Faca Preta: Críticas ao governo e barulho no underground paulistano
Por Guilherme Henrique Moro
Postado em 20 de outubro de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
"Dias Melhores" é o mais recente single da banda punk rock paulistana, Faca Preta. A música ganhou um forte e bem produzido videoclipe dirigido por Marco Antônio Ferreira e com a produção de Camila Justino.
Em tempos de enfurecidos debates políticos, "Dias Melhores" não fica em cima do muro e demonstra toda sua fúria contra o atual governo que ministra o Brasil.
Fabiano é vocalista do grupo e assíduo frequentador da cena underground paulistana. O músico tem bandas desde 2000 e já passou por inúmeros projetos musicais.
O rock sempre foi marcado pela inquietação, rebeldia e liberdade de expressão. Perguntado se as bandas da nova geração deixaram de abordar temas polêmicos e passaram a adotar uma postura mais comportada ele argumenta: "Olha, eu acho que não. Existem muitas bandas que colocam as pessoas para pensar, sobretudo no meio underground. Muitos dizem que o rock perdeu força. De fato a inserção na mídia para esse estilo de som é menor do que para o sertanejo, por exemplo. No entanto, sempre existe alguém inconformado querendo fazer música e sempre existem pessoas querendo ouvir essas manifestações de rebeldia. Rebeldia é própria da juventude também, né? Podemos não ver tanto isso na mídia, mas quem convive no underground sabe que ainda existe muita gente remando contra a maré."
Composta pelo guitarrista Anderson Boscari, a música começou a ser trabalhada pelo instrumental. Fabiano conta que desde o inicio ela já pedia um refrão marcante. Foi então que ele veio com a ideia de lutar por dias melhores: "Eu tive a ideia de puxar algo para ‘lutar por dias melhores’ e o Anderson desenvolveu o restante da letra. A banda toda tem um alinhamento político bem similar e sentíamos a necessidade de deixar claro esse posicionamento político com uma música. Veio tudo a calhar. Foi assim que nasceu esse som."
Se com "Dias Melhores" a intenção era fazer barulho, eles conseguiram. A Faca Preta ganhou destaque em grandes portais midiáticos pelo Brasil. O refrão "Não vamos cantar/O seu hino fascista/Nunca do mesmo lado/E a sua bandeira/Não vamos levantar" soa quase como um grito de guerra. Fabiano falou o quanto é importante para bandas da cena underground conseguirem um espaço no mainstream: "Eu acho importantíssimo quando a grande mídia resolve dar voz para quem vive no underground. A MTV faz muita falta nesse sentido, muitas bandas do underground tinham espaço na programação, como Calibre 12, Holly Tree, Blind Pigs e outras. Hoje ainda temos algumas rádios que apoiam bandas fora do mainstream, como a 89 FM (principalmente com o programa Heavyperonomucho do Thiago DJ) e a Kiss FM. Eu acho que furar a bolha do underground é maravilhoso, quanto mais pessoas ouvirem nossa música e maior for o número de pessoas captando nossa mensagem, pra gente é melhor.
Sobre os rumos musicais da banda Fabiano deixa em aberto, mas destaca que a acidez da banda ao "alfinetar" governantes seguirá como uma das grandes características: "Nós não temos uma fórmula exata a ser seguida, a gente acaba escrevendo o que vem na cabeça. Se a ideia for boa e a música bacana, ela vai pra frente. Vamos falar de assuntos diversos: política, cenário punk, mídia, depressão e por aí vai. Porém, pode ter certeza de que tratar política com acidez sempre vai ser uma característica do Faca Preta, ainda mais enquanto tivermos um governo nojento como o atual.
FONTE: Blog Música Boa
https://www.blogmusicaboa.com.br/post/com-cr%C3%ADticas-ao-governo-e-muito-punk-rock-faca-preta-faz-barulho-no-underground-paulistano
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Rock in Rio 2026: guia com datas, atrações, novidades e tudo que já sabemos até o momento
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
Membro abandonado pela própria banda é salvo por financiamento coletivo
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980


Tico Santa Cruz: um comovente texto sobre suicídio de Champignon
A reação de Ozzy após Steve Vai apontar desafinação no 1° álbum do Black Sabbath
Metallica: o que significa "Ride The Lightning"?
Vinil, CD ou arquivos: Quem vence esse embate histórico?
Spike: os sete piores solos de guitarra


