Marcelo Nova: O Galope do Tempo (A biografia)
Por Ricardo Bellucci
Postado em 03 de agosto de 2020
O jornalista André Barcinski é um autor experiente, detalhista, escreveu, dentre outras, obras marcantes como Sepultura: toda a história (de 1999), Maldito: A vida e o cinema de José Mojica (1998) e João Gordo: viva la vida tosca (de 2016). Uma outra obra, mais recente, no entanto, chama a atenção pelo estilo e estrutura narrativa, a vida do controverso líder e vocalista do Camisa de Vênus, Marcelo Nova.
Camisa De Venus - Mais Novidades
A obra foi elaborada em forma de entrevista, conferindo uma fluidez diferente ao texto, enfatizando a mordacidade e perspicácia de Marcelo Nova. Ao lermos o texto temos a impressão de que o mesmo não é uma mera entrevista, mas sim uma espécie de bate bola, onde o autor conhece profundamente a vida do entrevistado e procura extrair o máximo dele. A narrativa se estrutura desde a infância de Marcelo, sua adolescência e a descoberta do Rock and Roll, não apenas como fã do estilo, mas sobretudo enquanto possibilidade de carreira e forma de viver. Do início na rádio Aratu, até a parceria com Robério, o nascimento do Camisa de Vênus é descrito em minúcias, com momentos marcantes e hilários da trajetória da banda. Uma história marcada por muito trabalho duro, estrada e desejo de construir algo sólido na cena musical. Outro instante significativo na vida de Marcelo Nova narrado é o seu encontro com Raul Seixas, um encontro que foi capaz de mudar o rumo da vida de ambos os músicos. Outro ponto importante na obra foi a descrição minuciosa de outro momento decisivo na vida de Marcelo Nova: a saída do Camisa de Vênus, no auge da Banda, e partir em busca de um novo sonho: sua carreira solo.
O livro de Barcinski apresenta outro aspecto importante a se destacar, mostrando o lado humano, a vida familiar, pessoal de Marcelo Nova, sem, no entanto, ser invasivo. Essa abordagem intimista do autor leva o entrevistado a reflexões sobre sua trajetória de vida, sua forma de pensar, seus valores, filosofia de vida e estética existencial. O autor conduzo leitor aos aspectos centrais da personalidade de Marcelo, elementos estes essenciais para a compreensão da amplitude de sua obra artística.
Marcelo Nova é antes de tudo um letrista, um crítico mordaz e irônico da realidade da vida moderna, uma espécie de Nelson Rodrigues da vida contemporânea, explorando, com sagacidade as contradições do espírito humano. Barcinski, de forma extremamente vivaz, consegue captar esse aspecto da personalidade do entrevistado.
Marcelo Nova, O Galope do Tempo, de André Barcinski, da editora Benvirá, é uma obra importante para a compreensão da vida não apenas de um importante músico no cenário do rock nacional, mas de uma testemunha que participou, vivenciou, com paixão e entrega, esse estilo musical que tanto amamos. Vale a pena a leitura!
Vida longa ao rock!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica


O dia que um cara chamado "Dudu Bonde Errado" uniu RPM, Rita Lee e Camisa de Vênus
A resposta ríspida de Samuel Rosa à provocação que Marcelo Nova fez ao Skank


