Liga dos Campeões do Rock: e se existisse o torneio entre bandas?
Por Mateus Ribeiro
Postado em 08 de agosto de 2020
A Liga dos Campeões da Europa é o maior torneio de clubes de futebol do planeta. Disputado desde a década de 1950, o torneio reúne os principais times do velho continente. Foi através deste campeonato que times como Real Madrid, Milan, Liverpool, Barcelona, Ajax e Bayern se firmaram como as maiores agremiações da historia do esporte bretão.
O maior campeão é o Real Madrid, que acumula 13 títulos. O grande número de títulos do Real Madrid ajuda a Espanha a ser o país com mais títulos, com 18 no total (os outros 5 foram vencidos pelo rival Barcelona).
O troféu foi conquistado por times de outros países, com muita tradição no futebol, como Itália, Alemanha, Holanda, Inglaterra, França e Portugal. Porém, como seria se existisse uma Liga dos Campeões disputada entre bandas de rock e heavy metal?
Este humilde redator decidiu pegar os países europeus com mais tradição no futebol e fazer um hipotético torneio, só para ver qual país teria mais chances de se dar bem. Vale lembrar que tudo não passa de uma saudável brincadeira e a intenção não é apontar qual banda é melhor.
Sem mais conversa, vamos ao que interessa, a Liga dos Campeões do Rock.
ESPANHA
Times campeões: Real Madrid (13) e Barcelona (5)
Se dentro de campo a Espanha domina, nos palcos a coisa não é tão produtiva assim. Os espanhóis não possuem tanta tradição assim na música pesada e existem poucas bandas espanholas no cenário mainstream do rock and roll e do heavy metal. Alguns grupos que merecem destaque são o extinto HEROES DEL SILENCIO, o BARÓN ROJO e mais recentemente, o ANGELUS APATRIDA.
INGLATERRA
Times campeões: Liverpool (6), Manchester United (3), Nottingham Forest (2), Aston Villa (1) e Chelsea (1)
Sem sombra de dúvidas, é o país que reúne os maiores monstros do torneio. Apenas para início de conversa, temos BLACK SABBATH, JUDAS PRIEST, IRON MAIDEN e DEEP PURPLE. Isso para não falar de OASIS, DEF LEPPARD, DIAMOND HEAD, CARCASS, ANATHEMA, PARADISE LOST, UFO, WHITESNAKE, MOTÖRHEAD e tantas outras.
A Inglaterra pinta como principal favorita.
ITÁLIA
Times campeões: Milan (7), Internazionale (3), Juventus (2)
O país da bota pode não passar por um bom momento dentro das quatro linhas, mas vai bem no rock, sendo representado por LACUNA COIL, FLESHGOD APOCALYPSE, RHAPSODY OF FIRE, WHITE SKULL e VISION DIVINE.
Com este time de respeito, capitaneado pela grande Cristina Scabbia, dá para caçar uma vaga na segunda fase.
ALEMANHA
Times campeões: Bayern de Munique (5), Borussia Dortmund (1) e Hamburgo (1)
Os alemães pegam pesado tanto dentro das quatro linhas quanto no estúdio, da mesma forma que os rivais ingleses. A Alemanha manda para a Liga dos Campeões alguns esquadrões do calibre de SCORPIONS, ACCEPT, HELLOWEEN, KREATOR, DESTRUCTION, SODOM, RAMMSTEIN, TANKARD, EDGUY, BLIND GUARDIAN e RAGE.
O time germânico tem potencial para enfiar 7 a 1 em qualquer um que encontrar pelo caminho. E em caso de vitória, a turma do TANKARD garante a festa, já que os integrantes do grupo são torcedores fanáticos do Eintracht Frankfurt, tradicional time do país.
HOLANDA
Times campeões: Ajax (4), PSV Eindhoven (1) e Feyenoord (1)
Apesar de não ser muito lembrada, a Holanda é berço de muitas bandas, dos mais variados estilos, com destaque para a grande presença feminina. A Laranja Mecânica é representada por AFTER FOREVER, THE GATHERING, WITHIN TEMPTATION, FOCUS, PICTURE, PESTILENCE, AYREON, GOREFEST, SINISTER.
O selecionado dos Países Baixos tem chances de chegar longe e fazer um bom papel.
Nota: a música "Hocus Pocus", da banda FOCUS, foi trilha sonora do comercial oficial que a Nike produziu para a copa de 2010.
PORTUGAL
Times campeões: Porto (2) e Benfica (2)
Se no futebol de clubes Portugal já não é mais tão forte, ultimamente, a seleção vem evoluindo, muito por mérito de um personagem: Cristiano Ronaldo, considerado por muitos o melhor jogador do mundo e a maior esperança dos torcedores.
As coisas não mudam muito no cenário do rock, já que Portugal possui apenas uma banda que figura entre os grandes nomes da música pesada, o excelente MOONSPELL.
Os gajos jogarão como nunca e perderão como sempre.
FRANÇA
Time campeão: Olympique de Marselha (1)
Por fim, a França, que tem apenas um título e tenta através do Paris Saint Germain garantir a segunda taça.
Musicalmente falando, a coisa não melhora muito. Cavando o passado, achamos o TRUST, banda que revelou ao mundo Nicko McBrain (baterista do IRON MAIDEN) e que ficou popular graças ao cover que o ANTHRAX fez de "Antisocial". No presente, vale destacar a banda GOJIRA, uma das melhores de sua geração, que pode carregar o país nas costas em uma histórica campanha, tal qual Thuram e Zidane fizeram em 1998.
Para finalizar, vale citar aqui outro país que não tem tanta tradição no futebol de clubes, mas que manda ver quando o assunto é rock. Estou falando da Suécia, que viu nascer bandas geniais, como EUROPE, ENTOMBED, IN FLAMES, AT THE GATES, SOILWORK, OPETH, GHOST, DARK TRANQUILITY, BACKYARD BABIES, HAMMERFALL, entre outras.
E aí, você apostaria suas fichas em qual país? Opine nos comentários!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps