Eddie Van Halen: Tony Iommi explica participação do guitarrista em "Evil Eye"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de outubro de 2020
O guitarrista Eddie Van Halen, falecido no último dia 6 de outubro, já participou da composição de uma música do BLACK SABBATH. A música em questão é "Evil Eye", décima faixa de "Cross Purposes", décimo sétimo disco de estúdio da banda britânica, lançado em 1994.
Tony Iommi, fundador e guitarrista do BLACK SABBATH, falou com a revista Rolling Stone sobre a parceria com Eddie. "Quando estávamos fazendo 'Cross Purposes', o VAN HALEN estava tocando em Birmingham [cidade natal do SABBATH]. Obviamente, eu fui vê-lo e estávamos ensaiando. Eu disse, 'Você deveria vir para o ensaio se quiser.' [Eddie perguntou] ‘Oh, posso?’ Eu disse: 'Vou buscá-lo no hotel. Vamos pegar uma guitarra'. Fomos até a loja de música em Birmingham. Eu disse [para quem o atendeu na loja]: 'Você pode nos emprestar uma guitarra para o Eddie?' E, claro, eles disseram, 'Oh, oh, o quê?' [Risos]. Então, Eddie veio comigo e pegamos uma de suas guitarras, seu próprio modelo (...) Tocamos algumas das coisas do SABBATH para ele. Uma de suas favoritas era "Into The Void" (...) Tocamos isso e voltamos a escrever. Acho que foi 'Evil Eye', e eu disse: 'Vá em frente, toque o solo nisso.' Ele fez e foi ótimo. Quando gravamos, é claro, tentei duplicar, mas não consegui. [Risos] ", disse Iommi, em trecho publicado no site Blabbermouth.
O maior criador de riffs do heavy metal foi questionado se ainda possui uma fita com a gravação do solo. "Quer saber, existe. Não sei onde está entre meu grupo, mas há uma [fita]. Sei que tenho uma. Foi uma verdadeira joia. "
Por fim, Tony falou sobre o impacto causado por Eddie na música. "Ele provavelmente teve uma das maiores influências que você poderia ter sobre as pessoas, de sua geração em diante. Ele veio com algo completamente diferente. Quão difícil é isso, inventar algo diferente no que se refere à guitarra? Acho que ele inspirou tantas pessoas. Existem milhões de pessoas por aí tentando fazer essas coisas de tocar como Eddie e tocar os solos de Eddie. Acho que ele teve uma grande marca em milhões e milhões de guitarristas", finalizou.
Eddie Van Halen morreu aos 65 anos, após longa batalha contra o câncer. Após a notícia de sua morte, várias personalidades da música o homenagearam com declarações emotivas nas redes sociais.
FONTE: Blabbermouth
https://blabbermouth.net/news/tony-iommi-explains-eddie-van-halens-involvement-with-black-sabbaths-evil-eye/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps