Análise de Baixistas: Alicia Vigil (Dragonforce) vs Frédéric Leclercq (Kreator)
Por Osmar Junior
Postado em 17 de junho de 2020
Recentemente, fomos surpreendidos com a saída do até então, baixista do Kreator Christian "Speesy" Giesler, que durante muitos anos, mostrou-nos grandes habilidades, no comando das quatro cordas na banda de Thrash Metal alemã. Tocando com os dedos, com grande presença de palco, e ótimas linhas de baixo, ficando muito evidente no álbum "Enemy of God" que nos presentava até mesmo com tappings tristes e belos como na música "Voices Of The Dead".
Aparentemente sua saída foi amigável, como não deveria ser diferente, já que foi anos de uma parceria de sucesso com a banda de Thrash Metal.
O Kreator não demorou muito, para nos surpreender, com o anúncio do então baixista do Dragonforce, Frédéric Leclercq. Este que toca com palheta, diferentemente do seu antecessor Christian, mas que não fica atrás quando o quesito é habilidade: multi-instrumentista, domina a guitarra, o baixo, o vocal, os teclados e ainda canta. Há belíssimos solos no Youtube de Frédéric na guitarra. Logo, o Kreator troca um grande por outro.
No outro lado da situação, temos o Dragonforce, agora sem baixista. Frédéric sempre teve muita desvantagem nas mixagens da banda. Sua obra era engolida na maioria das vezes, por causa da altura dos outros instrumentos, e o número de ações que cada um deles faziam ao mesmo tempo. Entretanto, Leclercq além de fazer belas linhas de baixo no álbum de 2017 do Dragondorce "Reaching into Infinity", ele escreveu a maioria das letras das músicas, e fez a maioria das músicas da banda neste CD. O baixista do Dragonforce nesse momento, mostra-se extremamente produtivo, e com linhas bem elaboradas de contrabaixo. Então, fica fácil concluir que perder este músico, foi algo grande.
Herman Li, guitarrista e líder da banda, recebe várias indicações sobre Alicia Vigil, baixista da banda "VIGIL OF WAR", onde ela cantava e tocava baixo. Uma mulher muito criativa em suas linhas. Mas, eu me pergunto, neste primeiro momento, se Alicia com seu currículo, mostrava-se ser a melhor opção para o Dragonforce. Substituir Leclercq não será tarefa fácil! Alicia Vigil já se apresentou com o Dragonforce, e reproduziu bem as linhas já escritas, mas como de costume, foi engolida pela mixagem da banda, como o antigo baixista. O que me preocupa é, se Alicia está no nível de Frédéric; quem não se recorda da história, do ex-baterista do Avenged Sevenfold Arin Ilejay. Mas eu estou ANSIOSO para quando o Dragonforce lançar o seu álbum com Vigil, fazendo suas próprias linhas de baixo, e nos surpreendendo, e trazendo o baixo mais para o protagonismo, mais do que o antigo foi capaz.
Vale ressaltar, que fico cada vez mais contente com o número de boas baixistas que estamos tendo a honra de conhecer nos tempos modernos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
A melhor banda ao vivo que Dave Grohl viu na vida; "nunca vi alguém fazer algo sequer próximo"
O relato maduro e honesto de Rafael Bittencourt do Angra sobre ser pai de um homem trans
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
A melhor faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
Rob Halford fala sobre situação atual da relação com K.K. Downing
Por que Andre Matos nunca mais fez um disco como "Holy Land"? O próprio respondeu em 2010
David Ellefson nunca foi o melhor amigo de Dave Mustaine
Para Dave Mustaine, Megadeth começou a desandar após "Countdown to Extinction"
Jay Weinberg fala pela primeira vez à imprensa sobre demissão do Slipknot
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
Filho de Rick Wakeman, Adam declara seu amor pelo Marillion e Mark Kelly
David Lee Roth faz aparição no Coachella e canta "Jump", do Van Halen
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
Lista: hinos do rockeiro sapatênis
As dez piores capas do metal, em uma lista sem Manowar e Pantera
A reação do Sepultura quando até cantores sertanejos tentaram a sorte para substituir Max

Ex-Dragonforce, ZP Threat lança nova versão para "Through the Fire and Flames"
Herman Li relembra como Guitar Hero impulsionou a carreira do DragonForce
Herman Li expõe miséria que Guitar Hero repassou por usar música do DragonForce
Power Metal: 10 álbuns essenciais do estilo



