Marcelo Nova: O Galope do Tempo (A biografia)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Bellucci
Enviar Correções  

O jornalista André Barcinski é um autor experiente, detalhista, escreveu, dentre outras, obras marcantes como Sepultura: toda a história (de 1999), Maldito: A vida e o cinema de José Mojica (1998) e João Gordo: viva la vida tosca (de 2016). Uma outra obra, mais recente, no entanto, chama a atenção pelo estilo e estrutura narrativa, a vida do controverso líder e vocalista do Camisa de Vênus, Marcelo Nova.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A obra foi elaborada em forma de entrevista, conferindo uma fluidez diferente ao texto, enfatizando a mordacidade e perspicácia de Marcelo Nova. Ao lermos o texto temos a impressão de que o mesmo não é uma mera entrevista, mas sim uma espécie de bate bola, onde o autor conhece profundamente a vida do entrevistado e procura extrair o máximo dele. A narrativa se estrutura desde a infância de Marcelo, sua adolescência e a descoberta do Rock and Roll, não apenas como fã do estilo, mas sobretudo enquanto possibilidade de carreira e forma de viver. Do início na rádio Aratu, até a parceria com Robério, o nascimento do Camisa de Vênus é descrito em minúcias, com momentos marcantes e hilários da trajetória da banda. Uma história marcada por muito trabalho duro, estrada e desejo de construir algo sólido na cena musical. Outro instante significativo na vida de Marcelo Nova narrado é o seu encontro com Raul Seixas, um encontro que foi capaz de mudar o rumo da vida de ambos os músicos. Outro ponto importante na obra foi a descrição minuciosa de outro momento decisivo na vida de Marcelo Nova: a saída do Camisa de Vênus, no auge da Banda, e partir em busca de um novo sonho: sua carreira solo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O livro de Barcinski apresenta outro aspecto importante a se destacar, mostrando o lado humano, a vida familiar, pessoal de Marcelo Nova, sem, no entanto, ser invasivo. Essa abordagem intimista do autor leva o entrevistado a reflexões sobre sua trajetória de vida, sua forma de pensar, seus valores, filosofia de vida e estética existencial. O autor conduzo leitor aos aspectos centrais da personalidade de Marcelo, elementos estes essenciais para a compreensão da amplitude de sua obra artística.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Marcelo Nova é antes de tudo um letrista, um crítico mordaz e irônico da realidade da vida moderna, uma espécie de Nelson Rodrigues da vida contemporânea, explorando, com sagacidade as contradições do espírito humano. Barcinski, de forma extremamente vivaz, consegue captar esse aspecto da personalidade do entrevistado.

Marcelo Nova, O Galope do Tempo, de André Barcinski, da editora Benvirá, é uma obra importante para a compreensão da vida não apenas de um importante músico no cenário do rock nacional, mas de uma testemunha que participou, vivenciou, com paixão e entrega, esse estilo musical que tanto amamos. Vale a pena a leitura!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Vida longa ao rock!




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Marcelo Nova: Na música brasileira existem belas bundas!Marcelo Nova
"Na música brasileira existem belas bundas!"

Rock Nacional: 12 discos fundamentais para explicar os anos 80Rock Nacional
12 discos fundamentais para explicar os anos 80


Separados no nascimento: Paul Stanley e Sidney MagalSeparados no nascimento
Paul Stanley e Sidney Magal

Metal Moderno: 5 bandas aptas a se tornarem clássicasMetal Moderno
5 bandas aptas a se tornarem clássicas


Sobre Ricardo Bellucci

Math teacher, pesquisador, vocalista frustrado, historiador amador e economista por acaso. Um eterno aprendiz.

Mais matérias de Ricardo Bellucci no Whiplash.Net.

WhiFin Cli336 Cli336 Cli336