) do Green Day
Motorhead: Nem queda de avião conseguia abalar a calma de Lemmy Kilmister
Músicas cover que são melhores do que as originais - 1ª parte


A reflexão de um cantor italiano de metal sobre Angra com Fabio Lione e Andre Matos
Fabio Lione publica mensagem emocionante de despedida do Angra: "Para sempre!"
Fabio Lione não gostou de Ricardo Confessori ter dito que saiu do Angra por sua causa



