Liga dos Campeões do Rock: e se existisse o torneio entre bandas?
Por Mateus Ribeiro
Postado em 08 de agosto de 2020
A Liga dos Campeões da Europa é o maior torneio de clubes de futebol do planeta. Disputado desde a década de 1950, o torneio reúne os principais times do velho continente. Foi através deste campeonato que times como Real Madrid, Milan, Liverpool, Barcelona, Ajax e Bayern se firmaram como as maiores agremiações da historia do esporte bretão.
O maior campeão é o Real Madrid, que acumula 13 títulos. O grande número de títulos do Real Madrid ajuda a Espanha a ser o país com mais títulos, com 18 no total (os outros 5 foram vencidos pelo rival Barcelona).
O troféu foi conquistado por times de outros países, com muita tradição no futebol, como Itália, Alemanha, Holanda, Inglaterra, França e Portugal. Porém, como seria se existisse uma Liga dos Campeões disputada entre bandas de rock e heavy metal?
Este humilde redator decidiu pegar os países europeus com mais tradição no futebol e fazer um hipotético torneio, só para ver qual país teria mais chances de se dar bem. Vale lembrar que tudo não passa de uma saudável brincadeira e a intenção não é apontar qual banda é melhor.
Sem mais conversa, vamos ao que interessa, a Liga dos Campeões do Rock.
ESPANHA
Times campeões: Real Madrid (13) e Barcelona (5)
Se dentro de campo a Espanha domina, nos palcos a coisa não é tão produtiva assim. Os espanhóis não possuem tanta tradição assim na música pesada e existem poucas bandas espanholas no cenário mainstream do rock and roll e do heavy metal. Alguns grupos que merecem destaque são o extinto HEROES DEL SILENCIO, o BARÓN ROJO e mais recentemente, o ANGELUS APATRIDA.
INGLATERRA
Times campeões: Liverpool (6), Manchester United (3), Nottingham Forest (2), Aston Villa (1) e Chelsea (1)
Sem sombra de dúvidas, é o país que reúne os maiores monstros do torneio. Apenas para início de conversa, temos BLACK SABBATH, JUDAS PRIEST, IRON MAIDEN e DEEP PURPLE. Isso para não falar de OASIS, DEF LEPPARD, DIAMOND HEAD, CARCASS, ANATHEMA, PARADISE LOST, UFO, WHITESNAKE, MOTÖRHEAD e tantas outras.
A Inglaterra pinta como principal favorita.
ITÁLIA
Times campeões: Milan (7), Internazionale (3), Juventus (2)
O país da bota pode não passar por um bom momento dentro das quatro linhas, mas vai bem no rock, sendo representado por LACUNA COIL, FLESHGOD APOCALYPSE, RHAPSODY OF FIRE, WHITE SKULL e VISION DIVINE.
Com este time de respeito, capitaneado pela grande Cristina Scabbia, dá para caçar uma vaga na segunda fase.
ALEMANHA
Times campeões: Bayern de Munique (5), Borussia Dortmund (1) e Hamburgo (1)
Os alemães pegam pesado tanto dentro das quatro linhas quanto no estúdio, da mesma forma que os rivais ingleses. A Alemanha manda para a Liga dos Campeões alguns esquadrões do calibre de SCORPIONS, ACCEPT, HELLOWEEN, KREATOR, DESTRUCTION, SODOM, RAMMSTEIN, TANKARD, EDGUY, BLIND GUARDIAN e RAGE.
O time germânico tem potencial para enfiar 7 a 1 em qualquer um que encontrar pelo caminho. E em caso de vitória, a turma do TANKARD garante a festa, já que os integrantes do grupo são torcedores fanáticos do Eintracht Frankfurt, tradicional time do país.
HOLANDA
Times campeões: Ajax (4), PSV Eindhoven (1) e Feyenoord (1)
Apesar de não ser muito lembrada, a Holanda é berço de muitas bandas, dos mais variados estilos, com destaque para a grande presença feminina. A Laranja Mecânica é representada por AFTER FOREVER, THE GATHERING, WITHIN TEMPTATION, FOCUS, PICTURE, PESTILENCE, AYREON, GOREFEST, SINISTER.
O selecionado dos Países Baixos tem chances de chegar longe e fazer um bom papel.
Nota: a música "Hocus Pocus", da banda FOCUS, foi trilha sonora do comercial oficial que a Nike produziu para a copa de 2010.
PORTUGAL
Times campeões: Porto (2) e Benfica (2)
Se no futebol de clubes Portugal já não é mais tão forte, ultimamente, a seleção vem evoluindo, muito por mérito de um personagem: Cristiano Ronaldo, considerado por muitos o melhor jogador do mundo e a maior esperança dos torcedores.
As coisas não mudam muito no cenário do rock, já que Portugal possui apenas uma banda que figura entre os grandes nomes da música pesada, o excelente MOONSPELL.
Os gajos jogarão como nunca e perderão como sempre.
FRANÇA
Time campeão: Olympique de Marselha (1)
Por fim, a França, que tem apenas um título e tenta através do Paris Saint Germain garantir a segunda taça.
Musicalmente falando, a coisa não melhora muito. Cavando o passado, achamos o TRUST, banda que revelou ao mundo Nicko McBrain (baterista do IRON MAIDEN) e que ficou popular graças ao cover que o ANTHRAX fez de "Antisocial". No presente, vale destacar a banda GOJIRA, uma das melhores de sua geração, que pode carregar o país nas costas em uma histórica campanha, tal qual Thuram e Zidane fizeram em 1998.
Para finalizar, vale citar aqui outro país que não tem tanta tradição no futebol de clubes, mas que manda ver quando o assunto é rock. Estou falando da Suécia, que viu nascer bandas geniais, como EUROPE, ENTOMBED, IN FLAMES, AT THE GATES, SOILWORK, OPETH, GHOST, DARK TRANQUILITY, BACKYARD BABIES, HAMMERFALL, entre outras.
José Ricardo Peret | Gustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
E aí, você apostaria suas fichas em qual país? Opine nos comentários!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nicko McBrain reconhece que Iron Maiden foi injusto com Blaze Bayley
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
O motivo que enterrou os planos do Sonata Arctica para os 30 anos de carreira
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Os graves erros que Mick Mars cometia no palco do Motley Crue, segundo Tommy Lee
Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
A música que Jon Bon Jovi nunca cantaria, segundo Desmond Child
Angra reúne Kiko, Falaschi e Akira Takasaki, do Loudness, em apresentação de "Burn", do Purple
O guitarrista que Angus Young considera o mais superestimado do rock
Steven Wilson tenta desvendar o fenômeno criado pelo Angine de Poitrine
A música que fez o Guns N' Roses conseguir contrato mas ficou guardada por seis anos
Bandas Novas: 10 coisas que vocês jamais devem dizer no palco
A banda que mais fez shows de abertura para os Beatles em todos os tempos
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)

Humberto Gessinger diz que Marcelo Nova era "velho" e "chupava as músicas de todo mundo"
Rob Halford: "Ninguém escolhe ser Gay"
Refrãos: alguns dos mais marcantes do Rock/Metal
Exodus: "Rick Rubin é uma verdadeira fraude", diz Gary Holt
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Pagando mico: 10 maneiras de ser expulso ou humilhado em um show (vídeo)


