Há 49 anos: nascia o grande e saudoso Andre Matos
Por Mateus Ribeiro
Postado em 14 de setembro de 2020
Andre Coelho Matos faria 49 anos nesta segunda-feira (14 de setembro). Andre, que era vocalista, compositor, pianista e maestro, foi um dos maiores e mais talentosos nomes da historia do heavy metal nacional.
A carreira do Maestro começou muito cedo, quando ainda tinha menos de 18 anos, com o VIPER, banda fundamental para o desenvolvimento da música pesada no Brasil. Andre foi o vocalista dos dois primeiros discos do grupo, os excelentes "Soldiers of Sunrise" e "Theatre of Fate", que fazem sucesso até os dias de hoje.
Depois de lançar dois dos discos mais emblemáticos do metal nacional, Andre se tornou integrante do ANGRA, onde continuou fazendo historia, com outros trabalhos magníficos: "Angels Cry", "Holy Land" e "Fireworks". Com pouco mais de uma década de carreira, Andre já mostrava que estava muito acima da maioria dos vocalistas e havia lançado álbuns excepcionais.
Na virada do século, o ANGRA passa por uma reformulação e ANDRE forma o SHAMAN, outra grande banda, que lançou o excepcional "Ritual", mais um grande disco na carreira do vocalista, que estava cantando como nunca.
Andre permaneceu com o SHAMAN até 2006 e após sair da banda, iniciou sua carreira solo. Ao todo, lançou três discos, com destaque para o primeiro, "Time To Be Free", lançado em 2007.
Já nesta década, Andre ainda participou de uma reunião com o VIPER, sua primeira banda. O reencontro resultou no excelente CD/DVD "To Live Again", gravado em São Paulo e que traz grandes clássicos do metal nacional, como "Living For The Night", "A Cry From the Edge", "To Live Again" e "Soldiers of Sunrise".
A brilhante passagem de Andre foi interrompida bruscamente no dia 8 de junho de 2019, quando o músico morreu aos 47 anos. A notícia pegou todos de surpresa, desde fãs até companheiros do mundo musical, que pareciam não acreditar na notícia. Passado pouco mais de um ano, realmente é difícil de acreditar que perdemos o dono da voz mais bonita da música pesada brasileira.
Feliz aniversário, Andre, esteja onde estiver. Obrigado por sua obra maravilhosa. Você jamais será esquecido.
Andre Coelho Matos – 14/09/1971 – 08/06/2019
DISCOGRAFIA
VIPER
"Soldiers of Sunrise" (1987)
"Theatre of Fate" (1989)
ANGRA
"Angels Cry" (1993)
"Holy Land" (1996)
"Freedom Call" (1996)
"Fireworks" (1998)
SHAMAN
"Ritual" (2002)
"Reason" (2005)
ANDRE MATOS
"Time to Be Free" (2007)
"Mentalize" (2009)
"The Turn of the Lights" (2012)
SYMFONIA
"In Paradisum" (2011)
Comente: Qual sua música preferida com Andre Matos no vocal?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Nicko McBrain celebra indicação do Iron Maiden ao Rock and Roll Hall of Fame
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
Por que Joe Perry quase perdeu a amizade com Slash, segundo o próprio
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí



O pior solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Rafael Bittencourt
Angra celebrará 30 anos de "Holy Land" na França; Kiko Loureiro participará do show
Angra fará show especial em São Paulo no dia 29 de abril; Rebirth será tocado na íntegra
Edu Falaschi revela como surgiu convite para reunião com o Angra no Bangers Open Air
Playlist - 50 músicas que provavelmente serão tocadas no Bangers Open Air 2026
Boyband? Rebirth? 5 papos que podem ter incendiado o churrasco do Angra
O hábito de Rafael Bittencourt que o fez perder muitos alunos de guitarra
A música do Angra composta em cima da estrutura de "Another Day" do Dream Theater


