Análise de Baixistas: Alicia Vigil (Dragonforce) vs Frédéric Leclercq (Kreator)
Por Osmar Junior
Postado em 17 de junho de 2020
Recentemente, fomos surpreendidos com a saída do até então, baixista do Kreator Christian "Speesy" Giesler, que durante muitos anos, mostrou-nos grandes habilidades, no comando das quatro cordas na banda de Thrash Metal alemã. Tocando com os dedos, com grande presença de palco, e ótimas linhas de baixo, ficando muito evidente no álbum "Enemy of God" que nos presentava até mesmo com tappings tristes e belos como na música "Voices Of The Dead".
Aparentemente sua saída foi amigável, como não deveria ser diferente, já que foi anos de uma parceria de sucesso com a banda de Thrash Metal.
O Kreator não demorou muito, para nos surpreender, com o anúncio do então baixista do Dragonforce, Frédéric Leclercq. Este que toca com palheta, diferentemente do seu antecessor Christian, mas que não fica atrás quando o quesito é habilidade: multi-instrumentista, domina a guitarra, o baixo, o vocal, os teclados e ainda canta. Há belíssimos solos no Youtube de Frédéric na guitarra. Logo, o Kreator troca um grande por outro.
No outro lado da situação, temos o Dragonforce, agora sem baixista. Frédéric sempre teve muita desvantagem nas mixagens da banda. Sua obra era engolida na maioria das vezes, por causa da altura dos outros instrumentos, e o número de ações que cada um deles faziam ao mesmo tempo. Entretanto, Leclercq além de fazer belas linhas de baixo no álbum de 2017 do Dragondorce "Reaching into Infinity", ele escreveu a maioria das letras das músicas, e fez a maioria das músicas da banda neste CD. O baixista do Dragonforce nesse momento, mostra-se extremamente produtivo, e com linhas bem elaboradas de contrabaixo. Então, fica fácil concluir que perder este músico, foi algo grande.
Herman Li, guitarrista e líder da banda, recebe várias indicações sobre Alicia Vigil, baixista da banda "VIGIL OF WAR", onde ela cantava e tocava baixo. Uma mulher muito criativa em suas linhas. Mas, eu me pergunto, neste primeiro momento, se Alicia com seu currículo, mostrava-se ser a melhor opção para o Dragonforce. Substituir Leclercq não será tarefa fácil! Alicia Vigil já se apresentou com o Dragonforce, e reproduziu bem as linhas já escritas, mas como de costume, foi engolida pela mixagem da banda, como o antigo baixista. O que me preocupa é, se Alicia está no nível de Frédéric; quem não se recorda da história, do ex-baterista do Avenged Sevenfold Arin Ilejay. Mas eu estou ANSIOSO para quando o Dragonforce lançar o seu álbum com Vigil, fazendo suas próprias linhas de baixo, e nos surpreendendo, e trazendo o baixo mais para o protagonismo, mais do que o antigo foi capaz.
Vale ressaltar, que fico cada vez mais contente com o número de boas baixistas que estamos tendo a honra de conhecer nos tempos modernos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Gene Simmons relembra velório de Ace Frehley e diz que não conseguiu encarar o caixão
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
A cena que Ney Matogrosso viu no quartel que o fez ver que entre homens pode existir amor
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
Os 10 melhores discos de metal progressivo lançados em 2025, segundo a Metal Hammer

Herman Li relembra como Guitar Hero impulsionou a carreira do DragonForce
Porrada: músicos que praticam ou já praticaram algum tipo de arte marcial


