Rhapsody: Fabio Lione em entrevista exclusiva ao Brasil
Por Mário Pescada
Fonte: 80 Minutos
Postado em 13 de agosto de 2019
O site brasileiro 80 Minutos conseguiu outra entrevista exclusiva para o Brasil. Dessa vez, o entrevistado foi o simpático Fabio Lione.
No bate papo, ele falou de "Zero Gravity (Rebirth And Evolution)" (2019), disco lançado mês passado pela Nuclear Blast fruto do seu novo projeto, o TURILLI/LIONE RHAPSODY. Também comentou sobre sua passagem pelo RHAPSODY OF FIRE, o ANGRA e adiantou: a banda passa por aqui em março de 2020!
A entrevista foi conduzida por André Luiz Paiz, confira trechos abaixo:
ALP: Seja bem-vindo Fabio. Então, após uma turnê de sucesso ao lado de Luca Turilli, vocês decidiram seguir adiante e formar uma nova banda. Como isso aconteceu?
FL: Bem, na verdade, nós planejamos no início fazer uma turnê de 25 a 40 shows e por um período em torno de seis meses. Mas, acabou que o resultado foi ótimo e a turnê um sucesso, tanto que acabamos por excursionar por mais de um ano. Nós não trabalhávamos juntos desde 2011, em "From Chaos To Eternity" (nota: pelo RHAPSODY OF FIRE). Nós já tínhamos esta química incrível de palco e durante a turnê nós curtimos bastante. No final, acabamos por fazer a nossa maior turnê juntos. Então, começamos a conversar sobre fazer algo juntos novamente. Algo completamente diferente, como uma ópera de rock sinfônico, algo como o QUEEN. Depois disso, promotores e gravadoras começaram a nos sugerir que continuássemos juntos como banda e que gravássemos um disco. E foi muito bom. Nós estamos muito satisfeitos com o resultado e com a turnê que fizemos, além de já estarmos ansiosos para excursionar novamente. Obviamente, a América do Sul é um grande mercado para nós, principalmente o Brasil pois, eu o considero como a minha segunda casa. Então, muito obrigado!
ALP: O álbum acaba de ser lançado e soa fantástico. Como você define "Zero Gravity (Rebirth And Evolution)"?
FL: Na minha opinião, este é um dos melhores álbuns que fiz em toda a minha carreira. O som é fantástico, a produção é excelente e nós investimos bastante dinheiro neste trabalho. Devo agradecer à Nuclear Blast e também ao resultado do projeto de crowdfunding que nós fizemos, então, obrigado também aos nossos fãs. Nós realmente queríamos entregar algo com um bom nível de produção, com convidados, diversos instrumentos e corais. Também dedicamos um bom tempo mixando as músicas para obter o melhor resultado possível. Obviamente, isso não é fácil. Nossas músicas são muito ricas, atuais e pesadas. Você pode ouvir e perceber a quantidade de elementos que inserimos. Eu descrevo este disco como um dos melhores que já fiz, ou talvez o melhor. As músicas são excelentes e a produção é muito, muito boa. E mais, nesse disco eu finalmente pude cantar de outras maneiras, como sempre quis, pois eu nunca me considerei como apenas um cantor de metal. Então, finalmente eu pude cantar com interpretações diferentes nestas canções. Você poderá ouvir vocais de power metal, mas também ópera, vocais celtas, baladas e alguns vocais mais agressivos, como você ouve no RAMMSTEIN por exemplo. É isso, nós queríamos criar algo novo e revigorado, afinal o disco se chama "Rebirth And Evolution", então, penso que muitas pessoas gostarão dele.
ALP: Você e Luca trabalharam juntos na composição deste disco? O que mais você pode nos contar das sessões de gravação?
FL: Sim! Claro que o principal compositor deste trabalho é Luca Turilli. Ele já tinha em torno de três músicas prontas para o álbum. Ele é o compositor principal das músicas e também das letras. Juntos, nós passamos um tempo ouvindo e ajustando as linhas finais, pensando no resultado como um todo. Nós podemos dizer que realmente trabalhamos juntos neste disco, mas ele é definitivamente o principal compositor, principalmente porque eu não sou tão bom como músico e em tocar instrumentos. Mas, eu tenho experiência e conheço o Luca muito bem e sabemos bem o que queremos e o que podemos fazer em termos de letras e melodias. Quando ele está compondo material, eu sei exatamente onde ele quer chegar. Então, esta vez foi a melhor de todas as vezes que estivemos juntos em estúdio, pois, após ficarmos entre 7 ou 8 anos sem trabalharmos juntos, ao nos reencontrarmos na turnê, nos vimos mais maduros. Tínhamos a vantagem de ainda nos conhecermos bem e tudo funcionou muito bem, além de que, no final, acabou por resultar no nosso melhor trabalho. Agradeço também ao Simone Mularoni, nosso engenheiro de estúdio, que é um grande cara, um grande guitarrista, é nosso fã, e o melhor de tudo: tem paciência, pois, trabalhar em estúdio com a voracidade minha e de Luca, é necessário ter bastante calma. Estamos realmente felizes. O período em estúdio foi ótimo e passamos em torno de três meses gravando e finalizando o álbum. Foi também a nossa primeira vez no Domination Studio, e Luca ficou bastante surpreso com a qualidade e com o profissionalismo de Simone Lunaroli. O que posso dizer agora é que, quando estivermos todos prontos, começaremos com o segundo capítulo.
Para ler a entrevista completa cedida ao site 80 Minutos, acesse o link abaixo.
https://80minutos.com.br/interview.php?interview=47
Interessados em adquirir o novo disco e merchandising oficial do TURILLI/LIONE RHAPSODY, consultem os itens e valores na página da Nuclear Blast.
https://www.nuclearblast.de/en/label/music/band/about/5905648.rhapsody-turilli-lione.html
Confira o vídeo clip da faixa "Zero Gravity".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
A melhor e a pior música de cada disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O gênero musical que Phil Collins nunca suportou ouvir, segundo o próprio
A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
Metal Church anuncia seu décimo terceiro disco, o primeiro gravado com David Ellefson
Ao lidar com problemas de saúde, Dee Snider admitiu fazer algo que rejeitou a vida inteira


O motivo que levou Fabio Lione a quase sair do Angra em 2023, segundo Marcelo Barbosa
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
Principal reclamação de Fabio Lione sobre Angra faz sentido? Especialista em Angraverso opina
Fabio Lione não gosta do Wacken Open Air; "O lugar é frio, é feio"
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
O melhor cantor do Angra de todos os tempos, segundo Rafael Bittencourt
O grave problema do refrão de "Eagle Fly Free", segundo Fabio Lione


