Marcelo Nova: O Galope do Tempo (A biografia)
Por Ricardo Bellucci
Postado em 03 de agosto de 2020
O jornalista André Barcinski é um autor experiente, detalhista, escreveu, dentre outras, obras marcantes como Sepultura: toda a história (de 1999), Maldito: A vida e o cinema de José Mojica (1998) e João Gordo: viva la vida tosca (de 2016). Uma outra obra, mais recente, no entanto, chama a atenção pelo estilo e estrutura narrativa, a vida do controverso líder e vocalista do Camisa de Vênus, Marcelo Nova.
Camisa De Venus - Mais Novidades
A obra foi elaborada em forma de entrevista, conferindo uma fluidez diferente ao texto, enfatizando a mordacidade e perspicácia de Marcelo Nova. Ao lermos o texto temos a impressão de que o mesmo não é uma mera entrevista, mas sim uma espécie de bate bola, onde o autor conhece profundamente a vida do entrevistado e procura extrair o máximo dele. A narrativa se estrutura desde a infância de Marcelo, sua adolescência e a descoberta do Rock and Roll, não apenas como fã do estilo, mas sobretudo enquanto possibilidade de carreira e forma de viver. Do início na rádio Aratu, até a parceria com Robério, o nascimento do Camisa de Vênus é descrito em minúcias, com momentos marcantes e hilários da trajetória da banda. Uma história marcada por muito trabalho duro, estrada e desejo de construir algo sólido na cena musical. Outro instante significativo na vida de Marcelo Nova narrado é o seu encontro com Raul Seixas, um encontro que foi capaz de mudar o rumo da vida de ambos os músicos. Outro ponto importante na obra foi a descrição minuciosa de outro momento decisivo na vida de Marcelo Nova: a saída do Camisa de Vênus, no auge da Banda, e partir em busca de um novo sonho: sua carreira solo.
O livro de Barcinski apresenta outro aspecto importante a se destacar, mostrando o lado humano, a vida familiar, pessoal de Marcelo Nova, sem, no entanto, ser invasivo. Essa abordagem intimista do autor leva o entrevistado a reflexões sobre sua trajetória de vida, sua forma de pensar, seus valores, filosofia de vida e estética existencial. O autor conduzo leitor aos aspectos centrais da personalidade de Marcelo, elementos estes essenciais para a compreensão da amplitude de sua obra artística.
Marcelo Nova é antes de tudo um letrista, um crítico mordaz e irônico da realidade da vida moderna, uma espécie de Nelson Rodrigues da vida contemporânea, explorando, com sagacidade as contradições do espírito humano. Barcinski, de forma extremamente vivaz, consegue captar esse aspecto da personalidade do entrevistado.
Marcelo Nova, O Galope do Tempo, de André Barcinski, da editora Benvirá, é uma obra importante para a compreensão da vida não apenas de um importante músico no cenário do rock nacional, mas de uma testemunha que participou, vivenciou, com paixão e entrega, esse estilo musical que tanto amamos. Vale a pena a leitura!
Vida longa ao rock!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
A música do Metallica que Kirk Hammett quer deixar como lembrança de sua obra como guitarrista
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
O conselho do pai de Steve Harris que o baixista preferiu ignorar
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
Mamonas Assassinas: quanto custa a lista de compras exigida pela mulher de "1406"?
Morre Bob "Bobby" Weir, cofundador do Grateful Dead, aos 78 anos
O dia em que um futuro guitarrista do Whitesnake testou para o Kiss, mas não foi aprovado

A banda nacional com canções "mais fortes que o desempenho dos caras" conforme Regis Tadeu


