Santos Film Fest 2020: Mostra de filmes sobre rock e filme sobre Ciro Pessoa

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por André Azenha, Fonte: Santos Film Fest, Press-Release
Enviar correções  |  Ver Acessos

Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.

O 5º Santos Film Fest - Festival Internacional de Cinema de Santos acontecerá entre 23 de junho e 1º de julho com programação gratuita em diversos espaços da cidade. Um dos temas destacados pelo festival nesta edição serão os "25 Anos da Retomada do Cinema Brasileiro". O ator, diretor e produtor Paulo Betti será homenageado com o troféu Luciano Quirino (nome do ator santista com mais de 30 anos de carreira que é padrinho do evento) tendo em vista sua larga contribuição para o cinema nacional. Também ocorrerão mostras paralelas, entre elas uma dedicada exclusivamente aos filmes sobre rock, sejam de ficção ou documentários. Também será lançado um filme sobre a trajetória do músico Ciro Pessoa.

James Hetfield: "Você não iria gostar de mim se soubesse minha história"Bandas Novas: 10 coisas que vocês jamais devem dizer no palco

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

INSCRIÇÕES DE FILMES

Já estão abertas as inscrições de filmes para o festival. Serão aceitos curtas e longas-metragens de todos os gêneros, ficção ou documentário, finalizados entre 1º de agosto de 2019 e 20 de março de 2020, desde que sejam inéditos em festivais no município. O regulamento completo está disponível em www.santosfilmfest.com/regulamento. Não é cobrada taxa de inscrição. Os filmes poderão ser selecionados tanto para as mostras competitivas (que concede o Troféu Toninho Campos para as melhores obras escolhidas pelo júri e pelo voto popular), bem como das Mostras Humanidades, que reúne obras sobre cidadania, Histórias Santistas, que narrem personagens ou instituições marcantes e verídicas de Santos, Rock, Surfe, LGBTQ e sobre Saúde Mental.

CIRO PESSOA

O documentário "Quem é Ciro Pessoa?", dirigido por Wladimyr Cruz (dos filmes "Os Portais Do Inferno Se Abrem: A História do Vulcano", "Woodstock, Mais Que Uma Loja", "Uma Nova Onda De Liberdade: A História do Madame Satã"), .assim como o próprio título questiona, vem apresentar quem é este artista. Membro fundador dos Titãs e do Cabine C e autor de diversos hits do rock brasileiro como "Sonífera Ilha", "Toda Cor", "Homem Primata", "Inundação de Amor", em parcerias com roqueiros de destaque da época. Com depoimentos de amigos, familiares e músicos, o filme chega explorando em linguagem documental e surrealista todo o trabalho do músico, acompanhado de um segundo lançamento, um disco de greatest hits onde Ciro e sua atual banda, a Flying Chair, regravam algumas de suas principais composições.

O lançamento do filme e álbum acontecerá no quinto Santos Film Fest - Festival Internacional de Cinema de Santos. Na ocasião a banda tocará a trilha sonora do longa enquanto ele é projetado na telona do cinema.

O disco e o filme juntos, sincronizados, criam um terceiro produto, uma experiência audiovisual igual ao mito que diz que o filme "Mágico De Oz" e o álbum "Dark Side Of The Moon" do Pink Floyd "sincam" em som e imagem.

A MORENINHA

"A Moreninha" completa em 2020 50 anos de seu lançamento. O filme dirigido por Glauco Mirko Laurelli, com roteiro baseado no famoso romance homônimo de Joaquim Manuel de Macedo é exemplar raro no cinema nacional: trata-se de um musical e o primeiro longa-metragem que tem Sonia Braga como protagonista. Mantendo seu objetivo de preservar e resgatar a memória do cinema brasileiro, o Santos Film Fest fará uma sessão especial desta obra cultuada e pouco revista. A sessão contará com introdução do crítico Waldemar Lopes, especialista na carreira da atriz. Glauco, que faleceu em 2013, deixou uma carta com Waldemar autorizando a exibição de seu filme. No elenco, "A Moreninha" conta também com David Cardoso, Nildon Condé e Cláudia Mello.

Mostra Centenários

O Santos Film Fest também exibirá filmes de grandes artistas que fariam 100 anos em 2020, com destaque para o italiano Federico Fellini.

25 anos da Retomada do Cinema Brasileiro em Mostra Retrospectiva e Exposição

Entre os temas que serão abordados do festival, estão os 25 anos da Retomada do Cinema Brasileiro, iniciada em 1995 com "Carlota Joaquina, a Princesa do Brasil", de Carla Camurati. O auge da crise do cinema nacional ocorreu no início dos anos 90, quando a Embrafilme foi extinta pelo governo federal. A situação só começou a melhorar em 1993, quando foi criada a Lei do Audiovisual, que promovia novos investimentos do mesmo. Dois anos depois, apareceram as primeiras produções nacionais de peso", explica o diretor do festival André Azenha. Será realizada uma mostra paralela com filmes de destaque desse período, bem como uma exposição narrando os principais momentos, filmes e realizadores desses 25 anos. "Mais que relembrarmos esses 25 anos de conquistas e dificuldades do nosso cinema, vamos mostrar ao público quão importante é nossa produção, que gera empregos, reflete nossa cultura, nossa história e leva o Brasil mundo afora", afirma Azenha.

Exposições

Outra característica recorrente do Santos Film Fest é difundir o cinema em atividades diversificadas além das exibições cinematográficas. Todas as edições têm, ao menos, duas exposições. E em 2020 não será diferente.

Uma das exposições será sobre a Retomada do Cinema Brasileiro. Outra será sobre a História dos Cinemas Santistas, com imagens, reproduções de jornais da época e textos informativos sobre a trajetória das salas de cinema na região, especialmente a Cinelândia e o Roxy, cinema que sobreviveu ao advento dos multiplex e se mantém firme e forte há 85 anos.

A tradicional Virada Cinematográfica voltará a ocorrer na Cinemateca de Santos e, em breve, serão divulgados os homenageados.

Toda a programação será gratuita.

O 4º Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos ocorreu de 26 de junho a 3 de julho de 2019, ocupando diversos espaços e reunindo mais de 10 mil pessoas entre sessões, exposições, dez atividades formativas (oficinas, palestras, debates), duas viradas cinematográficas e presenças de artistas de renome nacional e internacional. É coordenado por André Azenha e Paula Azenha e conta com diversos apoiadores. Para 2020, o festival busca parceiros, patrocinadores e apoiadores. Toda a programação é gratuita.

Outras informações:
www.santosfilmfest.com




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Notícias

James Hetfield: Você não iria gostar de mim se soubesse minha históriaJames Hetfield
"Você não iria gostar de mim se soubesse minha história"

Bandas Novas: 10 coisas que vocês jamais devem dizer no palcoBandas Novas
10 coisas que vocês jamais devem dizer no palco


Sobre André Azenha

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adClio336 adClioIL