Miasthenia: Marcos Rizzato revela como começou carreira e quais músicos o influenciam
Por Gleison Junior
Fonte: Roadie Metal
Postado em 11 de dezembro de 2019
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Um dos principais guitarristas brasileiros, Marcos Rizzato, também conhecido como Thormianak, músico de uma das maiores bandas de Pagan Black Metal, o Miasthenia, revelou alguns detalhes sobre sua carreira e guitarristas que mudaram sua cabeça e o fizeram mergulhar de cabeça nesse mundo.
Sua carreira teve início ainda em sua adolescência, quando aos 13 anos ingressou na música, tornando-se um guitarrista. Não diferente de muitos músicos de sua geração, o álbum Creatures of the Night, da banda Kiss, foi o disco que modificou sua vida e através das linhas de guitarras que foram compostas e gravadas por Vinnie Vincent e não por Ace Frehley, foi o primeiro artista que absorveu toda a atenção de Marcos e o fez buscar entender e se dedicar ao instrumento.
Quase que na mesma época, o Thrash Metal americano e alemão, começaram a pipocar pelo país, sendo motivos de debates, trocas de fitas cassete e reuniões entre amigos para escutar um novo vinil que algum deles havia comprado. Com isso, bandas como Sodom, Exodus, Kreator, Metallica, Slayer, desenvolveram em Marcos uma vontade de tocar algo mais rápido e agressivo, com palhetadas características dessas bandas.
Dessa geração percussora do Thrash Metal, um sempre se destacou para Marcos: "O que eu sempre quis saber mais sobre sua obra e sempre tive vontade de trocar ideia e ser aluno, é o Gary Holt, esse cara é uma referência e sua técnica e algo absurdamente incrível", revela o músico.
Da geração anos 90, Dimebag Darrel, é um revolucionário que trouxe muita evolução para o instrumento, causando um impacto mundial na música pesada. Alguns guitarristas são xodós de Marcos Rizzato, que revela: "O Eddie Van Halen é incrível, não tem como não gostar do estilo dele. A forma como ele executa seus tapings é diferenciada e ele é considerado o criador dessa pegada, outro que admiro é Yngwie Malmsteen, que trouxe a música clássica para dentro do Metal. Ele merece destaque por sua criação harmônica, elaboração de riffs e um disco em especial, Rising Force, é um registro que está entre os meus favoritos de todos os tempos.
Falando um pouco sobre novos guitarristas e gerações mais modernos, Marcos revela que escuta inúmeras novas bandas, mas ressalva que não tem nenhum nome que veem em sua mente de imediato. Porém, ele destaca que pelo conjunto da obra, a banda Root da República Tcheca, possuí um guitarrista fantástico.
Em suas escolhas pessoais, Marcos Rizzato, não esconde que escute várias vertentes diferentes. Ouvindo um pouco de tudo para assimilar isso e trazer para suas criações, Ambient Music, HC, Gothic Music, Punk Rock e outros, fazem parte de suas favoritas e sempre estão no play do guitarrista, que pega um pouquinho de tudo isso, peneira e dessa forma, cria suas composições para o Miasthenia.
Recentemente o músico em conjunto com sua banda, lançou o disco, Sinfonia Ritual, que é um registro que compõem 05 faixas retiradas de discos já lançados pela banda e foram reconstruídas em arranjos sinfônicos, trazendo ao ouvinto uma sensação única, épica e diferente de tudo que já foi feito no mundo da música pesada.
Sinfonia Ritual está disponível para audição em todas as plataformas digitais e se encontra à venda pela gravadora, Mutilation Records.
www.miasthenia.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Regis Tadeu e Sérgio Martins revelam roqueiros que usam peruca: "Vai dizer que você não sabia?"
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
Os 5 melhores álbuns esquecidos de 1991, segundo André Barcinski



